Juta ou sisal? Veja como escolher a melhor fibra natural para seu tapete
Se você é uma pessoa que se preocupa com qualidade e, ao mesmo tempo, se importa em estar por dentro das tendências, ligando até mesmo para os detalhes, é uma boa ideia saber como escolher entre juta e sisal como fibra do tapete.
Esse cuidado na escolha pode ser por pura estética, como também pode ser importante, pensando no quesito segurança.
Nas próximas linhas, você vai conferir algumas dicas que vão te ajudar a escolher entre juta e sisal para a fibra do tapete.
1) Pense sobre o local onde você vai colocar
A primeira coisa que você deve considerar é o local onde você vai colocar o tapete.
Há especialistas em decoração com preferência por colocar sisal em toda área externa.
Nesse sentido, seguindo a recomendação de quem entende do assunto, vale a pena você pode apostar na fibra natural de sisal para varandas, área de churrasco e assim por diante.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Já a juta, você pode ter certeza que ela tende a ser uma melhor pedida para ambientes internos, como sala, quarto, banheiro, etc. Mas é claro que essa configuração pode mudar, caso você veja que faz sentido inverter, pensando na harmonização com o ambiente.
2) Considere a durabilidade
Também é bom que você pense sobre a durabilidade, na hora de escolher. Dependendo de quantas vezes você gostaria de utilizar um mesmo tapete, uma melhor opção seria o tapete de juta.
Se a ideia é colocar o tapete na sala de casa, por exemplo, uma boa opção vai ser o sisal, que é uma peça mais resistente e que não te decepciona nesse quesito da durabilidade.
Afinal de contas, o processo de produção da planta não é tão extenso, o que não contribui para a construção de tapete durável.
Nesse sentido, a juta pode ser uma boa escolha se você está procura uma peça de destaque, pois é isso que ela marcadamente pode ser para os cômodos da sua casa.
3) Escolha a melhor textura
Quando você tiver que escolher entre sisal e juta, também é bom pensar na textura, que precisa ter equilíbrio com os móveis e com a cor do ambiente onde você pretende colocar o tapete.
Veja também: 6 tendências dos anos 80 que a decoração de sua casa MERECE ter
Decoradores profissionais costumam recomendar que as pessoas façam a adesão à juta, mas que ela seja misturada com chenille. Isso porque, quando misturada, acaba favorecendo uma textura mais macia.
Essa é uma opção muito mais interessante do que comprar a juta pura.
Outro ponto que os designers de interiores pedem para os usuários se atentarem é a chamada trama. O ideal é que a trama seja mais robusta e maior, porque, sendo assim, ela acaba ficando mais macia, o que é muito positivo para quem gosta de andar descalço.
4) Não precisa pensar muito sobre a textura
Como comentamos antes, se você escolher bem, vai ter um tapete de fibra natural que permite a você andar pela casa tranquilamente.
Uma coisa que você não terá que pesar na sua decisão é a respeito da textura, porque tanto a juta quanto o sisal acabam apresentando uma textura mais rígida, o que dá aos pés, por exemplo, a sensação de piso duro.
Mas, se você tem a intenção de “testar as possibilidades” para chegar a algo que traga mais conforto para a sua casa, com certeza você poderá considerar a junta.
5) Considere o tamanho
Outro aspecto que você também pode colocar na balança quando estiver escolhendo as opções de tapetes de fibra natural é o tamanho que esses tapetes apresentam.
No geral, o que você tem que pensar é que algo importante a se fazer é colocá-lo em camadas com outros, se você pensa em trabalhar especificamente com fibras naturais.
Isso porque a juta e o sisal acabam sendo nem um pouco amigas da limpeza, tendendo a ficar mais carregadas de sujeira em pouco tempo. E você tem muito trabalho para limpar.
Porém, é bom saber que, se colocar diferentes tapetes por cima, essa atitude pode ajudar a manter a limpeza e você sofre menos na hora de deixar seus tapetes limpos como novos. Por isso, tome esse cuidado quando for escolher o tapete, para poder investir nesse truque.
Quais as cores usar na decoração da festa de ano novo 2025, segundo especialistas
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.