Faça uso do “azulejo de metrô” DESSAS MANEIRAS e transforme a decoração do lar
Confira dicas para usar o azulejo de metrô como revestimento em seu lar e transforme diferentes espaços!
O azulejo de metrô tornou-se uma tendência em revestimentos para casas, especialmente em cozinhas e banheiros, ajudando a transformar essas áreas.
Se você ainda não conhece essa opção, não se preocupe! A seguir, você descobrirá o que é o azulejo de metrô e formas de utilizá-lo para dar um novo visual à sua casa. Acompanhe!
O que é o azulejo de metrô?
O azulejo de metrô é um azulejo pequeno, geralmente branco, embora também exista em outras tonalidades. Ele é comumente encontrado em estações de metrô ao redor do mundo, especialmente em Nova York, Paris e Londres. É exatamente por isso que recebe esse nome.
Esse tipo de azulejo é uma opção perfeita para ambientes molhados, como cozinha, banheiro e lavanderia. Ele confere um toque industrial a esses espaços, ajudando a proteger as superfícies.
Esse revestimento pode ser distribuído na parede de forma horizontal, vertical ou em forma de L. Essas duas últimas opções são ideais para quem deseja sair do convencional e variar no revestimento.
Por ser um azulejo menor, ele transmite casualidade e modernidade ao ambiente. Além disso, confere um toque retrô ao espaço, valendo muito a pena adquiri-lo.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Como usar o azulejo de metrô em casa?
Existem diferentes maneiras de usar o azulejo de metrô em sua casa. A seguir, você encontrará algumas dicas que o ajudarão na aplicação, garantindo um visual incrível para a área:
1. Na dúvida, use azulejos brancos
O azulejo de metrô branco é um clássico que nunca sai de moda. Ele ajuda a transformar o ambiente, deixando-o mais claro e iluminado.
No entanto, isso não impede que você utilize revestimentos em outras cores. O ideal é considerar o restante da decoração do espaço para escolher uma tonalidade que combine melhor.
Além disso, tenha em mente que, quanto menor a área, mais claro deve ser o revestimento. Cores escuras tendem a reduzir visualmente o espaço, dando a impressão de que ele é menor.
2. Escolha o cômodo perfeito para receber o revestimento
O azulejo de metrô pode ser utilizado em qualquer cômodo, mas é uma opção ainda melhor para áreas molhadas e úmidas, como banheiro, lavanderia e cozinha.
Além disso, é normalmente instalado nas paredes, ajudando a protegê-las contra respingos de água. Procure combinar o revestimento com o mobiliário, garantindo um visual muito mais bonito.
O azulejo em si pode ser usado em qualquer parte da casa:
Falamos sobre isso nesse post!
3. Use o revestimento em lugares não convencionais
Que tal utilizar o revestimento de forma criativa, colocando-o em lugares não convencionais? Por exemplo, você pode instalá-lo em bancadas de cozinha, proporcionando um visual único e mais criatividade ao espaço.
Também dá para instalar o revestimento em ambientes integrados, como a cozinha e sala, ajudando a reforçar essa impressão de espaço único. Assim, tem-se a sensação de uma área só e de amplitude.
4. Considere instalar o azulejo na vertical ou em L
Se você quer um visual diferente na decoração, considere instalar o azulejo de metrô na vertical ou em L. Além de conferir um toque de informalidade à decoração, essa alternativa conta com outro benefício.
Ao manter os azulejos na vertical é possível ter uma impressão de pé direito maior, de efeito alongado. Portanto, essa é uma dica que funciona bem em imóveis com pé direito pequeno.
5. Acerte na cor do rejunte
A cor do rejunte faz toda a diferença ao utilizar o azulejo de metrô. O branco, por exemplo, dá um toque mais antigo para o espaço, além de deixar a área mais clara e o revestimento mais discreto.
Inclusive, o uso do rejunte branco é uma excelente opção para áreas pequenas, pois ajuda a dar maior sensação de amplitude. Para tirar a decoração do óbvio, experimente usar móveis e demais detalhes em tons pastel ou cores fortes.
Você também pode usar o rejunte preto ou em qualquer outra tonalidade escura. Neste caso, o material destaca a parede no cômodo e garante um visual mais retrô/industrial para o espaço.
No entanto, é importante que a instalação do azulejo seja bem-feita, senão há o risco de todos os defeitos se tornarem evidentes, comprometendo o resultado.
Quando se usa um rejunte marcante, a dica é apostar em móveis sem muito detalhes, para não deixar o espaço com muita informação visual.
Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.