Dê adeus aos mosquitinhos de banheiro: este repelente natural elimina TODOS!
Os mosquitinhos de banheiro andam te incomodando? Então, confira aqui receitas de repelentes naturais para usar na área
Os mosquitinhos de banheiro invadiram esse espaço e andam te incomodando no dia a dia? Elas não representam uma ameaça, mas podem ser removidos com facilidade do ambiente.
Para isso, basta usar um repelente natural! A seguir, você confere alternativas de receitas para fazer em casa, tendo um repelente poderoso, barato e saudável para usar no banheiro. Acompanhe!
Mosquitinhos de banheiro fazem mal à saúde?
O inseto pertence à família Psychodidae, que é composta por diversas espécies de mosquinhas. Existem, no mínimo, 2.500 conhecidas no mundo e boa parte delas vive na mata.
Preocupado com insetos na cozinha?
Esse post é PARA VOCÊ!
No Brasil há mais de 500 espécies registradas e mais de 100 são endêmicas. Tais bichinhos gostam de ficar no banheiro, porque são atraídos pelos odores do espaço. Pelo cheiro, eles entendem que na área há alimento para eles e que se trata de um bom local para depositar seus ovos.
Mas, de maneira geral, esse tipo de mosquito gosta mais de ambientes úmidos. Além disso, há outro fato: suas larvas são aquáticas e costumam habitar ralos, devido ao acúmulo de matéria orgânica.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
O mosquitinho de banheiro em si não faz mal para a saúde, mas ele pode carregar microrganismos aderidos em seu corpo. Assim, contaminam locais que estão limpos. Por isso, é interessante evitá-los no banheiro ou qualquer outro cômodo da casa.
Repelentes naturais para afastar mosquitinhos de banheiro
Você pode afastar os mosquitinhos de banheiro usando receitas de repelentes naturais feitas em casa. Abaixo, você confere algumas eficientes, fáceis e baratas de reproduzir:
Repelente natural à base de óleo essencial
Você consegue preparar em casa um repelente poderoso usando óleo essencial. Neste caso, utiliza-se cheiros que ajudam a afastar o inseto. Veja o que você vai precisar e como é a preparação:
- Óleo essencial de citronela, alecrim ou eucalipto;
- Folhas de hamamélis;
- Água fervida;
- Borrifador (usado para armazenamento do repelente).
Encha o borrifador até a metade com água fervida. Então, coloque as folhas de hamamélis até preencher o recipiente. Adicione de 30 a 50 gotas de óleo de essência. Você pode usar somente um aroma ou misturar os de sua preferência.
Quanto mais óleo usar, mais forte será o cheiro. Portanto, considere se os moradores da casa têm algum problema alérgico. Se caso positivo, use menos gotas, por exemplo, a quantidade mínima.
Repelente natural à base de ervas
Se não tiver óleo essencial em casa, você pode fazer um repelente natural à base de ervas, que podem ser frescas ou secas. A seguir, você descobre quais são os ingredientes necessários e como fazer essa alternativa:
- Água fervida;
- Borrifador;
- Folhas de hamamélis;
- Folhas de hortelã (obrigatórias) e citronela, alfazema ou nepenta (opcionais).
Coloque 200 ml de água fervida em um recipiente e acrescente de três a quatro colheres de sopa das ervas. Mexa bem, cubra e aguarde que a água esfrie totalmente.
Depois, coe as ervas e adicione ao líquido uma xícara de hamamélis ou álcool. Coloque em um borrifador e mantenha a mistura na geladeira, para preservação adequada.
Repelente natural superforte
Quer uma alternativa de repelente natural superforte, que é capaz de afastar, também, outros insetos? Então, confira quais ingredientes você precisa ter para fazê-lo em casa:
- 1 garrafa de vinagre de maçã;
- Duas colheres de sopa de alecrim, hortelã, lavanda, sálvia e tomilho;
- Borrifador;
- Jarra de vidro com capacidade mínima de um litro e com fechamento hermético.
Coloque o vinagre e as ervas na jarra e feche bem. Deixe o recipiente em um local longe da luz direta por duas ou três semanas. Sacuda a jarra todos os dias durante esse período.
Depois do tempo de descanso, coe as ervas e coloque a solução em um borrifador. Guarde o frasco na geladeira para preservação do repelente.
Um detalhe importante: esse repelente natural tem um cheiro desagradável quando borrifado no ambiente, mas esse odor some após alguns minutos. Também dá para usar essa alternativa na pele, mas é preciso diluí-la em partes iguais com água.
O que fazer para evitar os mosquitinhos de banheiro?
Dá para evitar os mosquitinhos de banheiro de forma simples: mantendo a área limpa. O ideal é que faça uma limpeza diária básica, removendo resíduos.
Uma vez por semana, limpe o ralo do banheiro. Remova cabelos presos no local e jogue água sanitária, para matar eventuais larvas ou microrganismos.
Sempre mantenha as janelas abertas ao longo do dia, para uma boa circulação de ar, inclusive para evitar mofo na área.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário