Hábitos NADA higiênicos que você comete na cozinha: PARE AGORA MESMO
Qualquer pessoa pode desenvolver hábitos nada higiênicos na cozinha. Ninguém é perfeito e essas atitudes precisam ser interrompidas o mais rápido possível, especialmente se você deseja ter mais segurança alimentar ou se divide esse espaço com alguém.
A cozinha é um dos ambientes mais movimentados de sua casa, por isso, a contaminação alimentar é algo muito comum.
Para reduzir esses problemas, analise os hábitos nada higiênicos que citamos abaixo e veja se você pratica algum em sua cozinha (e faça um esforço para parar logo e mudar).
Usar a bancada como tábua de corte
Esse é um dos hábitos nada higiênicos que você pode estar cometendo na cozinha. Usar a bancada ao invés de uma tábua de corte apropriada para cortar legumes ou outros alimentos é algo totalmente errado.
Mesmo que seja apenas por preguiça e economia na lavagem de mais um item, saiba que cortar alimentos na bancada é ruim para as facas e para a própria superfície. Sem contar a possibilidade de contaminação.
Existem modelos de tábuas de corte que possuem bom espaço e não escorregam. Caso não queira comprar um, pelo menos use um prato ou mesmo um guardanapo.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Apenas se lembre que se alguém de sua casa tiver sensibilidade alimentar ou alguma necessidade dietética, é útil designar uma tábua de corte para certos alimentos.
Usar a mesma esponja para tudo
Especialistas surtam com esse tipo de atitude: usar uma só esponja para limpar a louça suja, bancadas, comida que cai no chão… não há nada mais anti-higiênico do que isso.
Claro, muitas pessoas podem ver lógica no uso da mesma esponja para limpar a louça e os respingos de comida, afinal a esponja tocaria nessas coisas de qualquer maneira na hora da lavagem.
Pelo contrário: você só está espalhando bactérias de sua bancada ou eletrodoméstico para sua louça. Fora que sabemos bem que a esponja é um dos itens mais sujos da casa e acumula um número impactante de bactérias.
Portanto, invista em dois produtos diferentes ao limpar sua cozinha e lavar a louça. Você pode até ser mais sustentável e apostar em substitutos para a esponja.
Usar utensílios de metal em panelas antiaderentes
Além de ser um dos hábitos nada higiênicos mais comuns, é também um alerta: panelas e frigideiras com revestimento danificado podem trazer malefícios para sua saúde!
Isso porque os produtos químicos podem facilmente se misturar aos alimentos, prejudicando seu organismo a longo prazo, ainda mais se ingeridos em excesso.
Dessa maneira, utensílios de metal não devem ser usados em panelas e frigideiras antiaderentes.
Uma recomendação prática e segura é adquirir utensílios de silicone.
Veja também:
Quando é hora de trocar o jogo de panelas?
Negligenciar a limpeza e organização da cozinha
Vamos ser honestos: a limpeza e organização da cozinha não é apenas das partes que você vê regularmente. Prateleiras mais altas, partes internas dos armários, etc. são áreas que precisam de atenção também.
E nada de ter uma “gaveta de lixo”, isto é, de alimentos que você simplesmente ignora por meses e quando vai ver já estão todos fora de validade. Que desperdício de comida e dinheiro, não é?
Limpar e organizar sua cozinha são tarefas importantes, então se pergunte se está usando aquele eletrodoméstico que fica todo dia em sua bancada – ou se pode guardá-lo em algum armário.
O fogão precisa de uma limpeza? Limpe!
Utensílios estão desgastados? Troque-os!
Há louça na pia? Nem que seja um enxágue rápido para colocar na máquina de lavar louça depois, mas faça!
Usa o mesmo pano de prato para secar tudo? Pare e deixe que eles sequem ao ar livre!
Sua saúde agradece, afinal evita o surgimento de microrganismos tanto com essa falta de higienização quanto com a presença de bagunça.
Lavar as mãos em poucos segundos
Quando se trata de lavar as mãos na cozinha, um enxágue extremamente rápido não resolve! E esse é um dos hábitos nada higiênicos que você precisa aprender a parar ainda hoje.
É indicado que o enxágue das mãos aconteça com água morna e sabão por pelo menos 20 segundos antes e após o manuseio de qualquer alimento cru, assim como entre outras tarefas, como na hora de servir a comida, tocar em pratos ou utensílios, e, obviamente, espirrar, tossir ou tocar seu rosto!
Ter animais de estimação na cozinha
A presença de animais de estimação em casa favorece nossa saúde física e mental, mas é um empecilho para ela quando se trata da cozinha e na preparação dos alimentos.
Procure não permitir que seu pet fique no balcão, mesa ou perto de você na hora que está cozinhando, pois germes, bactérias, pelos e qualquer outra partícula aleatória pode acabar caindo em sua comida.
E não esqueça de higienizar suas mãos caso fizer carinho no seu amiguinho antes de voltar sua atenção para as refeições!
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.