Bucha vegetal: veja essas dicas para plantar de forma FÁCIL essa opção sustentável em sua casa
Confira dicas e passo a passo para plantar bucha vegetal em casa, no jardim ou vaso, garantindo o crescimento da planta
A bucha vegetal é uma alternativa sustentável à esponja de plástico que você utiliza na limpeza de seu lar ou no banho. O melhor? Dá para plantá-la em casa, garantindo fácil acesso a essa opção, sem gastar muito.
Aqui, você confere como plantar bucha vegetal com facilidade, tendo uma boa colheita. Continue a leitura e aproveite para colocar nossas dicas em prática ao cultivar!
O que você precisa saber para plantar bucha vegetal
Para quem nunca viu um pé de bucha vegetal, é comum estranhá-lo. Isso porque a planta dá um fruto que se assemelha à abobrinha, mas na realidade é a bucha.
Aproveite para ler:
Como plantar cenoura?
A planta é trepadeira, portanto, precisa ter uma estrutura para condução, realizando seu tutoramento. Além disso, ela gosta muito de calor e não resiste bem ao frio. Por isso, a melhor época de plantio é no começo da primavera.
A bucha vegetal pode ser plantada diretamente no solo do jardim ou em vaso e suas sementes brotam com maior facilidade em temperaturas acima de 25 graus. Se o clima for frio, as sementes não germinam.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Se quiser acelerar o processo de germinação, é interessante deixar as sementes em água morna antes de plantá-las. Dessa forma, conseguirá identificar brotos na planta em menor prazo.
Como plantar bucha vegetal
O processo de plantio é simples, feito em poucas etapas. A seguir, apresentamos um passo a passo para te guiar, reduzindo a possibilidade de erro no cultivo:
- Escolha o local de cultivo da planta, se diretamente no solo de seu jardim ou em vaso. Se for no recipiente, ele precisa ter, no mínimo, 40 x 40 centímetros. Desse modo, a planta terá espaço suficiente para crescimento de suas raízes;
- Prepare o solo para plantio. Ele deve ser drenado e rico em nutrientes, para que a planta consiga brotar e crescer. Para isso, basta misturar terra e areia em partes iguais e acrescente húmus de minhoca como adubo orgânico;
- Deixe as sementes da bucha vegetal em água morna por alguns minutos. Retire-as da água, faça um buraco pequeno na terra e coloque três sementes. Cubra-as com um pouco de terra;
- Faça uma rega inicial, evitando o excesso de água. A terra deve ficar levemente úmida, somente;
- Coloque um suporte, como um tutor de planta de bambu, para que a planta consiga se fixar e crescer corretamente e com maior rapidez.
Local perfeito para plantar bucha vegetal
Recomenda-se que o local de cultivo receba sol de forma direta por algumas horas durante o dia. Este é um detalhe importante, porque o sol estimula processos de brotação, crescimento e desenvolvimento da planta.
Se optar pelo cultivo em vaso, você pode deixá-lo em um local que receba luz solar por algumas horas, de preferência o sol do começo da manhã ou final da tarde.
Quando regar a planta?
A frequência de rega depende de como esteja o solo. Ele deve permanecer úmido, portanto, deixe para fazer a rega quando identificar que está se tornando mais seco.
A rega deve ser feita com cuidado, pois a planta não gosta do excesso de água. Ele pode apodrecer suas raízes, bem como facilitar o surgimento de pragas e doenças. Por isso, não exagere na quantidade do líquido.
Quando estiver muito quente, é provável que tenha de fazer regas com maior frequência, pois a água evapora da terra com facilidade. Já em dias de temperatura amena é possível espaçar as regas.
Qual a hora certa de fazer a colheita?
Caso faça o plantio no começo da primavera, a bucha vegetal deve estar pronta para colheita no próximo ano, especificamente na temporada de verão.
Para colheita, não arranque a bucha com as mãos, para não a danificar. A dica é usar uma tesoura para cortar o cabo no qual a bucha se prende à planta.
E quando fazer a colheita, especificamente? Recomenda-se que confira a casca do fruto. Se estiver com uma cor amarela-castanha, chegou o momento da colheita.
Depois de retirar a bucha, coloque-a em um local fresco e seco, sobre um pedaço de papel. As sementes dela se soltarão em poucos dias. Você também pode arrancar a casca e bater para liberar as sementes. Depois disso, a bucha está pronta para uso!
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário