Peperômia-melancia: aprenda a cultivar essa espécie deslumbrante
A peperômia-melancia (Peperomia argyreia) é uma pequena planta popular cujas folhas são grandes para o seu tamanho e possuem um padrão de listras verdes e prateadas que lembram a casca de uma melancia. Dessa forma, é uma escolha interessante como planta de interior. Que tal aprender a cultivá-la corretamente? Siga as dicas abaixo!
Luz e temperatura ideais
A peperômia-melancia adora luz brilhante a média indireta, então coloque-a perto de uma janela, mas não sob luz solar direta.
Inclusive, ela prefere temperaturas entre 18 °C a 24 °C, e não deve ser exposta a temperaturas abaixo de 10 °C, ok?
Rega e umidade
A rega e a umidade são aspectos importantes no cuidado com a peperômia-melancia.
Como plantas tropicais, elas são muito sensíveis à quantidade de água que recebem e à umidade geral. Se você vive em uma área seca, a pulverização é essencial!
Caso contrário, só regue sua peperômia-melancia quando a camada superior do solo estiver seca.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Solo e fertilização
A peperômia-melancia se dá bem na maioria das misturas de envasamento padrão, desde que sejam bem drenantes, mas também possam reter alguma umidade.
Nesse sentido, evite solos formulados para plantas que preferem um solo mais seco, como cactos e suculentas, pois não absorverão água suficiente para sustentar a planta.
Já na relação de fertilização, a peperômia-melancia pode se beneficiar com esse processo feito de forma regular durante o período de crescimento.
Propagação e replantio
A espécie pode ser facilmente propagada por estacas de folhas, afinal, nada melhor do que ter mais do que uma versão dessa planta sensacional em casa!
E por ela ser de fácil manutenção, você não precisará replantar uma dessas plantas com muita frequência, pois elas gostam de ser um pouco limitadas pelas raízes. Legal, né?
Problemas comuns
Preste atenção a esses detalhes para um cultivo saudável da peperômia-melancia:
- Rega excessiva: a peperômia-melancia é sensível à rega excessiva.
Se ela receber muita água, as raízes podem apodrecer e a planta pode murchar ou até morrer.
- Sub-rega: igualmente, a sub-rega também pode ser prejudicial. Se a planta não receber água suficiente, as folhas podem começar a murchar e a peperômia pode eventualmente morrer;
- Pragas: a espécie pode ser suscetível a pragas como ácaros e cochonilhas.
Os ácaros são pequenos insetos que podem causar danos às folhas da planta, enquanto as cochonilhas são insetos que se alimentam da seiva, o que pode enfraquecer a planta ao longo do tempo.
- Luz solar direta: embora a peperômia-melancia goste de luz brilhante a média indireta, a luz solar direta pode queimar as folhas da planta;
- Temperaturas baixas: por ser uma planta tropical, ela não tolera bem temperaturas frias.
Se a planta for exposta a temperaturas abaixo de 10 °C, ela pode sofrer danos.
Agora que você sabe como cuidar de uma peperômia-melancia, está pronto para adicionar esta planta deslumbrante à sua coleção de plantas de interior!
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário