Como valorizar ambientes com teto baixo? Saiba esses truques para otimizar o espaço da melhor forma
Descubra como valorizar cômodos com teto baixo e adote nossas dicas para ter espaços mais agradáveis em seu lar
O teto baixo é comum em imóveis, principalmente em apartamentos novos. O problema é que quanto mais baixo o teto for, menor a sensação de conforto que se tem ao usar o cômodo.
No entanto, existem formas de valorizar ambientes com teto baixo, conseguindo otimizar o espaço, dar uma impressão visual de amplitude e deixar a área muito mais agradável. A seguir, você confere quais são as principais!
Pinte teto e paredes com a mesma cor
Uma das formas de se ter impressão de amplitude é pintar o teto e as paredes do cômodo da mesma cor. Desse modo, tem-se a sensação de unidade visual, como se fosse um espaço contínuo, com superfícies longas.
Veja também:
Como decorar parede branca?
Aposte em cores claras
Outra forma de causar a ilusão visual de amplitude é com o uso de cores claras, preferencialmente o branco. O motivo disso é simples: tais tonalidades refletem melhor a luz, o que dá a impressão de que o cômodo é maior.
Gosta de decoração colorida ou com tons sóbrios? A dica é que mantenha o branco de forma predominante no cômodo, inserindo pequenos elementos coloridos na decoração para dar toques de cor a ela. Você pode, por exemplo, usar almofadas coloridas na sala.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
- 》Móveis de ferro na decoração: saiba como incluir esses estilos em sua casa com ideias surpreendentes
- 》Como reformar o banheiro gastando pouco? Aprenda esses segredos e transforme a decoração sem dor no bolso
- 》5 tons pastel na decoração: aprenda como usar essas cores nos ambientes de maneira inspiradora
Coloque listras verticais nas paredes
O uso de listras verticais é interessante porque elas dão a impressão visual de que a parede é mais alta. Assim, tem-se a sensação de que o teto não está próximo do piso.
Mas como usar listras verticais na parede? Existem diferentes formas de fazer isso, sendo a pintura uma das principais. Você pode fazer listras usando tintas, de preferência em tonalidades claras.
Outra forma é usar papel de parede ou adesivos com estampas de listras. Se preferir, há uma alternativa igualmente eficaz, a de uso de revestimentos ou painéis de madeira com peças na vertical, como a versão ripada.
A diferença da madeira é que ela é um material que passa sensação de conforto e aconchego para o espaço. Portanto, seu uso é perfeito para salas e quartos, garantindo um espaço agradável.
Use cortinas grandes
Ao decorar, fuja de cortinas pequenas! O foco deve ser o uso de cortinas grandes, as que vão do teto ao piso. Além disso, prefira os modelos que cobrem a parede inteira e não somente a janela ou porta.
Dessa forma, evita-se recortes visuais na decoração, o que pode causar a impressão de que o espaço é pequeno. A cortina grande dá sensação de alongamento, como se o pé direito fosse maior e o teto não fosse baixo.
Para reforçar ainda mais essas características, aposte numa cortina branca ou em uma cor clara, próxima da que é utilizada na parede. Assim, tem-se a impressão de que o espaço é maior.
Utilize a iluminação a partir do piso
Para criar um efeito de pé direito alto e teto amplo, use luminárias a partir do piso. Neste caso, transfere-se a atenção do teto para a área horizontal do cômodo.
Além das luminárias, você pode apostar em um sistema de iluminação com luzes embutidas no piso ou nas paredes, na parte inferior delas, ajudando a modernizar a decoração.
Tenha um cuidado extra com os móveis
Na decoração de ambientes com teto baixo, indica-se que tenha um cuidado especial com a escolha dos móveis. O ideal é que tenham pés pequenos, o que ajudará a ter uma impressão de pé direito alongado.
Além disso, evite o excesso de peças. O recomendado é que escolha somente móveis essenciais para o cômodo, pois colocar muitos itens na área dá a impressão de bagunça e de espaço reduzido.
Na sala, por exemplo, mantenha somente o sofá, mesas laterais ou central e o rack para TV. Se sobrar espaço, insira uma poltrona para aumentar o número de assentos disponíveis.
Para ter mais espaço para guardar e organizar objetos, indica-se que invista em móveis multifuncionais. Tais alternativas têm mais de uma função e normalmente oferecem espaço extra para manter itens que não são usados com frequência.
Cuidado na escolha de quadros
Quer usar quadros na decoração? Neste caso, indica-se que prefira os pequenos, para garantir uma proporção visualmente agradável.
Se quiser usar quadros grandes, a dica é que aposte numa arte que tenha como cor predominante a da parede. Assim, cria-se um efeito de alongamento, sem cortar visualmente a superfície.
Entenda a origem das cores Vermelho e Verde na decoração do Natal
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário