As piores escolhas de cores para a sua casa em 2024, segundo especialistas
A escolha das cores para uma casa diz muito sobre quem mora nela e que mensagem essas pessoas querem transmitir. Por isso, para 2025, é necessário escolher com cautela quais tons irão definir o ambiente.
É que as tendências de decoração alertam sobre algumas cores que podem não funcionar da melhor maneira, desvalorizando o imóvel ou criando um ambiente desconfortável. Confira a lista das cores que devem ser evitadas na sua casa para 2025.

1. Vermelho intenso
O vermelho vibrante é unanimemente apontado como um dos piores tons para pintar paredes, especialmente em ambientes como salas e cozinhas.
É que esta cor é associada a emoções como raiva e tensão, o que pode causar desconforto no ambiente. Além disso, para ambientes reduzidos, este tom pode parecer que o espaço é menor ainda. o
2. Verde limão
O verde limão tom brilhante e saturado é considerado visualmente agressivo e difícil de combinar com outras cores ou estilos de decoração.
Segundo especialistas, o verde limão é frequentemente rejeitado por compradores, especialmente em quartos ou áreas sociais, por ser cansativo e incompatível com um ambiente relaxante.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
3. Amarelo brilhante
O amarelo é uma cor viva e deve ser usada com cuidado tanto na pintura quanto na decoração. Em casos de tonalidades mais intensas, essa escolha pode ser vista como estimulante demais.

Também não é recomendado o amarelo em locais de relaxamento ou socialização – como salas e quatros. Dados da Zillow mostram que esse tom pode diminuir o valor percebido de um imóvel em milhares de dólares.
4. Pêssego e rosa empoeirado
Tons como o pêssego e o rosa empoeirado são frequentemente associados a uma estética ultrapassada, lembrando decorações das décadas de 1980 e 1990. Esses tons, quando usados em excesso, podem dar a impressão de que o espaço está datado ou “empoeirado”, como apontam os especialistas em design.
5. Turquesa e laranja saturado
Cores vibrantes como turquesa e laranja, que foram tendências em anos anteriores, vão cair em desuso a partir de 2025. Esses tons são vistos como “difíceis de conviver” devido ao excesso de energia visual que trazem para os ambientes. Especialistas recomendam evitá-los em paredes grandes ou áreas de uso frequente, como salas e quartos.

6. Branco frio e estéril
O branco é uma cor comum usada em ambientes, e geralmente está associado a uma estética simples em minimalista. No entanto, tons de branco excessivamente frios são cada vez mais criticados por criarem um ambiente estéril e impessoal.
Em 2025, os designers priorizam brancos mais quentes e acolhedores, que adicionam charme e personalidade ao espaço.
7. Pantone 448 C (Opaque Couche)
Conhecida como “a cor mais feia do mundo”, a Pantone 448 C — um tom de marrom esverdeado opaco — foi originalmente criada para desencorajar o hábito de fumar, sendo utilizada em embalagens de cigarros.
Em residências, esse tom transmite uma sensação de sujeira e desânimo, tornando-o uma das piores escolhas para qualquer ambiente.
Para quem quer criar um espaço harmonioso e aconchegante, o ideal é passar longe dessas cores citadas acima. Especialistas em decoração recomendam paletas neutras, quentes ou inspiradas na natureza para um equilíbrio perfeito no ambiente.
Decoração minimalista: designer revela 3 tons de cores que transformam qualquer ambiente
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário