Mudas da zamioculca: 3 jeitinhos simples para propagar sua planta
Entenda como fazer mudas da zamioculca por meio de 3 métodos simples: estacas de caule, estacas de folhas e por divisão.
Essa planta é conhecida por ser fácil de cuidar e por trazer beleza aos ambientes, por isso, fazer mudas da zamioculca também é um processo simples.
Na realidade, é possível realizar a propagação da zamioculca por meio de três formas diferentes: estacas de caule, estacas de folhas e divisão.
Além disso, saiba que você pode fazer tais mudinhas em qualquer época do ano, no entanto, é interessante que a planta esteja crescendo de forma ativa (o que geralmente acontece nos meses de primavera e verão).
Tenha em mente que, seja qual for o método escolhido, é preciso ter paciência, pois pode levar alguns meses até que você tenha uma planta completamente nova.
Mudas de zamioculca com estacas de caule
Fazer mudas da zamioculca através das estacas de caule é bem prático e inclusive é ótimo para plantas de todos os tamanhos.
Siga o passo a passo para realizar do jeito certo:
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
- Com uma tesoura de poda, corte um caule de sua zamioculca em direção à base dele;
- Num pequeno recipiente de vidro com água, coloque as estacas. A água deve cobrir o fundo das estacas. Após, deixe o recipiente em um local que receba luz forte indireta, como no parapeito da janela, e troque a água a cada poucas semanas.
- Quando as mudas desenvolverem rizomas e raízes (com pelo menos 2,5 centímetros), o que pode demorar uns 3 ou 4 meses, é hora de você fazer o replantio no solo ou em um vaso.
Para isso, use terra bem drenada e regue as mudas de zamioculca recém-plantadas, permitindo que o excesso de água escorra do vaso.
Por fim, deixe a muda de zamioculca em um espaço com luz indireta. A rega deve acontecer somente quando o solo estiver completamente seco.
Veja também:
Por que sua zamioculca não está crescendo?
Mudas de zamioculca com estacas de folhas
Esse método é bom para plantas pequenas que não têm muitos caules de sobra. Então, tudo o que você vai precisar é de uma folha saudável da zamioculca (embora a dica seja começar com várias folhinhas por vez).
Isso porque esse jeitinho de propagar zamioculca é menos confiável do que o anterior.
De toda forma, não perca as esperanças: é possível ter mudas da zamioculca com uma única folha, mas seja paciente e divirta-se vendo o crescimento dela.
Veja como fazer:
- Corte uma ou mais folhas da zamioculca com uma tesoura de poda o mais próximo possível do caule (tente tirar um pouco do caule a cada corte). Como dito, as taxas de sucesso variam, então comece com 3 a 5 folhas.
- A seguir, encha um recipiente com terra bem drenada e coloque as folhas no solo com a base da folha empurrada para baixo no solo e o topo assentado acima da superfície. Regue as folhas com cuidado para que o solo fique úmido, mas não encharcado.
- Coloque o recipiente em um local quente de modo a receber luz indireta e brilhante (igualmente, no parapeito da janela é a melhor aposta).
- Procure regar as mudas da zamioculca conforme notar que o soco está seco.
Após uns 3-4 meses, as folhas começarão a desenvolver pequenos rizomas e raízes na base. Com um cuidado contínuo, pequenos brotos irão crescer dos novos rizomas.
Mudas de zamioculca por divisão
Essa é a maneira mais fácil de fazer mudas da zamioculca, entretanto exige uma planta madura, isto é, que já tenha múltiplos caules e rizomas.
Entenda como realizar essa tarefa:
- Remova a zamioculca do vaso com cuidado;
- Com as mãos, divida a planta separando os rizomas sob o solo, tentando quebrar o mínimo possível de suas raízes durante o processo;
- Feito isso, replante as novas mudas em vasos separados.
Lembre-se de usar um solo bem drenado (que tenha orifícios de drenagem). A preferência para o plantio de zamioculca é optar por vasos de plástico ou terracota.
Coloque as plantinhas de volta ao local original e faça a rega. A rega pode ser desnecessária caso você tenha feito isso antes de dividir sua zamioculca, já que a regar demais não é legal.
Esclarecendo dúvidas a respeito da zamioculca
Além da dúvida de como plantar e cultivar uma zamioculca em um vaso ou no jardim, é provável que você também tenha outras dúvidas a respeito da planta. Vamos responder algumas delas a seguir.
- Zamioculca é venenosa: sim. A zamioculca é uma planta tóxica, e se for ingerida pode causar sérios problemas à saúde. Portanto, é bom deixá-la longe de animais e de crianças.
- Significado espiritual da planta zamioculca: Segundo o Feng Shui, acredita-se que a zamioculca tem a capacidade de absorver e eliminar energias negativas do ambiente, e, ao mesmo tempo, atrair prosperidade. Isso faz com que ela seja conhecida como a planta da prosperidade ou a planta da fortuna.
- Qual é o preço de uma zamioculca: o preço de uma zamioculca pode variar bastante dependendo de onde você a comprar e do tamanho da planta. Mas a grande maioria das zamioculcas podem ser encontradas à venda na internet por volta dos R$ 50 a R$ 60 reais.
- A planta zamioculca gosta de sol: Assim como várias outras plantas, a Zamioculca não gosta de sol direto, pois isso causa queimaduras nas suas folhas, podendo prejudicar a saúde da planta.
- Zamioculca dá flor: Sim, a planta possui flores, mas ela pode levar de 6 a 8 meses até suas flores surgirem.
- Superstições envolvendo zamioculca: Acredita-se que essa planta possa atrair boas energias para casa, segundo o Feng Shui, enquanto ela afasta as negativas. Inclusive, algumas pessoas criam a zamioculca na porta de casa para que os efeitos sejam mais significativos e aparentes.
- Cuidados com a planta zamioculca: A planta pode sobreviver com pouca água, e não necessita de adubo químico, podendo se adubada com adubo caseiro. É recomendado que ela seja regada 2 ou 3 vezes por semana, e não deve ser exposta diretamente ao sol. É preciso que ela tenha pouca umidade e um solo rico em nutrientes que tenha uma drenagem adequada.
- Como plantar zamioculca no vaso: Para plantar a zamioculca no vaso, é preciso ter 1 litro de terra com 1/2 litro de areia e 1/2 litro de húmus de minhoca. Faça uma mistura de todos os ingredientes e coloque a planta no centro do vaso. Certifique-se que o vaso tenha buracos para drenar a água.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.