Jardim simples e barato: 5 dicas fáceis para qualquer espaço
Confira, aqui, sugestões para fazer um jardim simples e econômico em casa, garantindo um resultado encantador!
Ter um jardim em casa é desejo de muita gente, mas é fato que nem todo mundo tem espaço em casa para comportar um jardim tradicional. Felizmente existem várias formas de criar um jardim simples e barato em qualquer espaço que você tenha por aí.
Nesse artigo, vamos te dar 5 ótimas ideias de como cultivar um jardim econômico e lindo, mesmo se você tiver um cantinho limitado por aí. Confira.
1. Reutilize e Recicle
Como dissemos, não é necessário que você tenha um grande espaço de terreno para montar um jardim. Se houver um pequeno canteiro de terra você já consegue colocar um projeto em prática.
E caso você more em apartamento, ou em um lugar onde plantar diretamente no solo não é uma alternativa, você pode criar um jardim em vasos, e o melhor, reutilizando materiais que você já tenha para tornar tudo ainda mais barato.
Garrafas PET, vidros de conserva, caixotes de madeira e até mesmo móveis antigos podem se transformar em belos vasos e jardineiras. Pinte-os, decore-os e aproveite para dar uma nova vida a esses objetos que podem criar seu tom sonhado jardim na varanda, no parapeito da janela, ou em qualquer outro cantinho sobrando por aí.
2. Aposte em Plantas de Fácil Manutenção e de Baixo Custo
Escolher plantas baratas e que exigem pouca manutenção é uma excelente forma de economizar tempo e dinheiro.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Espécies como suculentas, cactos, lavandas e alecrins são ótimas opções, pois necessitam de pouca água e cuidados mínimos. Da mesma forma, opções como o lírio da paz, violeta, rosas, e ervas aromáticas costumam ter preços acessíveis.
Todas essas plantas são bastante resistentes e podem se adaptar bem a diversos tipos de ambientes.
3. Invista em Compostagem Caseira
Produzir o seu próprio adubo é uma maneira sustentável e econômica de nutrir suas plantas.
A compostagem caseira utiliza restos de alimentos, folhas secas e outros materiais orgânicos que seriam descartados, transformando-os em um composto rico em nutrientes. Além de reduzir o lixo doméstico, a compostagem melhora a qualidade do solo e promove um crescimento mais saudável das plantas.
Se investir nessa ideia, você pode economizar um valor significativo em adubos e fertilizantes.
4. Faça Composição com Pedras e Cascalhos
Utilizar pedras e cascalhos para compor o seu jardim é uma maneira econômica de decorar e deixar tudo mais bonito.
Esses materiais podem ser encontrados em lojas de construção a preços acessíveis e ajudam a manter a umidade do solo, reduzindo a necessidade de regas constantes.
Crie caminhos, delimite áreas de plantio ou simplesmente espalhe-as ao redor das plantas para um efeito decorativo.
5. Crie um Jardim Vertical
Para quem realmente não tem espaço em casa, os jardins verticais são uma solução incrível, que além de suprir o desejo por plantas, acrescenta um detalhe decorativo lindo em qualquer lugar.
Eles podem ser feitos com estruturas simples, como treliças, estantes ou até mesmo com tubos de PVC.
Essa técnica permite aproveitar paredes e muros para cultivar uma variedade de plantas, desde flores ornamentais até ervas e temperos, otimizando ao máximo o espaço disponível.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
5 comentários
Amei a matéria!!!
Parabéns ?
Ameiiii todas as dicas de pequeno espaço para jardim
Perfeita a sugestão! Além de deixar nossa casa mais bonita,ainda oferece instruções na reutilização materiais e o trabalho o trabalho com a compostagem.
Amei as dicas; vou fazer o meu jardim. Obrigada
Muito top, amei…