Limpeza dos lençóis: qual é frequência correta e 6 formas práticas para deixá-los bem cheirosos
É super importante fazer a troca dos lençóis de cama com uma certa frequência. O principal motivo tem a ver com a saúde. Por isso, você deve dar atenção a essa tarefa doméstica, que é super simples e prática.
Você precisa saber quando trocar o lençol e é bom conhecer algumas dicas para ter lençóis perfumados.
Qual é a frequência correta para trocar os lençóis de cama?
Uma das tarefas domésticas que as pessoas mais adiam é a troca de lençóis. Porém, a grande surpresa é que você deve fazer a troca desse material toda semana ou, no máximo, a cada duas semanas.
Em especial, quando o assunto é quarto de casal, pois aí a atenção deve ser maior.
Há quem acredite que não tem problema algum manter a mesma roupa de cama, mas precisamos dizer que tem vários problemas aí.
Com o tempo, o lençol vai acumulando poeira e sujeira, o que não é nem um pouco legal, considerando é o lugar onde se dorme. Isso acaba se tornando prejudicial à saúde.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Alguns dos problemas de saúde que podem ser desencadeados por essa falta de troca de lençol são: bronquite, asma, rinite, crises alérgicas, podendo causar até infecções por bactérias.
Outra coisa que você precisa saber é que, ao trocar o lençol, você está contribuindo para a durabilidade das peças. Por esses motivos que comentamos, você precisa ter muita atenção sobre a necessidade de trocar lençóis com uma certa frequência.
Estas 6 práticas são indispensáveis para deixar os lençóis cheirosos
A seguir, você vai ficar por dentro de 5 práticas que vão te ajudar a ter um lençol bem cheiroso para dormir.
Escolher bem o material
Não é legal simplesmente pegar um lençol que você acha bonito e colocar na cama do seu quarto. O que você deveria fazer era considerar o clima que você vive. Isso porque, no período da noite, seu corpo está mais propenso a suar, o que faz o lençol ficar sujo mais rápido.
Se o material for muito pesado para o clima, é melhor repensar na escolha, caso a ideia seja ter um lençol perfumado.
Lavar corretamente
Outra coisa que você precisa fazer, pensando em ter lençóis cheirosos para conseguir dormir tranquilamente, é lavar o material seguindo as instruções do fabricante. Ou seja, lembre-se de usar produtos próprios para o tecido.
Veja também: Surpreenda-se com os inúmeros usos do limão na limpeza de casa!
Deixar secar bem
Uma atitude bem importante é deixar o lençol secar bem ao sol. Apenas recolha a peça quando sentir que ela está completamente livre de umidade. Além disso, dentro do possível, é uma boa ideia procurar passar as roupas de cama. Para isso, você irá precisar de água de passar, que pode ser preparada com:
- 250 ml de água filtrada;
- 250 ml de álcool líquido;
- 1 colher de sopa de amaciante.
Quem não gosta de passar roupa de cama, vai ter a possibilidade de jogar os lençóis direto na secadora, já que o calor da máquina pode remover partículas de poeira e outras impurezas. Sobretudo, ajuda a fazer com que fique macio e cheiroso.
Manter o material guardado em local específico
Mais do que se preocupar com o ato de lavar um lençol de cama da maneira adequada, você também tem que pensar no jeito que irá manter esse material armazenado.
Nessa hora, você deve considerar a importância de mantê-lo distante da poeira e dos ácaros. Para isso, use embalagens que permitem a ventilação. Dá para pensar em sacos de TNT, em especial no caso daquelas peças que irão ficar por mais tempo no guarda-roupas, como colchas e edredons, que ficam sem uso em estações mais quentes.
Comprar em lojas confiáveis
A melhor forma de comprar materiais de qualidades, feitos com materiais resistentes e hipoalergênicos que são bem seguros, é procurar lojas de confiança.
Em geral, os materiais de qualidade acabam oferecendo maior durabilidade e conforto à sua cama. Além de tudo, comprar em lojas confiáveis ainda tende a render uma roupa de cama que dará um certo charme ao ambiente.
Trocar semanalmente
É importante fazer a troca dos lençóis de maneira regular por uma questão de higiene, e também acaba sendo uma prática bem interessante para quem deseja ter uma cama bem gostosa, com lençóis cheirosos, para dormir.
Por isso, se você quer melhorar a qualidade do seu sono por meio do aroma dos lençóis, faça essa troca sempre que possível.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.