7 detalhes da decoração que desvalorizam sua casa: entenda os elementos que afetam o seu imóvel
Conheça detalhes da decoração que ajudam a desvalorizar sua casa, comprometendo o visual, funcionalidade e segurança
Existem detalhes da decoração que ajudam a desvalorizar sua casa, deixando-a com um visual feio e/ou pouca funcionalidade. Por isso, o ideal é evitá-los!
Não sabe quais são esses detalhes da decoração que desvalorizam seu lar? Aqui, apresentamos uma lista com os sete principais. Continue a leitura para conhecer quais são!
1. Má distribuição de tomadas ou falta delas
Esse é um problema muito comum, a má distribuição de tomadas pelo imóvel ou a falta delas pelos cômodos. Isso é ruim principalmente nos ambientes em que há um maior uso de tomadas, como na cozinha e lavanderia.
Veja também:
Erros na decoração de apartamento pequeno
Elas devem ficar acessíveis e não escondidas atrás de móveis. A NBR 5410 (Norma Regulamentadora) indica que o ideal é ter tomadas e interruptores a cada cinco metros, no mínimo.
Procure distribui-las de maneira inteligente pelo espaço, principalmente em salas, quartos e cozinhas, conseguindo ter um melhor aproveitamento do espaço, sem precisar recorrer a extensões.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
2. Erro na escolha dos móveis
O erro na escolha dos móveis compromete a decoração e funcionalidade do imóvel. O ideal é que sempre meça a área dos cômodos e faça escolhas com base nas medidas obtidas.
Se escolher móveis pequenos demais, o espaço ficará visualmente desproporcional. Caso compre peças grandes, elas ocuparão uma área maior, dando a impressão de que os móveis estão amontoados.
A dica de medir a área disponível para acertar nos móveis também é importante se for investir peças feitas sob medida. Desse modo, é possível reduzir a possibilidade de erro.
3. Escolha de cores de maneira aleatória
Pode não parecer, mas a escolha das cores das paredes e revestimentos é muito importante. Se não tiver cuidado, pode ser que o visual fique muito poluído.
De maneira geral, indica-se o uso de revestimentos em cores neutras, como o branco, preto e cinza. Também é interessante apostar em tons de madeira claros ou escuros e no bege. Tais tonalidades são atemporais e clássicas, o que reduz a possibilidade de erro.
Quer apostar em revestimentos e paredes coloridos? Então, a dica é que use cores semelhantes entre si, ou seja, que tenham o mesmo matiz.
Você pode, por exemplo, escolher um revestimento de madeira e optar por pintar as paredes na cor bege, areia ou ocre. O resultado é encantador, garantindo uma unidade visual nas cores.
Outra dica que funciona muito bem é ter o círculo cromático como aliado na escolha das cores. Aposte, por exemplo, em tonalidades complementares, isto é, que são opostas no círculo. Um ótimo exemplo é o combo azul e laranja, bem como o amarelo e roxo.
4. Cortina pequena
A cortina pequena corta visualmente o espaço, dando a impressão de que o cômodo tem pé direito baixo. Deixe para usar esse modelo em janelas de cozinhas ou em quartos infantis.
Em salas, quartos e home office, a melhor cortina para o imóvel é a grande, que vai do teto ao piso, pois passa a sensação de alongamento e pé direito alto. Além disso, torna a decoração mais elegante.
5. Falta de acessibilidade
A acessibilidade é primordial para tornar o imóvel funcional para todos os moradores, inclusive aos com mobilidade reduzida e portadores de deficiência física.
A falta dela compromete não somente o uso do espaço, mas também desvaloriza o imóvel. Ao decorar a casa, procure se atentar à acessibilidade, dando preferência para a instalação de móveis, bancadas e tomadas na altura adequada.
6. Excesso de informação visual
Você não precisa ter muitos móveis, objetos de decoração, utensílios domésticos, eletrônicos e eletrodomésticos visíveis. O ideal é que use tudo com moderação. O foco deve ser comprar itens essenciais para o cômodo.
Se sobrar espaço, você pode inserir outros na decoração, sempre tendo o cuidado de evitar excessos. Sempre que possível, mantenha a maioria dos itens da casa guardados em armários. Deixe visíveis somente itens de decoração ou os que são utilizados com maior frequência.
7. Falta de manutenção
A falta de manutenção pode deixar o imóvel com má aparência, com defeitos visíveis. É o caso de infiltrações, rachaduras, pintura descascando, entre outros problemas.
O ideal é que faça uma manutenção anual, tanto preventiva como corretiva. Dessa forma, conseguirá evitar que o imóvel fique feio e tenha ainda mais trabalho e gasto para consertá-lo. Contrate profissionais capacitados para realizar reparos, o que ajudará a conseguir o melhor resultado.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário