7 dicas para organizar a lavanderia: aprenda como ter um cômodo funcional, bonito e sem bagunças
Você sabe como organizar a lavanderia da maneira certa? Esse cômodo é super importante para a casa e precisa ser prático e funcional.
Contudo, esse ambiente é justamente o que menos recebe atenção na hora da decoração e organização, já que muitas pessoas o enxergam apenas como o “espaço para depositar as roupas a serem lavadas”.
Pense novamente na hora de organizar esse local. A lavanderia não só trata de suas roupas, mas também de itens e produtos que garantem a limpeza e organização da casa toda!
Existem algumas dicas básicas que ajudam você a arrumar esse cômodo de vez. Acompanhe agora!
Use o espaço vertical
Para lavanderias pequenas, essa dica vale ouro, principalmente porque otimiza o espaço e garante melhor circulação.
Sobre esse assunto, você vai gostar de ler:
Como organizar e decorar lavanderia pequena?
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Basicamente, você precisa usar as paredes de maneira inteligente. Por exemplo, próximo ao teto, você pode instalar prateleiras, nichos e armários aéreos, dispondo-os conforme for necessário para armazenar seus itens.
Ganchos na parede também são boas alternativas para pendurar vassouras, pás, rodos, etc. Se não quiser furar a parede, opte por ganchos com ventosas ou os ganchos adesivos.
No lugar dos ganchos, o pegboard vem sendo uma ideia popular, pois é uma placa perfurada que permite que você pendure objetos menores nele usando os próprios ganchos, suportes ou até prateleiras.
Além disso, um varal de roupa suspenso é uma opção que pode ser guardado após o uso.
Aposte em um armário multiuso
Para espaços limitados, quanto mais você conseguir poupar espaço, melhor.
Logo, a melhor recomendação é encontrar móveis que sejam multifuncionais ou compactos (ou ainda ambos, não é?). Para a lavanderia, o armário multiuso é excelente por ser versátil e garantir um bom espaço para armazenamento de seus itens.
Uma dica é pegar um modelo que tenha suporte para vassouras, por exemplo.
Há ainda outras versões que permitem que a porta se transforme em uma bancada, onde você pode dobrar roupas ou passar ferro.
Troque as embalagens grandes por menores
Os produtos que usamos na lavanderia são vendidos em embalagens bem grandes e isso pode ser péssimo na hora de manter esse ambiente ainda mais funcional e sem bagunças.
Dessa forma, você pode transferir o conteúdo para recipientes menores, como borrifadores e dispensers.
Os recipientes de vidro são sugestões para o caso de você querer algo mais bonito visualmente.
A dica a seguir tem relação direta com isso, aliás!
Identifique recipientes, caixas e gavetas
Enfim, após trocar as embalagens por recipientes que sejam mais úteis e bonitos, identifique tudo! Procure colar etiquetas para evitar quaisquer confusões ou até acidentes.
Inclusive, não esqueça de etiquetar o que for necessário na lavanderia.
Coloque adesivos informando quais objetos (ou relação de itens) que estão armazenados em espaços fechados, como gavetas, armários, caixas organizadoras, etc.
Itens de uso diário ficam visíveis
Em contrapartida, itens que você usa todos os dias podem ficar acessíveis e visíveis para que você não perca tempo procurando-os.
Para facilitar isso, use os armários ou nichos abertos para colocar esses produtos diários, enquanto que os demais podem ficar tranquilamente em gavetas e armários, assim não pegam poeira e nem atrapalham seu trabalho.
Lembre-se: se há crianças e animais de estimação em casa, nunca deixe os produtos de limpeza e outras substâncias tóxicas em locais de fácil acesso para eles!
A porta também pode servir na organização
Para organizar a lavanderia de uma maneira ainda mais inovadora, veja as portas com outros olhos!
Isso mesmo, que tal usar as portas de abrir a seu favor? Nessa superfície, você pode instalar ganchos, porta-toalhas, varões ou organizadores.
Porém, antes de qualquer fixação desses itens, certifique-se de que eles não afetam a abertura ou fechamento da porta.
Espaços perdidos podem ser úteis
Se o ambiente é pequeno, aproveite os espaços considerados “perdidos”. Um exemplo é a área debaixo do tanque – você pode incluir um móvel pequeno, com rodízio (fica fácil deslocar o móvel de um lado para o outro, caso você precise).
Se há um espaço vazio ao lado da máquina de lavar, uma recomendação é adicionar um gancho mais acima para pendurar a vassoura. Ou ainda, uma estante estreita e baixa, feita sob medida, pode servir ainda mais os seus propósitos.
Nela, você pode guardar detergentes, amaciantes, limpadores, entre outros produtos.
As ideias de nichos, prateleiras e cestos continuam válidas para aproveitar melhor sua lavanderia e deixar o cômodo organizado.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário