Apartamento antigo de 188m² ganha renovação surpreendente
Um apartamento antigo de 188m² foi revitalizado pelas mãos da arquiteta Patricia Miranda, do escritório Raízes Arquitetos. Com mais de 40 anos de história, esse apartamento precisou de mudanças para combinar com o estilo e necessidades atuais dos clientes: um casal com três crianças.
A ideia do projeto foi adaptar esse apto para garantir conforto em cada peça, além de promover otimização de cada área.
“Com um layout bastante alinhado com a arquitetura de interiores da época, o imóvel apresentava uma grande compartimentação dos cômodos e, por isso, trabalhamos não apenas a eliminação de paredes, que resultou em uma grande reconfiguração, como na realocação de alguns espaços”, Patricia lembra.
Hall de entrada
A proposta mais moderna nesse apartamento antigo de 188m² começa desde o hall de entrada.
A porta pivotante é imponente, justamente pela falta das dobradiças tradicionais.
O espaço, mesmo compacto, é funcional e conta com cabides nas paredes para dispor objetos pessoais, além de um banco baú para armazenar calçados.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Living
É curioso dizer que antes da reforma da arquiteta, a sala de jantar estava desmembrada, colocada entre a cozinha e o living – um layout nada agradável.
Nesse sentido, na hora da reforma, Patricia deu a opção de integrar ou separar os espaços, conforme a vontade dos moradores. O sonho deles, aliás, era “o de curtir a proximidade entre a família no dia a dia e, ao mesmo tempo, nas ocasiões em que recebem seus convidados”, comenta a arquiteta.
Por isso, após a revitalização, é possível notar que o living possui uma área espaçosa, com sofá, poltronas e dois balanços (paixonites das crianças e até dos adultos).
De fato, para incorporar esses elementos na decoração da sala, a arquiteta precisou avaliar alguns fatores, como a corda mais indicada e o formato do assento. “E a posição deles não foi por acaso, já que com essa localização tanto servem como assentos extras na sala, como permitem uma visão privilegiada da paisagem”, afirma.
Além disso, há nichos flutuantes na parede que dão um charme extra ao espaço.
E se a intenção dos moradores é separar a cozinha e o home office da sala de estar, basta fechar o painel de MDF de portas ocultas discretas.
Sem dúvida, é ncrível, não é?
Sala de TV com home office
Essa área é multifuncional, pois conta tanto com a bancada de trabalho para o casal como um espaço de lazer por meio da estante nichada e o sofá para assistir aos programas favoritos.
Inclusive, a bancada para o trabalho do casal está perto da janela para garantir luz natural ao máximo.
É um cômodo reservado, mas segue com o mesmo piso do living, o que gera uma sensação de continuidade.
Sala de jantar
No cômodo integrado à sala de estar, há o destaque para a mesa, que era patrimônio familiar.
A arte de combinar o passado com o presente está também na cristaleira e no relógio de parede, que são dois itens herdados pelo casal.
As cadeiras com palhinha nas pontas acompanham a mesa de jantar.
Copa e cozinha
Já nesses dois ambientes, o foco foi introduzir cores. A marcenaria é predominantemente azul com toques de madeira.
O revestimento de madeira está presente no nicho do café, nos gavetões da bancada da pia e da ilha. O material é espanhol e possui alta resistência ao calor e corte de alimentos com faca.
Ainda, a arquiteta incluiu dois cooktops – um modelo a gás e com coifa, para fazer a cocção de receitas gerais, e um modelo de indução para finalizar pratos ou ainda preparar receitas em momentos especiais.
Quarto e banheiro do casal
Um dos ambientes com grande modificação estrutural foi a suíte principal. Antes, ele possuía um closet separado por uma porta, então, removendo-a, Patricia garantiu mais amplitude e circulação.
Na decoração, o quarto conta com materiais aconchegantes, como o tijolinho que reveste toda a parede da cabeceira da cama.
Quanto ao banheiro, a base neutra dos porcelanatos no piso e nas paredes deixa o ambiente acolhedor.
O box é do estilo que vai até o teto. Já na bancada, há efeito ripado, desenhado pela própria arquiteta.
Quartos infantis
Conforme pedido dos pais, no quarto da menina a cama que já existia abraça a marcenaria que contribuiu uma beliche.
O móvel em si tem um armário, bancada de estudos e até espaço para acomodar os brinquedos. Como resultado, isso preserva o lado infantil, mas ainda abre oportunidade ao processo de crescimento da criança.
Já no quarto dos dois meninos, a beliche ajudou a criar uma cama para cada um. A cama também foi reaproveitada.
“Junto com a marcenaria, apostamos no colorido que deixou o quartinho muito mais gracioso, divertido e pronto também para as brincadeiras”, explica Patricia.
Os bancos possuem tampas que podem servir de armazenamento dos brinquedos.
Lavabo e banheiro social
No apartamento, além do banheiro destinado ao casal, há dois outros cômodos: o lavabo e um banheiro na área social.
O lavabo possui uma bancada mais estreita feita de porcelanato, visando assegurar economia de espaço. O que chama a atenção é o espelho que abrange o pé-direito completo.
Enquanto isso, o banheiro social recebeu revestimentos totalmente novos no lugar dos anteriores: há granilite nas paredes e porcelanato no piso.
Por fim, o quartzo branco na bancada trouxe um toque de neutralidade e iluminação à área.
Quais as cores usar na decoração da festa de ano novo 2025, segundo especialistas
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário