Como cultivar a suculenta-espiral em casa: dicas e recomendações de jardineiros
A fascinante suculenta-espiral (Albuca spiralis), é uma planta que traz um toque exótico e charmoso a qualquer ambiente. A popularidade dessa espécie vem crescendo entre os entusiastas de plantas, e aqui trazemos dicas e recomendações essenciais dos jardineiros para cultivá-la com sucesso em sua casa.
Luz e Temperatura
Originária da África, essa planta perene e bulbosa exibe folhas suculentas e espiraladas de tonalidade verde-azulada, e além de interessante pela forma, adiciona um aroma suave de baunilha e manteiga durante sua floração.
Por isso, em primeiro lugar, tenha em mente a necessidade de oferecer a luz e temperatura certa para a suculenta-espiral.
É fundamental proporcionar exposição ao sol direto. Contudo, em regiões de clima mais quente, a proteção contra o forte sol do meio-dia ajuda a evitar danos às folhas.
Uma vez desenvolvidas, as folhas podem adaptar-se a ambientes internos, embora sempre com boa iluminação. O local ideal de cultivo interno é uma janela virada para o sul, livre de correntes de ar frio e fontes de calor intenso, como radiadores.
Aliás, a suculenta-espiral sobreviverá melhor em temperaturas que oscilem entre 14°C e 25°C.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Solo e Plantio
Um solo bem drenável é crucial para a saúde da suculenta-espiral.
Para isso, deve-se optar por uma mistura de terra para suculentas enriquecida com areia grossa, proporcionando um equilíbrio ideal para o crescimento do bulbo.
Na hora do plantio, assegure-se de que o bulbo esteja plantado superficialmente, com o colo exposto, evitando a sobrecarga de umidade que poderia prejudicar a planta.
Rega
A frequência de rega da suculenta-espiral varia conforme as estações do ano.
Ou seja, durante os períodos de outono e inverno, a planta se encontra em crescimento e demanda regas regulares. No entanto, tenha cuidado para permitir que o substrato seque entre elas.
Já na primavera e no verão, quando a planta vai para o período de dormência, é prudente reduzir drasticamente as regas ou até mesmo suspendê-las até o retorno do outono.
Adubação
A alimentação da sua suculenta-espiral deve ser feita com um fertilizante líquido balanceado e diluído. Aplique somente durante os meses de outono e inverno, aproveitando o ciclo de crescimento da planta.
Durante a fase de dormência, evite qualquer adubação, pois a planta não estará em condições de absorver esses nutrientes e isso poderia causar mais mal do que bem.
Manutenção da Forma Espiral
Para encorajar a característica espiral das folhas, que podem perder sua forma durante a floração ou por condições inadequadas, os jardineiros recomendam a poda do botão floral assim que ele aparecer.
Esse procedimento ajuda a planta a concentrar suas energias na manutenção das folhas espiraladas.
Além disso, é vital assegurar que a planta receba luz solar suficiente e evitar o excesso de água, já que a umidade remanescente pode levar à perda da forma das folhas.
Floração
A espetacular floração dessa suculenta tem lugar no final do inverno, e as flores amarelo-esverdeadas podem durar até 30 dias.
Como dito anteriormente, se deseja preservar a espiralidade das folhas, os jardineiros aconselham a remoção dos talos florais assim que surgirem, pois isso evita que as pontas das folhas ressequem.
Então, que tal ter essa suculenta sensacional em casa? Garantimos que será uma adição incrível à sua coleção.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário