Alisso ou flor-de-mel – Características, Decoração e Cultivo!
Alisso, conhecida também como flor-de-mel, é uma herbácea nativa do continente europeu, principalmente das nações que estão situadas próximas ao Mar Mediterrâneo.
Essa é uma opção de planta bastante popular para jardins por ser delicada e bem bonita. Seu aroma é semelhante ao mel (por isso o nome) e atrai tanto adultos quanto crianças para perto dela.
Conheça os principais aspectos dessa interessante planta e como cultivá-la na sua decoração de ambientes internos ou externos!
Características do alisso
O alisso se destaca por seu tamanho – é porte pequeno, atingindo no máximo 20 centímetros e diâmetro de 40 centímetros.
De ciclo anual, essa planta tem um caule macio que não facilita crescimentos secundários, ou seja, o alisso irá nascer, crescer, se reproduzir e morrer dentro de um período de um ano.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Por isso, é considerada uma planta anual porque a partir do seu segundo ano, ela irá ficar cheia de galhos secos e desorganizados que irão se quebrar ao simples toque.
O caule é sutilmente lenhoso, composto por folhas estreitas e lanceoladas (em forma de lança) que podem ter coloração esbranquiçada. Além disso, as folhas são cobertas por pelos brancos e são de persistência permanente.
Suas inflorescências garantem uma produção vasta de flores, fazendo com que elas formem cachos redondos (parecidos com buquês mesmo).
As flores são bem pequenas, com cerca de 4 pétalas cada uma. Além do perfume agradável e doce que lembra o mel, elas podem ser encontradas principalmente na coloração branca, mas você também poderá compor sua decoração com os tons de rosa, roxo, lavanda, rosa claro e laranja.
Os climas favoritos do alisso são o mediterrâneo, tropical, subtropical e temperado. O florescimento do alisso acontece na primavera e no verão. Algumas variedades podem florescer inclusive no outono.
Por curiosidade, a beleza do alisso é tanta que um nome bem sugestivo na língua inglesa para essa planta é carpet-of-snow, que significa “tapete-de-neve”, em especial fazendo referência a sua variedade branca.
[VEJA TAMBÉM: BASTÃO DO IMPERADOR]
Decoração e cultivo de alisso
Por preferir um local que tenha tanto meia-sombra quanto sol pleno, o alisso é uma espécie de planta perfeita para jardineiras (combinando-a com outras flores ou mesmo de forma isolada), assim como em canteiros, bordaduras, maciços e em vasos.
Na realidade, o principal uso do alisso é em forração, ainda mais na sua variedade branca.
Em vasos suspensos, o alisso cria um efeito incrível, pois os caules, conforme forem crescendo, acabam pendendo pelas bordas do vaso, criando uma espécie de cascata de flores.
Nas bordaduras e maciços, o alisso promove um ar mais campestre ao jardim!
De toda forma, preze por um solo misto de terra de jardim e terra vegetal, respeitando a luminosidade necessária para o desenvolvimento e crescimento da planta.
Quando o clima for frio, tenha certeza de que o alisso irá ter pelo menos 4 horas de sol direto. Por sorte, a planta é tolerante às geadas e ao inverno.
Lembre-se das regas regulares – nos dias quentes, a irrigação será duas vezes por semana, enquanto que no período de frio uma vez por semana já será suficiente.
A propagação do alisso acontece por divisão de touceiras e estacas de galhos, mas também pode ser feita através das sementes.
Você se encantou com o alisso? As fotos acima comprovam o charme que essa flor pode fornecer ao seu espaço! Siga as dicas de cultivo e comente conosco sua opinião.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário