Tendências de decoração que não vão passar de 2024 para 2025, segundo designers de interiores
Com a chegada de 2025, especialistas em decoração de interiores destacam o abandono de algumas tendências que dominaram os lares nos últimos anos.
A busca por autenticidade, funcionalidade e conexão emocional com os espaços, inclusive, estão ganhando força, o que deixa para trás modas consideradas datadas ou pouco práticas. Abaixo, exploramos as tendências que, segundo os designers gringos, estão ficando no passado. Confira!
Adeus ao branco total nas tendências decoração em 2025
A primeira tendência que deve perder espaço em 2025 é aquela que inclui espaços completamente brancos. Eles incluem paredes, móveis e bancadas nessa paleta, porém estão perdendo popularidade.
Apesar de sua estética minimalista, o excesso de branco pode tornar os ambientes frios e pouco acolhedores.
Designers apontam para o uso de tons mais quentes, materiais naturais e contrastes sutis como uma forma de trazer personalidade e conforto aos interiores.
Muito deles afirmam que as pessoas querem que suas casas transmitam aconchego e prazer, o que o branco total não proporciona.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
A falta de preservação de detalhes históricos
A desconsideração por elementos históricos em reformas também deve dar um tempo.
Especialistas defendem a preservação de acabamentos e materiais originais, como pisos e molduras, valorizando a identidade e o caráter autêntico das construções. Assim, aquela história de “derrubar tudo” pode estar com os dias contados.
Designers de Charleston, nos Estados Unidos, destacam que é possível modernizar espaços respeitando sua história. O descarte desses elementos, além de desnecessário, compromete a essência do imóvel, segundo eles.
Entre as tendências de decoração está o fim dos materiais falsos
Materiais artificiais, como madeira e pedras falsas, por outro lado, também devem estar entre as tendências de decoração que não devem permanecer.
Designers enfatizam a importância de investir em materiais de alta qualidade e autenticidade, mesmo que em pequenas proporções. Os produtos não apenas duram mais, mas também agregam valor estético e emocional ao espaço, na visão dos especialistas.
Tons de cinza perdem espaço
Após anos dominando as paletas de cores, os tons de cinza também começam a ser vistos como ultrapassados em 2025.
Designers apontam para uma preferência crescente por neutros mais quentes, verdes suaves e tons terrosos, que trazem mais vida e aconchego aos ambientes. Essa transição reflete a busca por espaços mais acolhedores e expressivos.
Reformas focadas apenas na revenda
Uma tendência que designers querem ver desaparecer é a reforma orientada exclusivamente à venda do imóvel.
Segundo os especialistas, reformar pensando apenas no mercado reduz a personalidade do espaço. Eles destacam que um imóvel com estilo e identidade não só valoriza o bem, mas também proporciona mais satisfação aos moradores.
Declínio das ilhas de cozinha grandes nas tendências de decoração do próximo ano
As grandes ilhas de cozinha, que já foram um símbolo de modernidade, estão sendo reconsideradas.
Embora chamativas, podem comprometer o fluxo e a funcionalidade do espaço. Assim, designers têm proposto alternativas, como superfícies menores ou mesas centrais, o que prioriza a eficiência e a praticidade.
Os designers ressaltam a importância do “triângulo de trabalho” na cozinha, que conecta pia, fogão e geladeira que, no entanto, é frequentemente prejudicado por ilhas desproporcionais.
Plantas abertas em baixa
Por fim, vale lembrar que a pandemia trouxe à tona a necessidade de espaços privativos, reduzindo a popularidade das plantas abertas.
Assim, tudo indica que as tendências de decoração de 2025 irão eliminar ambientes sem divisões claras, pois eles podem acabar inadequados para o trabalho remoto e o convívio familiar.
Designers sugerem então a retomada de ambientes definidos, onde cada espaço cumpre uma função específica.
E você, concorda com os designers internacionais?
Continue lendo por aqui: Esses são os itens fora de moda em 2025 na decoração da sala de estar
Quais as cores usar na decoração da festa de ano novo 2025, segundo especialistas
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário