Rejunte cimentício, acrílico ou epóxi: como escolher corretamente?
Nem sempre é fácil a tarefa de escolher o tipo de rejunte que se vai colocar no piso de casa. Mesmo sem saber para que serve cada um, tem que escolher entre rejunte cimentício, acrílico e epóxi.
Antes mesmo de ir a uma loja de construção, é bom saber qual pode ser a melhor opção para o chão da sua casa.
Nas próximas linhas, você vai saber quando e por que escolher cada tipo de rejunte.
Como escolher entre rejunte cimentício, acrílico ou epóxi?
Desde já, o que você precisa saber é que a melhor escolha entre rejunte cimentício, acrílico ou epóxi vai depender das demandas da área onde vai colocar, desde a garagem até o banheiro. No geral, o rejunte é um acabamento muito importante, que ajuda a prevenir eventuais infiltrações.
Veja também: ESTAS são as 6 dicas CRUCIAIS para você montar uma cozinha perfeita
Uma opção muito popular é o rejunte cimentício, que é o que normalmente se encontra por valores mais em conta. Além do que, ele é o mais fácil de aplicar, em comparação com as demais opções.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Ou seja, ele tem dois pontos bem positivos, e por isso muita gente acaba preferindo.
O rejunte cimentício tem dois tipos. O primeiro é indicado para ambientes de tráfego não intenso, e ele tende a ser uma opção bem interessante para áreas externas e internas e com até 20 m².
Pensando em rejunte para casa, o mais indicado é o tipo 2, que tem mais resistência e pode ser usado em áreas internas e externas de qualquer dimensão. Dá para aplicar em fachadas e também em piscinas.
Muitos pedreiros o preferem, pois ele é impermeabilizante e é melhor para combater infiltrações que tendem a causar danos na aderência dos revestimentos.
Esse rejunte também é conhecido pelos nomes de “rejunte para porcelanato” e “rejunte polimérico”.
Quando vai ser boa ideia aplicar o rejunte acrílico?
É claro que, assim como o rejunte cimentício, o acrílico também vai ter sua utilidade.
No caso, é bom saber que essa opção acaba funcionando como um intermediário entre o cimentício e o epóxi, apresentando um acabamento mais fino. Não é à toa que, sendo um pouco mais delicado, os arquitetos e designers têm preferência por ele.
Assim como o anterior, o rejunte acrílico também pode perfeitamente ser usado em áreas internas, externas, fachadas. No geral, esse tipo de rejunte é indicado principalmente para rejuntar porcelanatos, placas cerâmicas e assim por diante.
Esse tipo de rejunte também tem uma aplicação fácil. E ele tem a vantagem de um tempo de secagem menor do que o rejunte cimentício.
Antes de aplicar, só é bom checar as instruções do fabricante antes na embalagem.
Por que escolher o rejunte epóxi?
O rejunte epóxi também pode ser uma boa aposta. Mais precisamente, essa é uma opção bem adequada para aqueles ambientes em que a higiene deve ser absoluta (caso de banheiros, cozinhas e hospitais).
No caso dele, a aplicação pode ser feita tanto em áreas internas quanto em externas. A condição para isso é só que o produto não tenha contato com raios ultravioleta, porque a tendência é resultar em manchas. E essas manchas não são legais, porque dão a impressão de que o lugar não recebe a limpeza adequada.
O motivo para a preferência a essa produto é que esse rejunte é o mais impermeável, apresentando uma textura lisa. Além de tudo, ainda o acabamento dele é bem bonito. Dessa forma, acaba que a utilização do époxi seja feita em produtos com acabamentos mais lisos, sem rugosidades.
Inclusive, a pessoa que vai fazer a aplicação precisa ser bem cuidadosa e ter experiência em administrar o material, já que ele pode secar bem rápido e, se você não fizer tudo direitinho, vai ter problemas.
Cuidados com o rejunte
O contato com raios ultravioleta pode prejudicar o rejunte epóxi. Da mesma forma que você tem que tomar alguns cuidados com esse produto, precisa ter cuidado com os demais.
No caso, algo a que o usuário precisa dar um pouco mais de atenção é à manutenção do rejunte, principalmente ao rejunte de fachadas. Como ele fica exposto a intempéries, acaba precisando de reparos a cada 2 ou 3 anos.
Se não houver manutenção, o usuário pode ter problemas bem sérios, entre eles, o descolamento de peças, que dá abertura para acidentes que podem chegar a ser fatais. Ou seja, não é brincadeira.
Na hora de comprar, vale pedir ajuda para os atendentes da loja de construção. Afinal de contas, cada rejunte e revestimento tem uma recomendação técnica.
Quais as cores usar na decoração da festa de ano novo 2025, segundo especialistas
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário