CUIDADO! O uso do bicarbonato de sódio ESTÁ PROIBIDO nessas situações!
O uso do bicarbonato de sódio é bem popular, afinal ele é conhecido como um limpador natural para sujeiras e até manchas difíceis.
Entretanto, o que muitas famílias não sabem é que esse elemento possui restrições por ser levemente abrasivo, podendo arranhar ou causar danos em certas superfícies.
Logo, para evitar esses danos – e custos –, saiba como o uso do bicarbonato de sódio pode não ser a melhor solução nos materiais e elementos abaixo.
Vidro
Começamos a lista com o vidro, uma substância dura, mas que pode ser riscada por agentes de limpeza abrasivos. E um desses é justamente o bicarbonato de sódio.
Já que estamos abordando esse produto, aproveite para ler:
Jeitinhos corretos de uso do bicarbonato de sódio na limpeza!
Nesse caso, há a chance de riscar o vidro (o mesmo vale para espelhos). A melhor alternativa é apostar em limpa-vidros ou mesmo vinagre branco para essa tarefa.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Utensílios de alumínio
Embora não seja exatamente uma proibição, a relação entre o alumínio e o bicarbonato de sódio deve ser observada. Na realidade, não há problema em usar esse componente para limpar suas panelas e frigideiras de alumínio, porém é crucial que você enxague bem o utensílio depois.
No entanto, o contato do bicarbonato de sódio causa oxidação, deixando a superfície do alumínio marrom.
Caso queira uma opção mais segura, use detergente comum e água quente. Se há manchas difíceis, aposte no vinagre branco ou suco de limão.
Qualquer coisa que tenha sulcos profundos ou rachaduras
Jamais use o bicarbonato de sódio para limpar algo que possua sulcos profundos ou rachaduras em suas superfícies!
Isso porque a substância tende a deixar um resíduo branco de difícil remoção e o costume é que se acumule com o tempo, causando problemas.
Um exemplo é o teclado do computador de seu home office – para essa limpeza, sugerimos o uso de um pano de microfibra e uma solução específica para esse equipamento.
Mármore
O mármore é um revestimento resistente, mas ele também está sujeito a sofrer com os efeitos abrasivos do bicarbonato de sódio em longo prazo, com danos na camada protetora e arranhões.
Por isso, como esse é um material caro – e você com certeza não quer gastar para repará-lo –, o melhor é não usar essa substância e optar por sabão e água ou ainda um produto de limpeza especializado.
Móveis de madeira
Normalmente, todos os móveis de madeira são protegidos com um selante transparente, como o poliuretano, ou por algumas camadas de tinta.
Por conta disso, o bicarbonato de sódio pode ser destrutivo para esses móveis, resultando em arranhões e danos, especialmente em peças externas, pois pode permitir que a água penetre na superfície deles, apodrecendo-os com o tempo.
Já para os móveis de madeira dentro de casa, o brilho será arranhado e embaçado pelo uso do bicarbonato de sódio.
Dessa maneira, use uma mistura de detergente e água morna para essa limpeza.
Aliás, isso vale para os pisos de madeira também, ok?
Prata antiga
Não use bicarbonato de sódio para limpar sua prata antiga, seja joias, seja talheres. A natureza abrasiva dele danifica a pátina da prata.
Assim, a limpeza dessas antiguidades deve ser feita com cuidado para não estragá-las, afinal o bicarbonato pode fazer com que a pátina se perca e o material manche mais rapidamente.
Para limpar a prata antiga, use um produto específico ou leve a um serviço de limpeza profissional para poli-la.
Em sua pele
Até agora, falamos sobre o bicarbonato de sódio em materiais e produtos de sua casa, mas não é só isso. Esse componente não é indicado para sua pele!
Sua pele é levemente ácida, enquanto que o bicarbonato tem um pH básico. Se usado regularmente, ele neutralizará os níveis naturais de ácido da pele – consequentemente, a deixará seca e rachada.
Inclusive, preste atenção: o bicarbonato de sódio pode influenciar na proliferação de bactérias que colonizam a pele, o que pode incentivar o aparecimento de espinhas. Nada bom, não é?
Substituir o fermento em pó
Não: o bicarbonato de sódio não pode ser um substituto do fermento em pó na hora de fazer alguma receitinha gostosa, como bolos. Isso se torna um erro grave!
Essas substâncias não são a mesma coisa e seus resultados são totalmente diferentes!
Entenda: o bicarbonato de sódio conta com um efeito bem reduzido se compararmos com o fermento em pó (em sua composição, há um ácido que o torna o famoso “superfermento”).
Portanto, ao usar o bicarbonato de sódio, acredite: suas expectativas serão frustradas.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário