5 truques para acelerar o crescimento de suas plantas
Existem técnicas que ajudam a acelerar o crescimento de suas plantas, muito embora saibamos que cuidar desses seres vivos é sinônimo de paciência, onde deveríamos respeitar o tempo delas.
Porém, como ter plantinhas em casa deixa qualquer ambiente ainda mais encantador, é normal querer que elas cresçam com mais rapidez graças aos seus cuidados.
Acompanhe para descobrir algumas soluções que parecem óbvias, mas realmente podem auxiliar a acelerar o crescimento de suas plantas.
Por que suas plantas não crescem?
Cada planta tem seu próprio ritmo, necessidades e ciclos que você precisa compreender.
Entretanto, muitas vezes você pode pensar que sua planta não está crescendo, quando a verdade é que ela está crescendo mais devagar do que o normal por não estar em condições adequadas que a estimulem e garantam seu desenvolvimento.
Ou seja, para uma planta se desenvolver, crescer e prosperar, é necessário que ela viva em uma atmosfera que recrie o mais próximo possível das condições de seu local de origem, seja dentro de casa, seja em seu jardim.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Isso não significa que você precisa praticamente criar uma selva dentro de casa (se bem que o conceito Urban Jungle está em alta), mas você deve fornecer as condições necessárias para a planta sentir vontade de crescer – são todos os cuidados relacionados: umidade, regas, iluminação, etc.
Nesse sentido, as dicas e truques para acelerar o crescimento de suas plantas são ações simples, que visam garantir que você esteja dando a elas tudo o que elas precisam.
Como acelerar o crescimento de suas plantas?
Não desanime se notar que alguma planta demora demais para crescer. Siga essas dicas para fazer com que ela comece a se sentir à vontade de novo!
Use vasos plásticos pretos
Em geral, os potes plásticos são ótimos para aumentar a temperatura do substrato.
Além disso, pode armazenar o calor por muito mais tempo. O preto é o complemento perfeito, pois também absorve melhor o calor, mantendo uma boa temperatura para sua plantinha.
Essa é uma dica valiosa se você mora em regiões mais frias.
Use composto e fertilizante
A maioria das pessoas acredita que as plantas não precisam de adubação, em especial se o substrato é de boa qualidade.
No entanto, o solo perde gradativamente seus nutrientes e minerais, ainda mais em vasos que são regados e renovados raramente.
É muito fácil usar somente um adubo natural, como húmus de minhoca, mas não tenha medo de apostar em outras opções.
Um bom fertilizante pode fortalecer sua planta e fornecer todos os nutrientes que ela precisa.
Prefira fertilizantes líquidos
Aliás, utilize fertilizantes líquidos, pois eles são de ação mais rápida, de fácil absorção e excelentes para casos “emergenciais”.
Em contrapartida, esse tipo de fertilizante exige aplicações mais frequentes.
Tenha muito cuidado com a quantidade, frequência e concentração. Isso porque caso você ultrapasse a dosagem recomendado, a planta pode sofrer queimaduras e até morrer.
Veja também:
Cuidados com plantas no período de dormência
Pratique a germinação expressa
Para sementes que você deseja crescer imediatamente, há um truque simples e ecológico.
Primeiro, pegue um recipiente de plástico transparente, daqueles que você feche apertando as pontas e que demora um pouco para abrir.
Com um objeto pontiagudo (um prego, por exemplo), faça furos na tampa para permitir a passagem de ar. Encha o fundo com substrato universal e plante as sementes. Borrife com água e feche a tampa.
Depois, deixe esse recipiente em um local ensolarado.
Por que esse truque é útil? O recipiente funciona como uma estufa e faz com que as mudas brotem muito mais rápido, pois o ambiente é quente e úmido.
Você pode ainda usar garrafas plásticas para colocar a muda.
Faça troca de vaso conforme necessário
O tamanho do vaso determinará quanto espaço sua planta terá para expandir suas raízes e se desenvolver ainda mais.
Se a planta cresceu e as raízes estão enroladas no vaso, projetando-se de cima para baixo, sem chances de continuar se desenvolvendo, não terá nem substrato para se alimentar.
Por isso, é crucial trocar o vaso de sua planta com regularidade, renovar o substrato e dar a ela espaço para ser e crescer.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.