5 dicas ESSENCIAIS para o plantio de orquídeas em troncos: saiba como cultivar do melhor jeito
Confira, aqui, dicas que vão te ajudar no plantio de orquídeas em troncos, realizando esse processo corretamente
Poucos sabem, mas existe a possibilidade de plantar orquídeas em troncos, sendo uma alternativa ao cultivo em vasos. Assim, conseguirá dar ainda mais charme e beleza para seu jardim!
Quer apostar nessa ideia, mas não sabe como plantar orquídeas em troncos? Sem problemas! Aqui, você confere cinco dicas que vão te ajudar a colocar essa opção de cultivo em prática. Acompanhe!
1. Escolha a orquídea perfeita para plantio em tronco
Não são todas as orquídeas que são compatíveis com o plantio em tronco, por isso é importante saber escolher o tipo perfeito para seu jardim. As de terra, por exemplo, não devem ser plantadas em troncos ou árvores, porque roubam a seiva deles.
Aproveite para ler isso:
Como plantar suculenta colar de pérola?
As melhores orquídeas para plantio em tronco são as epífitas. Elas se alimentam de água, matéria orgânica e luz. Entre elas, a orquídea Phalaenopsis é a mais famosa, mas também há outras opções, como a Cattleya e Dendrobium.
Independente o tipo escolhido, a recomendação é que faça o plantio sempre depois da floração. Neste período, a planta entra em repouso, para se preparar para florescer novamente.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Se fizer o plantio no tronco neste período, a planta terá energia suficiente para se desenvolver depois da etapa de fixação na madeira.
2. Use o melhor tronco para cultivo da orquídea
Outra dica muito importante para ter sucesso no cultivo é escolher o melhor tronco para esse fim. Você pode tanto comprar troncos específicos para plantio da orquídea como fazer a fixação em árvores.
No caso específico das árvores, não se recomenda fazer o cultivo em uma que solta casca, pois essa característica dificulta a fixação das raízes da orquídea. Também considere a copa da árvore, que não pode ser muito densa ou ficar totalmente sem folha.
Há um motivo para isso: a luz em excesso ou falta dela pode comprometer o desenvolvimento da orquídea, fazendo com que morra rapidamente.
O ideal é que opte por árvores frutíferas, como o limoeiro e a laranjeira. Elas possuem floração perene, além de troncos rugosos, o que facilita a fixação e sustentação das orquídeas.
3. Faça o plantio usando os materiais adequados
O plantio de orquídea em troncos é muito simples, mas é preciso usar os materiais adequados para acertar e garantir o sucesso do cultivo. O melhor? Não há necessidade de usar itens difíceis de serem encontrados ou caros.
De maneira geral, a lista de produtos envolve somente fitilhos, barbante de algodão ou meia calça. Indica-se o uso de materiais flexíveis, para não sufocar as raízes da planta.
Um detalhe importante: não se recomenda usar arames rígidos, pois eles podem sufocar e machucar as raízes da orquídea, fazendo com que não se fixem no tronco e a planta morra.
4. Plante a orquídea em troncos corretamente
Agora que você já sabe o que precisa para plantar a orquídea, chegou o momento de descobrir como realizar esse processo de maneira correta. É mais simples do que muitos pensam!
Para isso, basta amarrar a orquídea no tronco, usando o fitilho, barbante de algodão ou meia calça. É muito importante que faça isso sem machucar a orquídea, para aumentar a chance de sucesso do plantio.
Não há necessidade de realizar regas, muito menos adubação diretamente na planta. No entanto, indica-se realizá-la na árvore, caso faça o plantio nela. A orquídea aproveitará a água e nutrientes da árvore, crescendo bonita e com saúde.
5. Faça o plantio em tocos de madeira
Além do plantio diretamente no tronco da árvore, também dá para realizá-lo em tocos de madeira. O processo é praticamente o mesmo, sendo preciso prestar atenção a alguns detalhes, apenas.
Seu primeiro cuidado deve ser escolher o toco de madeira perfeito. O ideal é que use alternativas secas, ou seja, que não estejam verdes, porque elas apodrecem com facilidade.
Os melhores tocos secos para orquídeas são o de ipê, peroba, garapeira e roxinho, porque têm sulcos e ranhuras que facilitam a retenção de água e de adubo. Com eles, há uma maior possibilidade de o plantio dar certo.
Para plantio, coloque o broto da orquídea, deixando sua raiz em contato com o fundo do toco. Depois, preencha o espaço ao redor com substrato e regue até que fique úmido. Finalize prendendo a planta com fitilho ou barbante, para assegurar uma melhor fixação.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário