Dicas de uso seguro da panela de pressão e parar de ter medo dela
Domine o uso seguro da panela de pressão com nossas dicas práticas. Do funcionamento à manutenção, saiba tudo e inove na cozinha!
Se você, assim como muita gente, olha para a panela de pressão com um misto de respeito e receio, você veio ao lugar certo. Acredite, ela não é nenhum monstro e, quando usada corretamente, torna-se uma grande aliada no preparo dos pratos, pois há várias formas de fazer um uso seguro da panela de pressão.
Economia de gás, rapidez e uma infinidade de receitas à disposição são apenas alguns dos benefícios que essa panela possui. Então, preparado(a) para saber como fazer um uso seguro da panela de pressão? Vem com a gente!
Como a panela de pressão funciona?
O segredo da panela de pressão é seu fechamento hermético. Isso faz com que os vapores produzidos pelo cozimento fiquem aprisionados, aumentando a pressão e, consequentemente, a temperatura interna. Em outras palavras, a água dentro da panela pode atingir até 110°C sem começar a ferver, o que acelera o cozimento dos alimentos.
Então, sempre que ouvir o característico chiado da válvula, saiba que tudo está ocorrendo como esperado. Aliás, esse chiado é a válvula liberando o excesso de vapor, garantindo que a pressão se mantenha constante. E, para nos manter ainda mais seguros, há uma válvula de segurança que age como backup, caso a principal falhe.
Como fazer uso correto e seguro da panela de pressão?
Antes de mais anda, saiba que o uso correto começa por não encher demais a panela. Sempre respeite a marca de nível máximo ou, na falta dela, não ultrapasse 2/3 da capacidade total.
E lembre-se: a presença de líquido é essencial! Coloque os ingredientes, feche bem a tampa garantindo que a borracha de vedação esteja corretamente posicionada e leve ao fogo. E aqui vai outra dica valiosa: inicie com fogo alto até a água ferver e, ao ouvir o chiado da válvula, reduza o fogo.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Quando finalizar o cozimento, tenha paciência e aguarde a pressão sair por completo antes de abrir a panela. Se estiver com pressa, pode acelerar o resfriamento colocando a panela sob água corrente, mas só faça isso quando tiver certeza que a pressão foi totalmente liberada.
Cuidados que é preciso ter com a panela de pressão
Já ouviu o ditado “melhor prevenir do que remediar”? Isso vale em dobro para a panela de pressão. Primeiramente, NUNCA abra a panela sem ter certeza que a pressão foi toda liberada. Além disso, procure sempre por panelas com selo do Inmetro e evite crianças por perto durante o uso.
Lave todas as partes após o uso (incluindo a válvula e a borracha de vedação), substitua borrachas ressecadas ou danificadas e, caso note algum problema ou desgaste muito acentuado, é hora de considerar a compra de uma nova.
Quanto tempo leva para a panela pegar pressão?
A resposta para essa pergunta é: depende do tamanho da sua panela. No entanto, para panelas padrão de 4,5 litros, leva-se em média 20 minutos em fogo alto para ela “pegar pressão”.
Panelas maiores podem demorar um pouco mais; por isso, é sempre bom consultar o manual. E lembre-se: ao ouvir o chiado, é hora de reduzir o fogo.
Diferenças entre uma panela de pressão normal e elétrica
Enquanto as tradicionais requerem a chama do fogão, as elétricas são autônomas e possuem sistemas modernos de segurança, o que muitos consideram um avanço em relação às convencionais.
Algumas vantagens das elétricas incluem: a possibilidade de programar receitas, manter os alimentos aquecidos e, um detalhe que muitos amam: são mais silenciosas!
Porém, é claro, tudo tem seu preço. As panelas de pressão elétricas tendem a ser mais caras, mas para muitos, os benefícios justificam o investimento. Independentemente do modelo escolhido, o importante é sempre seguir as recomendações de uso e segurança.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.