5 dicas para plantas no outono: veja como preparar e cuidar de suas verdinhas nessa época do ano
Confira dicas para plantas no outono e saiba como preparar e cuidar delas para que se mantenham vivas nessa estação
O outono começa hoje e vai até 21 de junho e essa temporada marca a transição entre a época mais quente e úmida (verão) para a mais fria e seca (inverno).
Essa mudança de estação faz com que os cuidados com as plantas de seu jardim ou decoração interna sejam diferentes. Aqui, você confere 5 dicas para plantas no outono e descobre o que fazer. Acompanhe!
1. Realize podas de manutenção
É no outono que a planta se prepara para a chegada do inverno e época de frio mais intenso. Ela armazena energia via período de dormência, que é como se estivesse hibernando.
Sobre os cuidados, você vai gostar de ler:
Como regar corretamente as plantas?
Recomenda-se que faça podas de manutenção no outono, para garantir que a planta receba corretamente a luz solar, consiga ter energia e fazer melhor uso dela.
Para realizar esse procedimento, use uma tesoura de poda, que reduz o risco de danos às plantas. Tire galhos e folhas secos, mortos ou amarelados. Mantenha folhas novas, pois elas ajudam a fortalecer a planta.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
2. Atente-se à iluminação
No outono, é comum que os dias sejam menos iluminados que no verão. Se tiver plantas que precisam de luz solar direta para sobreviver, o ideal é verificar se estão recebendo essa iluminação.
Plantas como o cacto e a suculenta normalmente precisam de uma maior quantidade de luz solar do que um antúrio ou lírio da paz. O ideal é deixá-las num local iluminado, se o cultivo for em vaso. Caso não seja, faça o plantio já escolhendo um lugar mais iluminado de seu jardim.
Vale lembrar que além de contribuir para que a planta tenha mais energia, a luz solar também é uma aliada no combate e prevenção de problemas como pragas e doenças provocadas por fungos e bactérias.
3. Reduza a frequência de regas
No outono a temperatura cai e, consequentemente, a água da rega evapora lentamente. Portanto, não há necessidade de realizar regas diárias. Assim, conseguirá evitar que a terra fique encharcada, protegendo suas plantinhas.
Vale ressaltar que o excesso de água é prejudicial para a planta. Ele pode apodrecer suas raízes, bem como aumentar a suscetibilidade da planta a pragas e doenças. Portanto, evite-o e mantenha suas plantinhas em bom estado!
Mas como saber se a planta precisa de água? Nossa dica é que antes de fazer a rega toque a terra. Se ela ainda estiver úmida, não há necessidade de colocar água.
Outra forma é verificar as características da planta. Se ela estiver murcha, mole e perdendo folhas, pode ser que esteja precisando de água. Neste caso, faça a rega e acompanhe para verificar se a planta melhora.
No caso de plantas que armazenam água, por exemplo, a suculenta, é possível ficar até 15 dias sem realizar a rega, tendo maior praticidade na manutenção.
4. Adube a planta mensalmente
Recomenda-se que adube a planta mensalmente durante o outono, para que tenha nutrientes necessários para se manter viva na temporada de inverno que se aproxima.
Você pode usar tanto adubo orgânico como fertilizante. Entre as principais opções, destaque para o húmus de minhoca e ao fertilizante NPK em proporções iguais (equilibrado).
Para reforçar ainda mais a nutrição da planta, você pode combinar a adubação via solo e foliar. Essa é uma alternativa para ter melhores resultados, principalmente se a planta estiver com alguma deficiência nutricional.
5. Faça o transplante de vaso
Existem duas épocas perfeitas para fazer o transplante de vaso: na primavera e no outono. E o que é esse procedimento, exatamente? Trata-se da mudança de vaso, colocando a planta num local maior e com espaço suficiente para crescimento das raízes.
Mas como saber que sua planta precisa de um transplante de vaso? De maneira geral, você consegue identificar sinais como ela não cresce mais, embora tenha potencial para isso.
Outro sinal típico é quando as raízes da planta começam a sair pelos furos do vaso. Além disso, elas podem perder folhas e deixar de florescer na época adequada.
O transplante de vasos é um procedimento simples, mas é preciso ter cuidado para realizá-lo. Se danificar a raiz da planta, ela terá dificuldade de se recuperar e poderá morrer.
Esse processo é feito de forma segura se remover a planta do vaso com cuidado, evitando danos à raiz. Também evite comprometer essa parte ao replantar em outro vaso.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário