9 dicas para manutenção de notebook: faça ISSO em casa e previna maiores problemas
Confira dicas de manutenção de notebook e aproveite para cuidar de forma correta de seu equipamento, aumentando sua vida útil
Adotar uma rotina de manutenção de notebook ajuda a evitar problemas mais complexos que podem até mesmo inutilizar o equipamento.
Mas como deve ser essa rotina de manutenção de notebook? A seguir, apresentamos nove dicas para otimizar o desempenho e aumentar a vida útil do seu equipamento. Acompanhe e siga todas!
1. Faça a limpeza externa do notebook
Este é um dos principais passos de manutenção de notebook! A limpeza externa remove o pó de todos os cantos do equipamento. Poucos sabem, mas o excesso de poeira é uma das principais causas do superaquecimento do aparelho, que leva à redução de sua velocidade.
Veja também:
Como limpar tela de notebook?
Mas como fazer essa limpeza externa do notebook? Indica-se que utilize um pano levemente umedecido em água. Vale a pena verificar a recomendação do fabricante sobre a limpeza, para identificar a possibilidade de uso de álcool 70% ou isopropílico. Em alguns casos, a utilização é liberada sem provocar danos ao equipamento.
Sobre o pano, dê preferência para um de microfibra ou 100% algodão, pois é mais macio e não provoca riscos no notebook, muito menos solta fiapos.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
- 》Quartos SEMPRE arrumados são um desafio? Veja esses truques para guardar roupas e sapatos sem ocupar muito espaço
- 》7 dicas para organizar seu quintal sem gastar muito: conheça ideias ÚTEIS para melhorar esse espaço
- 》Jardim organizado: como deixar sua área externa impecável em pouco tempo com essas 7 dicas INCRÍVEIS
Para remover o pó de cantos de difícil acesso, use uma escova de dentes de cerdas macias ou um cotonete. Em hipótese alguma molhe o equipamento, pois há um risco sério de danos irreversíveis.
2. Troque a bateria
Há quem pense que a bateria do equipamento é eterna, mas não é verdade! Ela possui vida útil curta, com duração de cerca de três anos. Se o uso for intenso e contínuo, pode ser que dure menos.
O ideal é que faça a troca da bateria quando identificar os primeiros apagões do computador. Tenha uma de reserva, somente para garantir que não fique na mão quando enfrentar o problema de falta de bateria.
Invista em baterias do mesmo fabricante do notebook. Não vale a pena comprar as paralelas, pois normalmente têm vida útil menor do que as originais.
3. Aperte os parafusos
Assim como qualquer equipamento, os parafusos do notebook vão se soltando lentamente, sobretudo durante o transporte, em pequenos impactos e durante a movimentação.
Quando isso acontece, é importante apertar os parafusos, o que evitar o afrouxamento de componentes e trepidação. Use uma chave de fenda pequena para realizar esse processo.
4. Remova a inicialização de programas pesados
Alguns notebooks vêm com configurações de fábrica que não possuem utilidade para a maioria dos usuários. Recomenda-se que deixe apenas o sistema operacional e o antivírus para serem inicializados, o que tornará o equipamento mais rápido.
5. Exclua arquivos temporários e os da lixeira
O HD do equipamento pode não funcionar se sua capacidade máxima foi atingida. Por isso, a dica é que deixe GBs de reserva para uso pelo sistema operacional.
Periodicamente, faça a remoção de arquivos que são poucos utilizados. Além disso, esvazie sua lixeira com frequência e limpe o cachê de seu navegador.
Os arquivos pessoais que não são utilizados no dia a dia podem ser transferidos para HDs externos, cartões de memória ou nuvem.
6. Desfragmente o disco
Seu notebook possui disco rígido? Então, é importante desfragmentá-lo periodicamente. O próprio equipamento possui um desfragmentador de disco como recurso nativo, basta utilizá-lo para realizar esse procedimento.
Ao executá-lo, conseguirá encontrar arquivos com maior rapidez, além de ter uma performance otimizada de aplicativos.
7. Instale um bom antivírus
O antivírus protege seu equipamento contra programas maliciosos que provocam a queda do desempenho. Por isso, procure instalar um bom em seu notebook.
Periodicamente, faça uma verificação completa do equipamento para detectar ameaças escondidas. Quando encontrar o arquivo malicioso, remova-o para não ter problemas de desempenho.
8. Mantenha o sistema operacional atualizado
Uma das formas mais simples de ter um excelente desempenho é manter o sistema operacional atualizado. Assim, é possível corrigir erros, garantir maior segurança e ter a melhor performance, o que lhe ajudará no dia a dia no home office.
9. Substitua peças danificadas
Recomenda-se que faça a substituição de peças danificadas assim que identificá-las. Isso evitará que o problema se agrave e o conserto fique ainda mais caro.
De maneira geral, somente a bateria pode ser trocada facilmente pelo usuário. A substituição de outros componentes exige conhecimento técnico, portanto, encaminhe seu equipamento para um profissional caso não tenha experiência na área.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário