4 maneiras práticas de adotar o estilo étnico na decoração
Você já pensou em trazer um pouco da cultura e da personalidade de diferentes povos para a sua casa? O estilo étnico na decoração é uma forma de valorizar a diversidade e a beleza das diferentes etnias do mundo, criando ambientes cheios de vida, cor e história.
Por isso, conheça algumas maneiras práticas de adotar essa ideia sem perder a harmonia e o equilíbrio do seu espaço.
4 maneiras de ter um estilo étnico no décor
Adotar o estilo étnico na decoração não é difícil, mas requer alguns cuidados para não sobrecarregar o ambiente ou criar uma mistura sem sentido.
O ideal é escolher um tema ou uma região que você goste e se identifique, e usar elementos que remetam a essa cultura, sem exagerar na quantidade ou no tamanho.
Escolha uma paleta de cores que combine com o tema escolhido
Por exemplo, se você quer se inspirar na África, pode usar cores quentes e terrosas, como vermelho, laranja, marrom e amarelo.
Por outro lado, se você prefere a Ásia, pode optar por cores mais suaves e delicadas, como rosa, lilás, azul e verde.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Use estampas e texturas que remetem à cultura escolhida
Com tantas opções, você pode apostar em estampas e texturas geométricas, florais, animais, listras, xadrez, etc.
Aliás, use esses elementos em almofadas, tapetes, cortinas, mantas, colchas ou onde achar melhor conforme seu décor. Porém, cuidado para não misturar muitas estampas diferentes, pois isso pode deixar o ambiente confuso e poluído.
Invista em objetos e móveis que tenham um toque étnico
Cestos, vasos, esculturas, quadros, espelhos, luminárias, por exemplo, podem ser comprados em lojas especializadas, feiras de artesanato ou até mesmo em viagens que você faça.
O importante é que eles tenham uma história e um significado para você, e que combinem com o restante da decoração.
Use plantas e flores para trazer mais vida e frescor ao ambiente
As plantas e flores podem ser escolhidas de acordo com o tema ou a região que você quer homenagear. Pode ser até árduo escolher com a imensa variedade e beleza, mas veja isso como uma tarefa divertida.
E aproveite para colocá-las em vasos, jardineiras, cachepots, etc., e distribuí-las pelos cômodos da casa, criando pontos de cor e de verde!
Exemplos de estilo étnico na decoração
Para te inspirar ainda mais, separamos alguns exemplos de estilo étnico na decoração, que mostram como é possível criar ambientes lindos e originais com esse estilo. Veja só:
Estilo africano
Esse estilo se caracteriza pelo uso de cores quentes e terrosas, estampas geométricas e animais, objetos de madeira, metal e cerâmica, e plantas tropicais.
De fato, o estilo africano traz um clima de aventura e exotismo para a casa, além de valorizar a cultura e a arte desse continente.
Estilo asiático
Já esse estilo se destaca pelo uso de cores suaves e delicadas, estampas florais e orientais, objetos de porcelana, bambu e papel, e plantas como bambu, bonsai e orquídea.
Essa opção de décor traz uma sensação de paz e harmonia para a casa, além de refletir a sabedoria e a espiritualidade dessa região.
Estilo latino-americano
A aposta se dá no uso de cores vibrantes e alegres, estampas listradas e xadrez, objetos de tecido, palha e couro, e plantas como cactos, suculentas e bromélias.
O estilo latino-americano traz uma atmosfera de festa e diversão para a casa, além de celebrar a cultura e a alegria desse continente.
Estilo árabe
Por fim, temos esse estilo, que se define pelo uso de cores intensas e contrastantes, estampas de arabescos e mosaicos, objetos de metal, vidro e pedra, e plantas como palmeiras, rosas e jasmins.
Se você quer um toque de luxo e mistério para a casa, esse estilo é para você, pois ele mostra a riqueza e a beleza dessa cultura.
Quais as cores usar na decoração da festa de ano novo 2025, segundo especialistas
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário