4 motivos para a torneira estar vazando: descubra como consertar e siga esses cuidados
Não tem nada mais incômodo do que uma torneira vazando e molhando o chão de casa ou pingando sem parar. Mesmo que seja um grande vazamento ou apenas um gotejamento, esse problema não incomoda apenas os ouvidos, mas também causa um grande desperdício de água.
Quando o problema é um vazamento pequeno, é possível fazer o reparo sem precisar solicitar um encanador, mas caso pareça difícil de resolver solicite um para evitar problemas maiores.
Se a sua torneira está vazando e você não sabe o que pode ser e nem como começar a resolver, confira nosso texto e descubra alguns possíveis motivos.
4 motivos para a torneira estar vazando
Existem vários motivos que podem estar fazendo sua torneira vazar, inclusive o tipo de modelo utilizado na sua casa ou cozinha. Confira quatro motivos que podem fazer sua torneira estar vazando:
Não deixe de ler:
Como escolher a melhor torneira elétrica?
Forçar demais na hora de fechar
Forçar demais a torneira na hora de fechar para garantir que não vai ter vazamentos é um dos principais motivos desse problema. Fazer muita força provoca desgaste na vedação e por consequência, vazamentos.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Feche sua torneira até o fim, mas sem aplicar muita força e fechar mais do que o necessário. Lembrando que caso a torneira já esteja vazando, forçar demais para fechar apenas aumenta o problema.
Problemas na vedação
Torneiras costumam possuir uma borracha para vedação que pode sofrer problemas com o tempo e causar vazamentos, como desgastes naturais, desgastes de uso, rachaduras ou alargamento da borracha. Quando qualquer um desses problemas acontece, a torneira vaza.
Se você notar que esse é o problema da sua torneira, trocar a borracha de vedação pode resolver.
Falta de manutenção
O problema da sua torneira pode ser apenas falta de uma boa manutenção.
Ter a manutenção da torneira (e de outros objetos da casa) permite notar o desgaste da peça e resolver antes que o problema seja maior ou até mesmo antes que ele apareça.
Tempo de uso
O tempo de uso, junto com a falta de manutenção, pode causar problemas nas torneiras de casa e até mesmo juntar com outros problemas citados, como o desgaste da vedação.
Caso sua torneira já tenha um bom tempo de uso, avalie se já não está na hora de trocá-la.
Como consertar torneira vazando
Identifique o problema
Antes de mais nada é necessário identificar o problema da torneira, assim você saberá o que fazer e quais peças novas irá precisar comprar. Caso o problema pareça complexo, opte por chamar um profissional para resolver.
Feche a saída de água
O mais importante na hora de consertar a torneira é fechar o registro, já que ninguém deseja que o local fique cheio de água. Os cômodos costumam ter seu próprio registro, então é só localizar e fechar antes de começar o conserto, mas se não tiver, feche o registro geral.
Separe todas as ferramentas
Deixe todas as ferramentas e peças novas necessárias separadas e próximas a você para agilizar a manutenção.
Tipo de torneira
Modelos diferentes de torneira precisam de manutenções específicas. Confira qual o modelo da sua para realizar a manutenção correta.
Torneiras convencionais
As torneiras convencionais são comuns nas residências e seu problema costuma ser mais fácil de resolver. Essa torneira costuma ter problema na borracha de vedação, caso o motivo seja essa, é necessário apenas trocar a borracha por uma nova.
Torneiras 1/4 de volta
A torneira 1/4 de volta liga e desliga com um movimento de 90 graus na alavanca. Esse modelo moderno se diferencia da convencional por não possuir borracha de vedação, e sim uma vedação cerâmica no interior.
Quando essa torneira começa a vazar (ou pingar) é necessário trocar uma peça interna chamada de reparo, que ajuda a conter água, caso o problema continue, é preciso fazer uma manutenção completa ou trocar a torneira.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário