Teto rebaixado com Drywall – Quais as vantagens?
A técnica de rebaixamento de teto com Drywall tem sido bastante utilizada, especialmente em salas de estar e jantar, criando um efeito diferenciado, moderno e bonito na decoração.
Ainda não sabe o que é essa técnica e quais são as vantagens que ela apresenta? Então, confira aqui essas informações e saiba o porquê de o rebaixamento valer a pena.
O que é o rebaixamento do teto?
Trata-se de uma técnica que torna o teto mais baixo, aplicada em imóveis com pé direto alto ou com fiações e tubulações aparentes, ajudando a escondê-las e contribuindo positivamente com a decoração.
[web_stories_embed url=”https://www.esselugar.com.br/web-stories/teto-rebaixado-com-drywall/” title=”Teto rebaixado com Drywall” poster=”http://www.esselugar.com.br/wp-content/uploads/2021/11/cropped-decoracao-sala-de-estar-de-pobre-640×853.png” width=”360″ height=”600″ align=”none”]Esse rebaixamento do teto pode ser feito de diferentes formas, porém a mais conhecida e utilizada atualmente é com Drywall, que é uma placa de gesso comumente usada como forro ou parede.
A placa tem como principal característica seu excelente acabamento, com superfície lisa e íntegra, de modo a colaborar com a decoração e tornar o ambiente mais belo.
Como é um trabalho um pouco mais complexo, o rebaixamento do teto com Drywall deve ser executado por profissionais capacitados / especializados, para garantir um bom resultado e a segurança nas áreas internas do imóvel.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Vantagens do rebaixamento de teto com Drywall
O rebaixamento do teto é uma técnica de decoração de interiores repleta de vantagens para o imóvel e seus moradores. A seguir, conheça as principais:
Maior possibilidade de variar na iluminação
O fato de o teto ser rebaixado abre uma maior possibilidade de instalar sistemas de iluminação diferenciados, como a luz embutida no próprio Drywall, opção que possui preço em conta e deixa a decoração elegante e sofisticada.
Além das luzes embutidas, dá para trabalhar com uma iluminação indireta, com sancas, lâmpadas discretas e fitas de LED, ajudando a criar um efeito bonito e criativo no ambiente.
Cobertura de tubulações, fios e ferragens
O forro de Drywall utilizado para rebaixamento do teto consegue esconder detalhes construtivos que podem comprometer a decoração, como tubulações, instalações elétricas e ferragens.
Justamente por isso, a técnica tem grande função estética, cobrindo imperfeições e contribuindo com o projeto de decoração do dono da casa, garantindo uma aparência delicada e sofisticada.
Valorização da decoração e imóvel
O rebaixamento melhora a decoração e valoriza o imóvel, tornando-se um diferencial. Portanto, se tiver interesse na venda, será possível lucrar um pouco mais nessa transação por conta do projeto arquitetônico e decorativo especial da casa ou apartamento.
Isolamento térmico e acústico
O gesso do Drywall apresenta boa capacidade de isolamento térmico e acústico. Na prática, isto significa que sons externos não são escutados de forma intensa no cômodo. Além disso, a temperatura interna do imóvel se torna mais agradável, independentemente da estação do ano.
Ótimo custo-benefício
O rebaixamento chama a atenção por ter ótimo custo-benefício, pois o material utilizado possui valor acessível e não há necessidade de realizar obras grandes para instalá-lo, o que reduz o montante gasto no projeto.
Resistência a incêndios
O gesso é um material com boa resistência ao fogo, reduzindo a rapidez de propagação da chama no caso de incêndios, que podem ser provocados por problemas nas instalações elétricas, por exemplo.
Vantagens e desvantagens do Drywall
A técnica de rebaixamento de teto pode ser executada com diferentes materiais, sem ser necessariamente com Drywall. Saber quais são as vantagens e desvantagens dessa matéria-prima ajuda a definir se ela é perfeita para seu perfil e projeto:
Vantagens
- Baixo custo, tanto do material quanto de instalação, mesmo que exija profissionais capacitados para montagem do teto. É uma alternativa barata, bastante eficaz e bonita;
- Excelente acabamento, melhoria considerável da decoração e valorização do imóvel, aumentando seu valor de mercado e possibilidade de lucro em venda;
- Baixa necessidade de manutenção, sem demandar consertos ou trocas frequentes. Caso haja algum problema, os reparos são realizados rapidamente e de forma simples.
Desvantagens
- Mais suscetível à umidade, já que o gesso tem maior capacidade de absorção de água. Portanto, é interessante evitar o rebaixamento em áreas úmidas e molhadas, como o banheiro, cozinha e lavanderia;
- Possibilidade de rachadura, trinca e mancha com o passar do tempo, problemas que podem ser evitados se o Drywall utilizado for de boa procedência e qualidade, assim como instalado por pessoas capacitadas.
Ideias de teto de drywall
Forro de drywall acartonado
Um dos acabamentos que pode ser facilmente instalado, chapas de drywall e perfis metálicos garantem um acabamento de qualidade e sem trincas.
Além disso, ele é facilmente instalado e com muita rapidez.
Efeitos de luz
É possível instalar alguns modelos de drywall rebaixado com linhas curvas e retas, sendo assim, muito versátil e que pode acentuar a iluminação local.
Você também pode melhorar a iluminação indireta, da qual quando embutida no drywall aumenta muito mais o charme local e do décor.
Sanca de drywall
Uma alternativa para quem não quer ter que gastar muito com drywall, ele é apenas um pedaço do teto, onde não há a necessidade de rebaixamento.
Ele funciona como uma bela moldura entre o teto e a parede, com a possibilidade de ser feito em diferentes formatos e do tamanho desejado.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário