Especialistas ALERTAM: não coloque comida quente na geladeira por ESTE motivo
Descubra o porquê você não pode guardar comida quente na geladeira e saiba como proceder para armazenar o alimento
Você tem o costume de colocar comida quente na geladeira? Então, saiba que essa prática não é recomendada, seja para a preservação da comida ou do eletrodoméstico.
A seguir, você descobre o motivo pelo qual não se deve guardar comida quente na geladeira. Continue a leitura e aproveite para conferir dicas de conservação de alimentos!
Posso guardar comida quente na geladeira?
Não se recomenda fazer isso! A indicação de especialistas, como nutricionistas, é que não coloque a comida quente na geladeira porque ela pode aumentar a temperatura dentro do eletrodoméstico.
Sobre a geladeira, entenda também:
Coisas que você PRECISA tirar de vez desse eletrodoméstico!
Pode parecer um detalhe pequeno, mas não é, pois se tem uma maior possibilidade de aumentar a temperatura de alimentos que já foram refrigerados, comprometendo sua durabilidade e conservação.
Quando há essa elevação de temperatura, ainda que momentânea, há um maior risco de estimular o crescimento de microrganismos, como bactérias e fungos, comprometendo a qualidade do alimento.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Portanto, se quiser manter todos os alimentos dentro da geladeira em perfeito estado, não os guarde quentes. Assim, conseguirá preservá-los por mais tempo.
Quando guardar a comida na geladeira?
Se não se deve guardar a comida quente, então quando você deve fazer o armazenamento? A orientação geral é que espere que o alimento esfrie um pouco antes de colocá-lo no eletrodoméstico.
Há uma janela de duas horas de segurança, que começa a ser contada quando a preparação do alimento terminou. Portanto, se finalizou a preparação de um arroz às 13h, ele pode ficar fora da geladeira até às 15h, com segurança.
A partir desse período há um risco maior de desenvolvimento de microrganismos, como bactérias que podem provocar a intoxicação alimentar. Portanto, evite deixar o alimento fora da geladeira além dessas duas horas.
Como armazenar seus alimentos na geladeira
Indica-se que utilize potes pequenos e rasos para o armazenamento de comida. O motivo é simples: dessa forma, o alimento atinge a temperatura gelada mais rápido, evitando a proliferação de microrganismos.
Caso o recipiente seja grande e profundo, há uma grande possibilidade de o centro da comida não atingir a mesma temperatura que as bordas. Assim, coloca-se em risco a segurança e qualidade do alimento.
E aqui vai uma dica importante: se o alimento estiver morno, evite guardá-lo próximo de um que já está refrigerado. Desse modo, impede-se a elevação de sua temperatura.
Por quanto tempo manter a comida na geladeira?
Há quem guarde o alimento por vários dias na geladeira, pensando que ele está em bom estado. De maneira geral, o ideal é que o mantenha por um período específico, para não correr o risco de ingerir algo comprometido.
Para alimentos que foram preparados em casa usando itens frescos, a indicação é que mantenha na geladeira por até quatro dias, no máximo. Nesse período, é possível consumir o alimento sem problemas.
Caso seja um alimento industrializado, como iogurtes, manteigas, geleias, molhos, entre outros, recomenda-se que siga a orientação do fabricante. Logo, verifique no rótulo por quanto tempo pode armazenar o produto no refrigerador de sua cozinha.
Posso congelar comida quente?
Não se indica fazer isso, pelo mesmo motivo que não se recomenda armazenar comida quente no refrigerador. Quando você coloca comida quente no freezer, há um aumento da temperatura interna.
Se houver algum alimento já congelado, há o risco de aumentar sua temperatura, descongelando e comprometendo sua qualidade. Além disso, quando o ambiente interno do freezer está mais quente, o eletrodoméstico trabalha mais para reduzir sua temperatura. Com isso, há um gasto maior de energia elétrica.
Quer armazenar comida quente ou morna na geladeira ou freezer mesmo assim? Então, mantenha-os potes distantes dos que já têm comida refrigerada / congelada.
Se quiser, você pode esperar o prazo máximo de duas horas e então colocar o alimento dentro do congelador. Assim, elimina-se o risco de descongelar algo ou de aumentar o consumo de energia elétrica.
Quanto tempo dura a comida congelada?
Depende do alimento. De maneira geral, carnes cruas duram de 30 a 90 dias, dependendo da temperatura interna. Se for de -12ºC a -18ºC, a validade é de 30 dias. Abaixo de -18ºC, o alimento dura 90 dias.
Arroz, feijão, carnes cozidas, legumes e sopas duram 10 dias, se o congelador estiver a -5ºC. Se estiver entre -6ºC e -10ºC, duram 20 dias. Entre -11ºC a -18ºC, a durabilidade sobe para 30 dias. Para temperaturas menores que -18ºC, a validade é de 90 dias.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário