Por que lírio-da-paz está murchando? 6 causas e como resolvê-las
É muito triste notar que seu lírio-da-paz está murchando, não é mesmo? E é ainda mais complicado se você não sabe qual é o motivo disso.
Calma! A plantinha está sinalizando algo que não está certo em seus cuidados. Por isso, tudo o que você precisa saber é o que você anda fazendo (ou negligenciando) nessa espécie.
Confira abaixo os motivos por que o seu lírio-da-paz está murchando e como resolver cada um deles.
Falta ou excesso de água
Toda planta exige um equilíbrio perfeito em termos de rega. E com o lírio-da-paz isso é crucial.
Assim, o murchamento pode ser um sinal de que ele não está recebendo a quantidade certa de água. Se as folhas estão pendendo para baixo, é um sinal claro de sede.
Por outro lado, se você notar que as folhas estão amareladas e encharcadas, ele pode estar sofrendo de excesso de água.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Mantenha a terra úmida, mas não encharcada. Como saber quando regar? Coloque o dedo na terra até a primeira ou segunda articulação; se estiver úmida, deixe para regar mais tarde. Se estiver seca, é hora de hidratar sua plantinha.
Iluminação errada
Aqui está um segredo: lírios-da-paz adoram luz indireta. Eles são como aqueles amigos que preferem ficar na sombra durante um dia ensolarado.
Portanto, se o seu lírio-da-paz está murchando, provavelmente é um indicativo de que ele está recebendo luz direta demais! Inclusive, você poderá notar folhas amareladas ou queimadas, o que afeta todo o esplendor dessa espécie.
Encontre um local com luz filtrada, como próximo a uma janela coberta por cortinas finas. Se o seu lírio-da-paz estiver longe da luz, não se preocupe, ele ainda ficará feliz, mas pode florescer menos.
Solo estagnado
As raízes do seu lírio-da-paz precisam respirar. Um solo compactado pode dificultar o acesso das raízes ao oxigênio, resultando em folhas caídas e tristes.
Ou seja, se você não der um lar mais amplo para sua plantinha, ela poderá se sentir sufocada e o resultado serão folhas murchas.
Transplante seu lírio-da-paz a cada um ou dois anos. Use um vaso maior e um solo bem aerado. Preferencialmente, faça a troca de vaso na primavera, pois é quando a planta está mais pronta para crescer e se renovar.
Nutrientes insuficientes
Se o seu lírio-da-paz está murchando, pense se ele está recebendo uma dieta adequada, isto é, ele está com a fertilização em dia?
Caso a resposta seja negativa, é hora de mudar isso. Com o tempo, o lírio-da-paz pode ficar sem energia e “cansado” se não receber uma dose extra de nutrientes.
Por isso, alimente seu lírio-da-paz com um fertilizante balanceado durante a estação de crescimento (geralmente na primavera e no verão).
Certifique-se de seguir as instruções na embalagem, pois um excesso de nutrientes pode ser prejudicial.
Presença de pragas
Às vezes, certas pragas, como cochonilhas e ácaros, por exemplo, pensam que seu lírio-da-paz é um parque de diversões.
Infelizmente, eles sugam a vitalidade da planta, deixando-a murcha e triste.
Nesse sentido, uma inspeção regular e tratamentos naturais são a defesa da sua planta contra esses “intrusos”.
Problemas de umidade de ar
Por fim, seu lírio-da-paz está murchando por problemas de umidade. A planta adora umidade, como se estivesse numa ilha tropical.
Logo, se o ar estiver muito seco, suas folhas vão ficar pendendo, como se estivessem implorando por um pouco de umidade.
A solução é simples: crie um ambiente mais úmido ao redor da planta. Isso pode ser feito usando um umidificador, colocando-a sobre uma bandeja com pedras e água, ou até mesmo borrifando água nas folhas.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.