Como plantar manacá-da-serra: veja dicas e cuidados simples
Descubra como plantar manacá da serra, com dicas infalíveis para garantir o sucesso do cultivo e ter um jardim mais bonito
O manacá-da-serra é uma planta linda para se ter em seu jardim ou decoração interna da casa! Ele dá flores coloridas e exuberantes e a planta pode chegar a 12 metros de altura, se cultivada diretamente no solo. Saiba como plantar manacá-da-serra agora mesmo e surpreenda-se!
Como plantar manacá-da-serra
Recomenda-se que faça o plantio usando uma muda de manacá-da-serra. A seguir, você confere um passo a passo para te auxiliar nessa tarefa:
Escolha o local de plantio
É possível fazê-lo diretamente no solo ou em vaso. Se optar pelo vaso, ele deve ser médio ou grande, para garantir o bom crescimento das raízes da planta.
Além disso, deve ter furos na parte inferior, para drenagem da água;
Prepare a terra para plantio
Ela deve estar fofa, arejada e rica em matéria orgânica. O ideal é que misture uma parte de terra comum e duas de areia.
Caso plante em vaso, também dá para usar um substrato arejado.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Plantio
Para plantio diretamente no solo, basta colocar a muda da planta e cobrir eventuais espaços com terra.
Se for em vaso, recomenda-se que coloque pedras no fundo, cubra com um retalho geotêxtil e adicione terra com areia ou substrato aerado até dois dedos abaixo da borda. Coloque a muda e finalize com casca de pinus.
Faça a primeira rega da planta, evitando o excesso de água. A terra ou substrato deve ficar úmido, apenas.
Luz
Durante a primeira semana, a planta não deve receber luz solar direta, para não comprometer sua fixação e desenvolvimento. Depois desse período, já dá para deixá-la em um local iluminado.
Recomenda-se que, depois da primeira semana de plantio, o manacá-da-serra fique em um local ventilado e arejado. Se fizer o cultivo em vasos, o ideal é mantê-los próximos da janela ou porta.
Como deve ser a rega do manacá-da-serra?
A indicação geral para que a planta cresça com saúde é que deixe sua terra sempre úmida. No verão, as regas precisam ser diárias, porque a água evapora com facilidade. Já no inverno, é possível espaçá-las mais.
O ideal é que verifique se a terra está úmida antes de fazer a rega. Para isso, basta afundar seu dedo em alguns centímetros do solo e verificar se saiu sujo de terra. Em caso negativo, faça a rega.
Outra forma é conferir se as folhas e flores da planta estão murchas. Geralmente, isso ocorre devido à falta de água e a rega já resolve o problema.
Durante a rega, evite o excesso de água. A terra não deve ficar encharcada, somente úmida. Dessa forma, conseguirá evitar o apodrecimento das raízes, bem como o surgimento de pragas e doenças.
Devo adubar o manacá-da-serra?
Recomenda-se que a adubagem seja feita pelo menos uma vez ao ano, usando terra vegetal ou húmus de minhoca. Outras opções são os fertilizantes NPK e farinha de osso. Dessa forma, a planta terá nutrientes suficientes para crescer e florescer.
Troca de vaso do manacá-da-serra: quando fazer?
Se optar pelo cultivo do manacá-da-serra em vaso, indica-se que faça a troca do recipiente, caso queira que a planta cresça mais. Neste caso, indica-se a substituição a cada dois anos, tendo o cuidado de mudar a terra ou substrato.
Para o processo de troca, escolha um vaso maior do que o utilizado anteriormente. Ainda, tenha um cuidado especial para não danificar as raízes da planta, garantindo o sucesso do transplante e que o manacá-da-serra viva por mais tempo.
O que você precisa saber sobre o manacá-da-serra
A planta também é conhecida como jacatirão, cuipeúna e manacá-da-serra anão. É muito utilizada em paisagismo e tem como uma de suas principais vantagens o fato de não ter raízes agressivas. Por isso, pode ser plantada em vaso ou no solo de seu jardim.
Leia também:
Como plantar cereja?
O manacá-da-serra tem folhas verdes escuras e dá flores com coloração gradativa, variando entre o rosa e o lilás. São cores vibrantes, por isso a planta se destaca no jardim ou decoração, tornando o espaço ainda mais especial.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário