Aposte nessas dicas CRUCIAIS (e simples) para que a sua samambaia cresça saudável e bonita
A samambaia tem se tornado uma das principais opções para decorar as casas – ela é super charmosa e bonita e dá um toque de vida ainda maior para os ambientes! E é possível fazer com que a sua samambaia cresça saudável e bonita com apenas alguns passos.
Se você é uma das pessoas que possui a planta em casa, acompanhe para saber as melhores dicas para cultivar a sua planta e faça com que ela cresça e fique ainda mais bonita no seu cantinho!
Como cultivar a Samambaia para que ela cresça saudável e bonita
Uma das plantas mais escolhidas para os lares, a Samambaia combina com qualquer estilo de ambiente – ela é a alternativa perfeita para deixar o ambiente leve, acolhedor e com vida, além de trazer diversos benefícios. Você pode optar por colocar na sala de estar, em outros cômodos da casa e até mesmo no jardim!
Cuidar da Samambaia pode não ser fácil para todo mundo já que ela demanda técnicas corretas, portanto, as dicas para fazer com que a sua samambaia cresça saudável e bonita, são:
Plantar da maneira certa
Para que a sua samambaia cresça saudável, é necessário prestar atenção de onde ela está sendo plantada.
A samambaia deve ser plantada em um vaso feito de argila ou cerâmica, que possuem buracos ao fundo para a drenagem.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Preencha até a metade com um tipo de terra porosa, coloque a planta, e cubra as raízes com mais terra – não enterre as folhas, isso faz com que a samambaia sufoque.
Sol
O lugar ideal da casa para colocar a samambaia é onde não receba tanta luz do sol, é necessário que ela esteja recebendo exposição indireta dos raios para que cresça de maneira saudável.
É importante ressaltar que se as folhas da samambaia ficarem marrons ou quebradiças, isso quer dizer que ela está tomando muito sol, portanto, afaste-a da janela.
Umidade
Se você vive em uma cidade com clima úmido, saiba que esse é o local ideal para se ter uma samambaia. Essas plantas preferem lugares que possuem bastante umidade no ar – e para criar o local ideal para a sua samambaia, opte por colocar um umidificador de ar no ambiente.
Uma outra alternativa é borrifar água na samambaia de vez em quando!
Temperatura ideal
Existem diversas espécies de samambaias, e as que costumam ficar em ambientes fechados são geralmente as tropicais – essa espécie prefere temperaturas entre 16 e 22 °C. A samambaia não resiste a temperaturas muito baixas.
Você optar por colocar a planta perto da janela do banheiro, isso faz com que a planta esteja sempre exposta a uma temperatura e nível de umidade ideal.
Rega
Para saber se a sua planta necessita ser regada, basta observar a superfície da terra – se ela estiver seca você pode regá-la! A terra precisa estar sempre úmida para que a samambaia fique saudável.
Regue a planta com frequência.
Fertilizante
Para fertilizar a samambaia, aplique fertilizante líquido uma vez ao menos – sem exageros! Se você exagerar no fertilizante da planta.
Poda
É necessário cortar as partes mortas da samambaia quando elas aparecerem. Basta realizar o processo de poda com uma tesoura de poda.
Geralmente as folhas da planta começam a se enrolar e ficar marrom quando estão morrendo.
Replantio
Pelo menos a cada um ou dois anos é necessário que a samambaia seja replantada em um vaso maior.
Cada espécie cresce em um ritmo diferente, geralmente as plantas novas precisam ser replantadas a cada 6 ou 12 meses.
Curiosidades da Samambaia
A planta existe a cerca de 350 milhões de anos, sendo uma das plantas mais antigas do mundo. Elas não produzem flores nem frutos, e se reproduzem por meio de esporos – não por sementes.
Existem diversas espécies de samambaias, conheça algumas delas:
Americana
É um dos tipos mais cultivados no Brasil, possuindo coloração verde clara e possuindo folhas grandes e pendentes.
Avenca
Uma planta considerada ornamental, ela possui propriedades medicinais e pode ser ingerida via chá. Suas folhas são delicadas e levemente arredondadas.
Renda Francesa
Uma espécie super resistente que pode durar mais de 20 anos, ela possui folhas mais finas e ramos mais cheios.
Amazonas
A planta é nativa do Brasil, possui porte grande e crescimento rápido. Suas folhas são grandes, longas, curvadas e bem recortadas.
Samambaia de Metro
Uma das maiores espécies de samambaia, ela também é conhecida como polipódio ou chorona. Essa espécie pode chegar até 2 metros de comprimento. É uma planta originária do Brasil e é super decorativa.
Asplênio
Ela também é conhecida como ninho de passarinho, nativa das regiões quentes e úmidas da Ásia, Austrália e África. Pode chegar até 1 metro de altura mas possui um crescimento lento.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário