Banheiro brasileiro x banheiro americano; entenda as diferenças
Se você já teve a oportunidade de viajar para os Estados Unidos, certamente percebeu que as diferenças culturais vão além da língua e da culinária. Um aspecto que pode passar despercebido, mas que faz parte do nosso dia a dia, é a maneira como os banheiros são projetados e utilizados.
Vamos explorar as distinções entre o banheiro brasileiro e o banheiro americano para entender como esses espaços refletem aspectos culturais e práticos de cada sociedade.
Estrutura física
O primeiro ponto de destaque são as diferenças estruturais. Enquanto os banheiros brasileiros muitas vezes apresentam um espaço compacto, os banheiros americanos costumam ser mais amplos.
Nos Estados Unidos, é comum encontrar banheiros espaçosos, com uma área dedicada para banheira e chuveiro separadamente.
VEJA ESSA
Falando nisso, o uso da banheira é muito mais comum por lá do que por aqui. É muito utilizada inclusive juntamente ao chuveiro, e neste caso, o uso de cortinas de plástico é muito comum por lá.
Outra questão muito comum relacionada a estrutura é o uso de janelas. No Brasil priorizamos a ventilação e iluminação natural sempre que possível, já os americanos são mais habituados a dispensar este elemento se necessário, e utilizar a ventilação mecânica para a circulação do ar.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Higiene
Encanamentos americanos são próprios para receber papel higiênico, o que significa que você não irá encontrar lixeira ao lado da bacia sanitária por lá. Após o uso, o papel higiênico é descartado no sanitário.
A limpeza também é feita de forma diferente. A estrutura de uma casa americana é normalmente feita em wood frame, o que significa que não há laje entre os andares. Sendo assim, não é comum jogar água diretamente no piso no banheiro – exceto no box que recebe uma camada impermeabilizante.
Design
O design americano é muito conhecido, e tem características marcantes do design provençal.
A marcenaria costuma ser executada em madeira com pintura, e as portas recebem molduras, que chamamos de portas almofadadas. Os puxadores possuem mais detalhes e os metais tendem a ser mais arredondados, com características de um design mais antigo.
Também é muito comum o uso do ladrilho hidráulico no piso e boiserie nas paredes (molduras confeccionadas com perfis rodameio), trazendo personalidade ao ambiente.
Essas diferenças, aparentemente simples, revelam as nuances culturais e as preferências práticas que caracterizam cada sociedade.
Ao entender essas particularidades, ganhamos uma visão mais abrangente das diversas maneiras como diferentes culturas abordam aspectos cotidianos da vida, até mesmo algo tão simples como o design e uso de um banheiro.
Quais plantas utilizar na decoração de Natal para dar um toque “mais verde” ao ambiente
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário