Por que minha orquídea não floresce? Razões comuns e como saber se ela dará flor
É frustrante ficar observando e ver que sua orquídea não floresce ou ainda quando ela até desenvolve botões, mas logo eles murcham e caem sem nunca abrir.
No entanto, muitos problemas que impedem o florescimento das orquídeas podem ser resolvidos com pequenas atitudes.
Não deixe de ler: Flores da orquídea caem? Existem 6 razões por trás disso! Conheça-as!
Entenda quais são as razões que explicam porque sua orquídea não floresce, como mudar isso e ainda como saber se ela dará flor!
Não recebe luz suficiente
Esse pode ser o principal motivo pelo qual sua orquídea se recusa a florescer (ou reflorescer também).
Grande parte das variedades de orquídeas gostam de condições claras, mas não de sol direto. Por isso, se sua orquídea nunca vê um pouco de luz e permanece num espaço mais escuro da casa, procure fazer uma troca de lugar para que ela floresça.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Recebe luz demais
Por outro lado, se sua orquídea está sob sol pleno, sua plantinha pode sofrer queimaduras e a própria supressão das flores.
Até mesmo dentro de casa, se você estiver mantendo a planta em uma sala onde as luzes ficam acesas 24 horas por dia, saiba que a orquídea também sofre. Procure deixá-la em um local onde ela possa passar pelo ciclo de luz natural.
Variações de temperatura
Esteja ciente que as orquídeas preferem temperaturas quentes.
Porém, para desencadear a floração a planta precisa experimentar um diferencial de temperatura.
Nesse caso, procure expor suas orquídeas a temperaturas noturnas 10 °C mais frias do que as diurnas por duas semanas no início da estação de floração.
Veja também:
Sinais que indicam que sua orquídea está morrendo
Necessidade de fertilização adequada
Talvez sua orquídea não floresce justamente pela falta de nutrientes no solo.
Isso pode ser resolvido facilmente oferecendo um fertilizante apropriado – a melhor recomendação é utilizar um produto sem ureia.
Raízes que precisam de mais espaço
As raízes de sua orquídea podem sufocar pela falta de oxigênio, que se torna insuficiente.
Entretanto, nem todas as orquídeas se ressentem disso e param de florescer por conta disso. Inclusive, certas variedades preferem ficar presas à raiz e florescem apenas quando parecem que estão prestes a ser estranguladas por seus vasos. Incrível, né?
A sugestão é que você avalie o sistema radicular de sua orquídea – se elas parecem marrons ou o solo está parecido com aquele do jardim (em termos de densidade), é hora de replantá-la.
Excesso de água
Se você está dando muita água à orquídea, a falha na floração é consequência óbvia. E não apenas isso: sua planta pode ter um declínio rápido e morrer.
Essa planta exige que o solo seque entre as regas, então nunca deixe o vaso encharcado de água.
Falta de água
Em contrapartida, da mesma maneira que muita iluminação e falta de iluminação, há também controvérsias no excesso e na falta de água para sua orquídea.
Se sua planta ficar muito seca, as folhas irão tirar água dos brotos em desenvolvimento para se autopreservar. Desse modo, o que vai acontecer? Os botões amarelam, murcham e caem, um a um, enquanto a planta puxa a umidade de volta para as raízes e folhas.
Tanto para o excesso quanto para a falta de água, procure criar um calendário de regas para que esse erro não aconteça mais.
Como saber se a orquídea dará flor?
Sua orquídea não floresce, mas com as técnicas acima (e um pouco de paciência) sua planta pode dar flores em breve.
Afinal, como saber se ela dará flor? Em primeiro lugar, conheça a espécie que você possui.
Isso porque algumas orquídeas florescem a cada poucos meses, como a orquídea Vanda, enquanto outras podem florescer apenas uma vez por ano.
Depois, fornecendo as condições certas para a planta, elas seguem com seu “cronograma” de floração.
Uma orquídea saudável produz uma espiga de flor na base da planta.
Em orquídeas aéreas, você pode confundir a própria raiz com um espigão. À medida que a raiz ou espiga cresce, você conseguirá identificar o que é: as raízes têm pontas arredondadas e crescem sob as folhas, enquanto as espigas têm pontas mais alongadas com botões de orquídeas e crescem entre as folhas.
De toda forma, se sua orquídea produziu uma espiga, saiba que ela vai florescer, lembrando que isso pode levar de dois a três meses. Se o espigão ficar marrom e murchar, não haverá flor.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.