Tapete azul no décor: saiba acertar na escolha e adicionar cor ao espaço
Se você deseja adicionar um pouco de cor à decoração da sua casa, mas sente um pouco de receio quanto à escolha dos elementos e cores, começar pelo tapete é uma ótima opção.
Utilizar itens de fácil mudança, como tapetes e almofadas, tornarão sua escolha mais segura, pois assim podem ser mais facilmente alterados futuramente, sem um investimento tão alto.
Por que escolher o azul?
Quando se trata de escolha de cores, o azul é uma das minhas cores preferidas para ambientes internos!
O principal motivo é que sou adepta ao design biofílico, então busco utilizar cores presentes na natureza para trazer mais bem-estar para os espaços internos. O azul está presente no céu, no mar e até mesmo em plantas.
Trazer essa cor para o seu lar irá proporcionar um ambiente calmo e sereno, trazendo mais qualidade de vida para o seu dia-a-dia. Além disso, o azul é uma cor que pode ser facilmente combinada com outras cores, como verde, rosa e laranja.
Defina o estilo do ambiente
O tapete azul pode ser utilizado em qualquer estilo de decoração, mas é preciso se atentar ao estilo do tapete no momento da compra.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Certifique-se de que esteja alinhado ao estilo do espaço de forma geral. Um tapete persa, por exemplo, funcionará melhor em um estilo de decoração mais clássico.
Use o tapete azul como ponto focal
Uma das formas de incorporar este elemento na decoração é tornando-o o ponto focal no ambiente. Isso acontece quando o restante dos móveis são neutros, em tons de branco, bege, cinza e preto.
Assim, o tapete se tornará um elemento de destaque, voltando nossos olhos para ele assim que observamos o espaço.
Escolha a tonalidade certa
O azul é uma cor versátil com muitas tonalidades diferentes, desde tons mais suaves e pastel até azuis profundos e intensos.
Escolha uma tonalidade que se adeque melhor ao seu ambiente, observando se já existe algum elemento com tom de azul, ou então se a maioria dos elementos são tons mais escuros ou claros.
É importante que o tom de azul escolhido siga a mesma linha dos tons que já existem no espaço, assim terá um ambiente mais harmônico.
Complemente com outras cores
Para deixar seu ambiente com mais personalidade, adicione outras cores que complementem o azul.
As cores que eu mais gosto de combinar com o azul são a terracota, verde e rosê.
Equilibre com texturas e outros elementos com o mesmo tom
Introduza texturas diferentes para criar dinamismo ao espaço, gerando assim maior profundidade visual e aconchego.
Adicione o mesmo tom de azul do tapete também em outros elementos do espaço como adornos, almofadas, mantas e quadros.
Tamanho adequado
Um dos maiores erros de decoração é o tamanho do tapete. Pense sempre que o tapete entra como um elemento que une os móveis do espaço, então ele deve encostar na maioria deles.
Na sala, por exemplo, o tapete precisa ser mais comprido que o sofá, e entrar pelo menos 10cm embaixo dele. Já no quarto, é preciso um tapete maior que entre embaixo da cama e cubra as laterais seguindo o alinhamento das mesas de cabeceira.
Lembre-se de que a decoração é uma forma de expressão pessoal, portanto, confie em seu gosto e intuição ao escolher a forma que irá incorporar o tapete azul na decoração do seu ambiente, seja utilizando outras cores ou tornando este o ponto focal do espaço, o que importa é que fique agradável aos seus olhos e que você se sinta bem em seu lar.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.