Como o Telhado de Policarbonato Favorece a Iluminação Natural
A cobertura de policarbonato é uma solução eficaz para ajudar na iluminação natural em diversos tipos de construções. Combinando resistência, leveza e versatilidade, esse material tem sido cada vez mais utilizado em projetos que priorizam a economia de energia e a sustentabilidade.
Fácil de aplicar em residências e com uma série de benefícios, confira como o telhado de policarbonato pode ser uma das melhores escolhas que você vai fazer para o bem-estar da sua casa.
Como o policarbonato melhora a iluminação natural da sua casa
Por ser um material translúcido, o policarbonato permite que a luz solar penetre no ambiente de maneira muito eficiente, reduzindo a necessidade de iluminação artificial durante o dia.
Além disso, o policarbonato oferece uma resistência a impactos 30% maior que o vidro, e seu peso é consideravelmente menor, variando de duas a seis vezes mais leve.
Ou seja, esse é um material que você pode aplicar em diversas áreas escuras da sua casa como parte do telhado.
4 formas que você pode usar o telhado de policarbonato em casa
1. Para iluminar o banheiro
Existem muitas residências em que o projeto não permite a colocação de janelas no banheiro, o que costuma tornar esse ambiente muito escuro.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
O telhado de policarbonato pode ser a solução para ter iluminação natural nesse cômodo através das claraboias que permitem a passagem da luz solar.
Além do banheiro, essa solução pode ser usada em praticamente qualquer cômodo da casa em que a falta de luz natura é um problema.
2. Na garagem
Outro lugar onde você pode aplicar o telhado de policarbonato é a garagem, especialmente aquelas que são dispostas na fachada da casa.
O problema de garagens assim é que muitas vezes a cobertura acaba escurecendo o cômodo de entrada da casa. Assim, ao aplicar o policarbonato, você não sofre com esse contratempo e o cômodo continua iluminado.
3. Jardim de inverno
Para quem sempre quis ter um jardim de inverno dentro de casa, mas sofre com a baixa iluminação que pode impedir o desenvolvimento das plantas, o telhado de policarbonato é, mais uma vez, a solução perfeita.
Ele protege a parte interna ao mesmo tempo que proporciona a iluminação necessária para que sua área verde permaneça viçosa.
4. Pergolados
Para quem quer ter um pergolado coberto em casa, mas não quer abrir mão da passagem de sol, investir em telhas de vidro pode sair muito mais caro do que o policarbonato.
Além da passagem de luz, esse material costuma possuir proteção contra raios UVA, o que torna seu uso ainda mais indicado, já que pergolados podem ser áreas em que as pessoas passam um bom tempo relaxando.
Vantagens do telhado de policarbonato
Além da funcionalidade, o telhado de policarbonato possui diversas vantagens:
- Resistência: Sendo um material termoplástico, o policarbonato é extremamente resistente a impactos e intempéries. Sua capacidade de não propagar fogo aumenta a segurança das construções onde é utilizado.
- Sustentabilidade: Com cerca de 89% de transparência, o policarbonato otimiza o uso da luz solar, contribuindo significativamente para a redução do consumo de energia elétrica.
- Versatilidade: Pode ser usado com diferentes tipos de estruturas, como aço, alumínio e madeira, e em diversas aplicações, desde coberturas tradicionais até projetos personalizados.
- Fácil manutenção: Apesar da necessidade de uma instalação cuidadosa, especialmente para garantir a proteção UV, a manutenção do telhado de policarbonato é simples, requerendo apenas lavagens anuais para manter sua total transparência e eficiência.
Dicas para aplicar o telhado de policarbonato
- Escolha a espessura adequada: A espessura da chapa ou telha deve ser escolhida com base na estrutura e finalidade do projeto.
- Verifique a proteção UV: Garanta que o lado com proteção UV esteja voltado para o sol para evitar amarelamento e ressecamento do material.
- Considere o isolamento térmico: Chapas alveolares são ideais para locais que precisam de melhor isolamento térmico.
- Planeje a manutenção: Realize lavagens anuais e vistorias regulares para assegurar a durabilidade e estética do material.
CONFIRA Também: 5 Projetos de Telhados Simples e Bonitos para Melhorar Sua Casa: Soluções Acessíveis e Estilosas
Os 5 tipos de pisos que são as piores escolhas que você pode fazer, segundo especialistas na área
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário