Início » Plantando » Como Cuidar da Maranta Zebrina: 7 Dicas Práticas e Fáceis para você não errar

Como Cuidar da Maranta Zebrina: 7 Dicas Práticas e Fáceis para você não errar

Se você está procurando dicas práticas e fáceis sobre como cuidar de uma Maranta Zebrina (goeppertia zebrina), com este guia você vai ver que essa planta é uma das mais fáceis de serem cultivadas em casa.

A Maranta Zebrina, com suas folhas listradas e impressionantes, pode ser uma adição maravilhosa à sua coleção de plantas em casa, e a seguir você descobre quais são as sete dicas essenciais para manter essa planta sempre saudável e com cores viçosas.

Como Cuidar da Maranta Zebrina com 7 Dicas Incríveis

Dica 1: Iluminação Adequada

maranta zebrina

A Maranta Zebrina prospera em ambientes com luz indireta e brilhante. Evite exposição direta ao sol, pois isso pode queimar suas folhas.

Um local próximo a uma janela com bastante claridade, mas sem raios de sol é a melhor opção. Agora, se sua casa tem pouca luz natural, considere o uso de luzes de crescimento para suprir as necessidades de iluminação da planta.

Dica 2: Rega Consistente

Mantenha o solo da Maranta Zebrina úmido, mas não encharcado.

A rega deve pode ser feita 1 vez por semana, ou mais em meses mais quentes que você perceba, colocando um dedo no solo, que ele está secando muito rápido.



Apenas certifique-se de que o vaso tem boa drenagem para evitar o acúmulo de água, que pode levar ao apodrecimento das raízes.

Dica 3: Umidade do Ar

Essa planta tropical adora um ambiente úmido. Então, se você mora em locais muito secos, uma boa ideia para aumentar a umidade ao redor da sua Maranta Zebrina, é usar um umidificador ou colocar a planta em um prato com pedras e água.

Borrifar as folhas levemente com água também é uma boa prática, especialmente em dias muito secos.

Dica 4: Temperatura Ideal

A temperatura ideal para a Maranta Zebrina é entre 18°C e 24°C. Por isso, pode ser que ela não prospere muito em regiões do país que sofrem com muito frio.

Evite locais com correntes de ar frio ou calor excessivo, como perto de radiadores ou ar-condicionado, pois variações bruscas de temperatura podem estressar a planta.

Dica 5: Fertilização Equilibrada

Fertilize sua Maranta Zebrina uma vez por mês durante a primavera e o verão com um fertilizante equilibrado, específico para marantas, diluído a metade da força recomendada pelo fabricante.

Durante o outono e o inverno, reduza a fertilização para a cada dois meses, pois o crescimento da planta desacelera nesse período.

Dica 6: Poda e Limpeza

Mantenha sua planta saudável removendo regularmente as folhas mortas ou amareladas, e também galhos que podem ressecar. Além de melhorar a aparência da planta, esses cuidados também previnem a proliferação de doenças.

Use tesouras limpas e afiadas para fazer cortes limpos.

Dica 7: Replantio

cuidar de maranta zebrina

Replante sua Maranta Zebrina a cada dois anos ou quando perceber que as raízes já chegarão ao fundo do vaso em que ela está atualmente plantada.

Use um solo leve e drenante, rico em matéria orgânica e húmus de minhoca, para dar à sua planta o melhor ambiente possível para o crescimento das raízes.

CONFIRA Também: Descubra os Diversos Tipos de Maranta e Escolha a Ideal Para Ter na Sua Casa


Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes

» Veja dicas exclusivas para sua casa

É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Deixe seu comentário