Agave ou aloe vera: essas duas plantas são a MESMA coisa? Descubra
Confira, aqui, se agave e aloe vera são a mesma coisa e aprenda a diferenciar essas plantas em seu jardim!
Você certamente já deve ter confundido uma agave com uma aloe vera, o que é algo muito comum, pois as plantas realmente se parecem bastante.
No entanto, elas não são o mesmo! Aqui, você descobre um pouco mais sobre essas espécies e aprende a identificar se se trata de uma agave ou uma aloe vera. Acompanhe!
Agave e aloe vera são a mesma planta?
Não são! Elas têm estrutura parecida, o que leva à confusão inicial, pois o visual de ambas as plantas é semelhante. No entanto, são plantas diferentes, que exigem cuidados variados.
Inclusive, até mesmo o uso das plantas difere, uma vez que a aloe vera, também conhecida como babosa, tem uma maior aplicabilidade cosmética, enquanto a agave é mais usada na alimentação.
Quais as diferenças entre agave e aloe vera?
Agora que você já sabe que agave e aloe vera não são a mesma planta, resta uma dúvida: afinal, como identificar ambas as plantas? A seguir, você confere quais são as principais características delas:
Agave
Trata-se de uma planta com folhas cercadas por espinhos afiados. Por isso, é uma espécie mais perigosa para se ter em jardins se houver crianças ou animais de estimação entre os moradores.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
A agave também tem uma borda central afiada, com poder perfurante. Possui folhas muito fibrosas, sem o líquido gelatinoso e pegajoso que é uma característica marcante da aloe vera.
Outra característica da agave é que, dependendo da espécie, a planta pode ter tons de verde, verde-acinzentado, azul-esverdeado, creme variegado ou manchado, dourado ou amarelo.
A planta floresce de forma diferente: ela lança um caule alto a partir de uma roseta central, preenchido com flores tubulares pequenas.
Por fim, mas não menos importante, está o crescimento da agave: essa espécie cresce mais do que a aloe vera, sobretudo na fase madura da planta. Portanto, é maior.
Aloe vera
A aloe vera, que é popularmente conhecida como babosa, tem folhas grossas e carnudas, em tons de verde a azul-esverdeado, sendo que algumas espécies apresentam manchas brancas.
As bordas das folhas da planta possuem pequenos dentes brancos, o que confere um efeito serrilhado a elas.
Ao contrário das folhas da agave, as da babosa possuem uma substância parecida a gel em seu interior. Além disso, as folhas não provocam machucados. Logo, dá para ter a planta com segurança em casa, mesmo se tiver animais de estimação e crianças.
A planta aloe vera floresce no verão, tendo um caule central alto que é coberto por flores amarelas tubulares. Um diferencial importante: após a floração, a babosa não morre. Já a agave, sim. Portanto, a aloe vera tem uma maior durabilidade.
Leia ainda:
Como plantar babosa?
Conforme a maturidade, a babosa pode crescer até um metro. A agave, por sua vez, cresce até seis metros. É por isso que também se indica analisar o tamanho da planta para conseguir diferenciá-la.
Agave ou aloe vera: como diferenciar rapidamente?
A forma mais rápida e assertiva de diferenciar ambas as plantas é observar a folha. Se for uma folha mais fina, fibrosa, com espinhos e ponta com maior capacidade de provocar machucados, trata-se de uma agave.
Agora, caso seja uma folha grossa, carnuda, com gel em seu interior, bordas serrilhadas, sem capacidade de provocar machucados, trata-se de uma babosa.
Como usar a agave e a aloe vera?
Existem diferentes formas de usar ambas as plantas, além da decoração, é claro. A seguir, você descobre quais são as principais quando se fala nessas espécies:
Agave
A planta possui partes comestíveis, sendo as flores, folhas, rosetas e caules basais. Além disso, a seiva da planta também pode ser ingerida. Um dos produtos mais comuns feitos com agave azul é a tequila.
Aloe vera
A babosa é considerada uma planta medicinal e também possui aplicação cosmética. É usada, por exemplo, em produtos para barbear, para cabelos, sabonetes, entre outros.
Uma das principais características da seiva da folha é que se trata de um material hidratante e emoliente, sobretudo para a pele. Por isso, a planta é mais utilizada para fins cosméticos e medicinais.
Ao contrário da agave, a babosa tem potencial tóxico quando ingerida. No entanto, esse potencial pode ser eliminado se remover a aloína da planta durante o processamento.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.