7 itens de casa que provavelmente já passaram do prazo de validade e você nem percebeu
Tem alguns itens de casa que você provavelmente não fazia a menor ideia, mas têm prazo de validade e não é muito legal manter o seu uso depois que a vida útil deles acaba.
Entre os problemas por trás disso, temos perda de eficácia do produto e até mesmo riscos à saúde.
Para fugir desse tipo de coisa, é bom você ficar por dentro de quais são 7 desses itens.
Desinfetante
Um produto que as pessoas usam bastante na hora de dar uma boa limpeza na casa e se livrar de eventuais odores desagradáveis é o desinfetante.
Muitas vezes, pode ocorrer de o usuário colocar uma certa quantidade em vidros diferentes, para usar em diferentes situações.
E aí acontece de o produto ficar no mesmo recipiente por um longo tempo.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Mas algo que você precisa saber é que o desinfetante pode perder a sua eficácia em até três meses após aberto. Por sua vez, isso significa que tem grandes chances de ele se tornar menos efetivo, quando você for usar (independente do contexto).
Escova de cabelo
Tem gente que fica guardando a escova de cabelo até da época da infância, mas é bom que você fique ciente de que essa não é uma prática muito legal. As escovas, como tantos outros produtos, têm uma vida útil.
Dependendo do material de que a escova é feita, pode ser que você consiga manter o uso de uma por até 1 ano.
Porém, no caso daquelas escovas feitas com materiais naturais, a vida útil já é menor. Nesse sentido, você tem até 10 meses para descartá-la e fazer a substituição.
Se você mantém o uso de uma escova vencida, essa pode ser uma das explicações para a sua queda capilar excessiva, pois, quando perdem a validade, esses produtos degradam e perdem a sua eficácia, causando danos aos cabelos.
Toalhas
Talvez até agora você não fizesse nem ideia, mas você também tem que começar a dar mais atenção às toalhas que você tem em casa, pois elas também possuem um limite de uso.
O motivo para isso é que as toalhas, devido ao seu uso, vivem molhadas. Com isso, elas acabam se tornando um ambiente ideal para a proliferação de bactérias e fungos.
Ainda que você faça boas lavagens, isso não vai ser suficiente para se livrar totalmente desse problema. Por causa disso, depois de algum momento, você vai ter que descartar esse produto. A recomendação é usar uma toalha entre 1 a 3 anos e não mais que isso.
Então, se você tem em casa uma toalha ainda de quando era criança, fique ligado, porque está na hora de dizer “adeus”. Mas, pensando nas toalhas mais novas, se você desejar prolongar a “vida útil” de uma toalha, convém considerar estendê-las em local arejado após o uso.
Veja também: Sua casa cheirosa com um truque NADA convencional: canela no aspirador de pó! Confira!
Temperos
Principalmente entre as pessoas que não têm o hábito de cozinhar muito, mas não deixam de levar bastante coisa durante as compras, porque “é melhor ter de sobra do que faltar”, é comum não observar a validade dos temperos.
Sim, os condimentos que você usa para preparar comida em casa também têm seu período de validade.
Quando os temperos passam do prazo de validade, isso quer dizer que eles perderam grande parte do sabor, da potência e da cor, sendo o motivo por que são requisitados nas panelas.
A boa notícia é que a pessoa que consome o alimento temperado com condimento “estragado” não passa mal. Isso só quer dizer que o alimento não será tão saboroso quanto o esperado.
Extintor de incêndio
Você tem que dar atenção até ao prazo de validade do extintor de incêndio, que pode variar conforme o país e as regulamentações locais. Mas esse é um produto que pode variar entre 5 e 15 anos.
Em geral, a atenção deve ser maior àqueles que ficam dentro o carro. Afinal de contas, o prazo de validade deles costuma ser inferior ao prazo dos extintores convencionais, que usamos em casa e em outros locais.
Um extintor de incêndio fora da validade simplesmente não funciona. Por isso, é melhor ficar de olho na validade e evitar surpresas em uma urgência.
Inseticida
Se o extintor de incêndio possui prazo de validade, você pode imaginar que outros produtos gasosos também tenham um período ideal para ser usado, como o inseticida.
Pode levar até dois anos para esse produto perder a sua validade.
Esse é um tipo de produto que, quando passa da sua validade, não serve para muitas coisas, já que seus elementos perdem as propriedades. Por esse motivo, é bom fazer a troca dele também, caso passe da validade, ou ainda investir em inseticidas caseiros.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.