5 cuidados para cultivar suculenta orelha-de-shrek: veja como plantar corretamente essa espécie exótica
Confira, aqui, os cuidados principais que você deve ter para cultivar a suculenta orelha-de-shrek de forma correta
A suculenta orelha-de-shrek é uma excelente alternativa de planta para ter em seu jardim ou decoração interna! Ela ajuda a diferenciar o espaço, dando-lhe mais personalidade e charme!
Quer cultivar a suculenta orelha-de-shrek, mas não sabe como fazer isso? Sem problemas! Aqui, você descobre como plantar e como cuidar dessa espécie exótica. Continue a leitura e confira!
Como é a suculenta orelha-de-shrek?
Trata-se de uma espécie que pertence à família das Crassulaceae, que é de origem africana. Esse tipo de suculenta se caracteriza por ter folhas verdes em formato tubular, como uma espécie de trombeta.
Como amamos falar de suculentas aqui, leia o post:
As espécies que todo amante de plantas PRECISA ter
Esse formato peculiar das folhas lembra as orelhas do personagem Shrek, da franquia de filmes animados. É justamente daí que vem o nome da planta, que também é chamada de gollum.
Trata-se de uma espécie de suculenta que pode atingir até 80 centímetros de altura e que floresce entre o fim de outono e início do inverno. Ela dá flores brancas ou rosadas em formato de estrela, garantindo muito mais beleza ao seu jardim.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
5 cuidados para plantar a suculenta orelha-de-shrek em casa
Quer ter essa espécie de suculenta no seu jardim ou decoração interna? Então, confira 5 cuidados que você deve ter para plantar a orelha-de-shrek:
1. Escolha o local de cultivo perfeito
Saber escolher o local de cultivo perfeito é importante, porque ajudará a manter a planta sempre saudável. Esse tipo de suculenta prefere lugares iluminados, devendo receber luz solar por cinco ou seis horas por dia.
Ela pode ser cultivada diretamente no solo do jardim ou em vasos. Se optar por plantar em recipientes, conseguirá mudar a planta de lugar com facilidade, mantendo-a num local adequado ao seu cultivo.
2. Atente-se à temperatura do ambiente
A suculenta orelha-de-shrek é originária de regiões tropicais, portanto, prefere temperaturas amenas e quentes. No entanto, consegue se adaptar bem a climas frios, como os que têm temperatura que varia de 14º a 20º.
3. Prepare o solo de forma correta para cultivo
A planta prefere um solo drenável, que não retém uma grande quantidade de água. Por isso, recomenda-se o uso de um substrato com boa capacidade de drenagem. Caso não encontre, considere misturar terra e areia lavada em partes iguais.
Se for plantar em vaso, indica-se que faça uma camada de drenagem no fundo. Para isso, basta usar pedriscos ou argila expandida. Então, coloque a terra misturada com areia ou o substrato para plantio de suculentas.
Um detalhe importante: o ideal é que o vaso tenha furos em sua parte inferior, para facilitar o escoamento da água da rega. Assim, aumenta-se a chance de que a planta sobreviva por muito tempo.
4. Plante a suculenta orelha-de-shrek
Recomenda-se que faça o plantio usando mudas ou estacas da suculenta orelha-de-shrek. Basta abrir um pequeno buraco na terra e colocá-las. Garanta que estão bem fixas. Em caso negativo, aprofunde um pouco mais as mudas ou estacas.
5. Faça a primeira rega
Seu próximo passo deve ser fazer a primeira rega da suculenta. O ideal é que coloque uma quantidade boa de água, mas que evite deixar a terra encharcada. O excesso de líquido é prejudicial, pois pode aumentar as chances de apodrecimento da planta.
Como manter a suculenta orelha-de-shrek
A rega é um dos principais cuidados de manutenção da suculenta orelha-de-shrek. Ela deve ser feita somente quando identificar que a terra da planta está seca.
Não coloque muita água, para reduzir o risco de apodrecimento da planta, bem como de que surjam pragas e doenças. O ideal é deixar a terra úmida, apenas.
Entre as principais pragas que costumam ocorrer nesse tipo de planta estão o pulgão, a cochonilha e os fungos. É importante combatê-los assim que os identificar, para evitar que comprometam toda a planta.
Preciso adubar a suculenta orelha-de-shrek?
Não há necessidade de adubar a planta, mas pode ser interessante fazer isso para estimular a floração da suculenta. O ideal é que realize esse processo meses antes do período de floração, que acontece no outono e no inverno.
Indica-se o uso de um adubo orgânico ou fertilizante que tenha uma quantidade maior de fósforo em sua composição. Tal nutriente é o responsável por estimular o nascimento de flores na planta, contribuindo para que tenha uma floração mais robusta.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário