VOCÊ SABIA? Estas são as ÚNICAS plantas que você pode ter no banheiro
Você sabe quais são as plantas que você pode ter no banheiro? Na realidade, esse ambiente pode ser desafiador, afinal sua temperatura é variável, tem umidade constante e pode ter muita (ou pouca) luz solar.
Esse último detalhe, é claro, depende da direção em que as janelas estão voltadas e a própria quantidade delas.
Felizmente, existem muitas plantas que funcionam em banheiros desde que saiba quais são as melhores para essas condições.
É o que você aprenderá nesse post. Continue lendo para entender quais são as únicas plantas que você pode ter no banheiro e deixe-o ainda mais bonito.
O que levar em conta ao escolher uma planta para o banheiro?
Tem alguma planta em mente? Calma aí! Primeiro, veja se essa espécie se encaixa nesses “requisitos”:
Por falar no banheiro, aproveite para conferir:
Dicas de organização para esse ambiente
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
- Precisa prosperar em alta umidade ou tolerar umidade;
- Certificar-se que seu banheiro tenha uma janela que receba luz natural;
- A plantinha deve ficar longe de onde a água bate diretamente (portanto, não as coloque no chão do chuveiro).
Além disso, uma recomendação é optar por floreiras com orifícios de drenagem ou ainda plantas áreas que não precisam de jardineira.
Enfim, para descobrir qual é a melhor planta para o banheiro basta pensar no ambiente nativo dela: escolha plantas que são de locais tropicais.
Para não cometer erros, separamos algumas opções perfeitas!
Jiboia
Vamos começar falando de uma das queridinhas dos lares. A jiboia é uma planta com ampla capacidade de se adaptar ao banheiro, ainda mais quando posicionada próximo à janela.
Embora não seja uma planta que precise necessariamente de umidade extra, ela é uma ótima opção para o banheiro porque tolera níveis de luz mais baixos e regas irregulares, sendo de fácil manutenção.
Você pode também colocá-la em alguma prateleira ou balcão desse cômodo. É uma espécie pendente, portanto fica muito bonita com seus galhos mais longos em queda.
Tillandsia
Entre as plantas que você pode ter no banheiro, destacamos a tillandsia, em especial por ela não precisar de terra ou mistura para vasos para sobreviver.
Ou seja, ela é uma espécie de planta aérea que basta ficar pendurada que sobrevive muito bem. No banheiro, ela absorve a umidade do espaço e fica muito feliz com a luz indireta.
Portanto, se o seu banheiro possui alta umidade, as regas podem nem ser necessárias. Na localização, coloque-a perto de uma grande janela ensolarada que tudo ficará excelente.
Espada-de-São-Jorge
Junto da jiboia, a espada-de-São-Jorge é outra planta extremamente popular nas casas de hoje em dia. E essa em questão também é valiosa para um ambiente como o banheiro.
Essa espécie tem a fama de afastar as energias negativas, porém, não apenas isso, a espada-de-São-Jorge é uma opção super fácil de cuidar e que você pode ter no banheiro pela adaptação que ela tem a ambientes quentes e úmidos.
Nesse caso, ela tolera umidade, pouca luz, não precisa de muito espaço e ainda não exige regas constantes, pois é um tipo de suculenta – suas folhas grossas armazenam água.
Samambaia-americana
As samambaias (tratando-as no geral) são plantas de grande sucesso no Brasil pela beleza estonteante. E como estamos falando de plantas que você pode ter no banheiro, elas não poderiam ficar de fora!
Entre as variedades, destacamos a samambaia-americana, que combina bem com um lugar úmido como o banheiro, onde ela pode ficar pendurada, inclusive dentro do box!
Nos cuidados, só fique de olho para manter o solo sempre úmido e bem drenado para que a água escorra bem. Na iluminação, ela não é exigente: ela prefere luz indireta, de preferência luz solar filtrada.
Orquídeas
As orquídeas são espécies elegantes e que também podem ser cultivadas no banheiro, desde que tenha incidência de luz natural. Elas gostam de área iluminada, mas não luz direta, pois pode queimar suas folhas.
Das inúmeras variedades, um exemplo ideal para esse ambiente é a orquídea mariposa, que cresce melhor em espaços úmidos e pode florescer com mais frequência.
Logo, a luz deve ser indireta brilhante (deixe-a situada perto de uma janela) e regue-a quando o solo estiver seco ao toque.
Bambu da sorte
Procurando uma planta de estética mais minimalista e que ainda se dá bem no banheiro? O bambu da sorte é a alternativa, principalmente quando você reparar em seus caules distintos, que podem ser moldados conforme crescem.
Por curiosidade, essa planta não é realmente um bambu, mas sim uma planta africana da mesma família dos aspargos.
De toda forma, é uma espécie que você pode ter no banheiro por gostar de sombra e luminosidade indireta – ela tolera pouca luz. Entenda que ao cultivá-la no solo, a frequência de regas deve ser maior, caso for cultivo na água, o processo pode ser feito a cada 2 ou 3 semanas.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário