Bastão do imperador – Características e Como cultivar essa bela flor!
Flores ornamentais são as opções mais procuradas quando se pretende decorar um jardim ou ambientes interiores, afinal a variedade encontrada no Brasil se dá pelas condições climáticas ideais.
Uma dessas plantas que são bastante apreciadas e que brotam no país com muita facilidade é o bastão do imperador! Nome estranho? Então descubra mais sobre essa icônica planta agora.
O que é o bastão imperador?
Também chamada de flor-da-redenção, flor-de-cera e gengibre-tocha, bastão do imperador é uma planta originária do sudeste asiático que se destaca por ser uma espécie de gengibre.
Suas folhas são tipicamente tropicais, alongadas e amplas e com hastes que podem alcançar desde os 2 até os 6 metros de altura.
Essa planta é herbácea e perene, com inflorescências envolvidas por brácteas (folhas modificadas) avermelhadas. As flores em si se apresentam no vermelho e com lábio amarelo – são chamativas e vistosas.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Excelente flor-de-corte, o bastão do imperador tem uma única inflorescência na extremidade mais alta daquela haste longa, reta e robusta.
Essa flor cresce de forma cônica e piramidal e é justamente por essas características que recebeu o nome de “bastão do imperador”.
As variedades que você pode encontrar para compor a decoração de seu jardim ou casa são:
- Bastão do imperador vermelho
- Bastão do imperador vermelho-escuro
- Bastão do imperador branco
- Bastão do imperador rosa
- Bastão do imperador de tom marrom (quase negro)
O florescimento do bastão do imperador ocorre na primavera e verão! Depois de seu plantio, você começará a ver as flores após um ano e meio a dois anos, ok?
Tanto em jardins tropicais quanto aqueles de estilo contemporâneo, o bastão do imperador pode se fazer presente isoladamente ou em conjunto com outras plantas. Os arranjos florais também são excelentes opções de composições elegantes e que duram bastante.
Para canteiros, o cuidado com o bastão do imperador deve vir com o espaçamento entre cada planta – falaremos sobre isso logo abaixo!
Como plantar e cuidar do bastão do imperador?
Você sabia que na Tailândia, o bastão do imperador é uma planta que não somente serve de ornamento como também é um ingrediente para receitas locais?
Pois bem, se isso atiçou ainda mais sua vontade de cultivar uma dessas plantas, que tal aprender direitinho como fazer isso?
A espécie é uma bela planta para decoração de residências, escritórios, lobbies de hotel, salões de festas e espaços externos em geral, especialmente por atrair beija-flores!
O primeiro passo é prezar por um solo fértil e rico em matéria orgânica, preferencialmente poroso e profundo, com maior acidez e irrigação frequente.
A temperatura mais interessante para o crescimento do bastão do imperador é aquela que varia dos 22 °C aos 35 °C (durante o dia) e dos 18 °C aos 27 °C (durante a noite).
Cabe mencionar que a planta não suporta geadas, sendo que o seu nível de umidade adequado ao plantio é de 70% e 80%, aceitando locais a sol pleno ou meia-sombra.
O bastão do imperador também não tolera frio ou ventos fortes. Ou seja, os melhores climas para o plantio de bastão do imperador são o tropical, subtropical e equatorial.
No plantio em canteiros, como havia sido comentado anteriormente, deve-se existir um cuidado com o espaço entre uma planta e outra – mais ou menos 1,5 metro, está bem? Isso vale para a planta vigorosa e de grande porte.
Certas pragas podem vir a atacar o bastão do imperador, como os besouros, formigas, pulgões e ácaros. O controle pode ser feito com produtos alternativos ao invés de químicos.
Como o seu cultivo é fácil, o bastão do imperador se adapta com facilidade a várias regiões do Brasil.
Planta surpreendente, não? Aproveite essa alternativa paisagística que resulta em charme e destaque!
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário