Problemas com urina de cachorro na grama? Veja como evitar com essas 5 dicas simples e eficazes
A urina de cachorro pode matar a grama e deixar manchas marrons se você não fizer nada para impedir, sabia?
Sabemos que você pode até levar o seu cachorro para fora todos os dias justamente para ele não fazer xixi no sofá, na cama, no tapete e outros lugares, mas é interessante entender que o gramado também precisa de proteção.
Manter seu cachorro fora do quintal não é uma opção, então veja que ações você pode tomar para que sua grama sobreviva ao xixi deixado pelo seu animal de estimação!
Por que a urina de cachorro afeta a grama?
Essa é uma dúvida muito comum e poucas pessoas entendem a razão. Na realidade, ela é bem simples: a urina do cachorro possui uma grande quantidade de nitrogênio.
Você vai gostar de ler:
Sinais de que seu cachorro pode estar doente
Quando seu pet libera uma alta concentração desse elemento em um ponto, você logo notará manchas marrons ou verde-escuras.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
No caso das manchas marrons, isso significa que há muito nitrogênio sendo adicionado ao solo através dessa urina, o que queima a grama e a mata.
As manchas mortas ficam amarelas e depois marrons, com um anel verde-escuro ao redor da borda. Essa grama verde-escura é o resultado da urina escorrendo do centro e se tornando mais diluída.
Já as manchas verde-escuras em si, indicam que não há nitrogênio suficiente. Talvez o xixi do seu cachorro pode até ajudar a grama a crescer de forma mais saudável.
Outro questionamento é se a grama volta a crescer depois que a urina de cachorro a mata. Sim, ela pode, mas não sem ajuda. Você pode semear novamente e ter uma grama bonita em pouco tempo.
Mesmo se você não semear, a grama crescerá de novo sobre a parte morta.
Como evitar problemas de urina de cachorro na grama?
Você pode resolver esse problema da urina de seu cachorro na grama seguindo algumas maneiras eficazes e simples.
Veja as que separamos:
Regue abundantemente
Use uma mangueira de jardim ou regador para evitar o surgimento de manchas decorrentes do xixi de cachorro.
Logo depois que seu pet terminar de urinar, regue bem o local para eliminar o nitrogênio e sais do solo.
Designe um local de “penico”
Uma alternativa é treinar o seu cachorro a fazer o xixi apenas em um local designado. Isso porque seguir o seu pet com um regador ou mangueira pode ser bastante tedioso.
Existem produtos que emitem feromônios e indicam para o cachorro que aquele é o local “apropriado” para fazer suas necessidades.
Enquanto treina o animal todos os dias para fazer xixi no mesmo lugar, dê petiscos e elogios – os cachorros adoram reforço positivo!
Corte a grama mais alta
Deixe a grama crescer um pouco, mas sem que ela fique com uma aparência de descuido. A altura dela, na realidade, depende do próprio tipo de grama.
Ter uma grama mais alta traz dois pontos positivos: quanto mais alta, mais profundas são suas raízes, o que pode garantir que ela sobreviva à queimadura do xixi. Além disso, a grama alta pode disfarçar as manchas de urina.
Plante uma grama mais resistente
Certos tipos de grama podem sobreviver mais à enxurrada diária de xixi de cachorro. Se você notar que a grama atual não aguenta de jeito nenhum, talvez seja hora de trocá-la.
Procure substituir por uma variedade mais resistente. Informe-se em casas de jardinagem sobre qual é a mais adequada para seu clima e que possa lidar melhor com a urina.
Mude a dieta do seu cachorro
A alimentação do seu pet pode influenciar nos níveis de nitrogênio na urina.
Procure incentivar o seu cachorro a beber mais água, em primeiro lugar, já que ela pode diluir o teor de nitrogênio.
Na ração, procure oferecer uma que possua proteínas frescas ao invés de processadas.
Alguns suplementos dietéticos podem reduzir a queima de urina, mas procure ser cauteloso nisso, já que esses tipos de produtos podem causar reações adversas, ainda mais se o cachorro já tem histórico de problemas hepáticos ou renais.
Nunca mude a alimentação do seu pet por conta própria. Procure a opinião de um veterinário para garantir que sua saúde não seja afetada.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário