Branco e madeira: a combinação que casa perfeitamente na decoração
Vários clientes já me procuraram falando o seguinte: “eu quero uma casa clean, toda branquinha!”
É normal pensar que o clean é branco, pois essa cor é associada à claridade. E sim, o branco pode estar presente em um ambiente clean, mas não é uma obrigação.
A tradução da palavra “clean” é “limpo”, e é exatamente isso que buscamos em um ambiente com esse estilo. Para criar essa sensação de ambiente leve, utilizamos sim uma paleta de tons claros, mas não totalmente branca, e este é um dos principais erros que vejo em minha vivência como arquiteta.
Um ambiente totalmente branco causará a sensação de frieza, e muito provavelmente você se sinta bem nesse espaço. Observe a imagem abaixo, por ser toda branca, acaba transmitindo a sensação de um ambiente totalmente esterilizado, parecendo estar em uma área de cuidados com a saúde.
Em nossa casa buscamos aconchego, e o principal elemento que irá proporcionar isso é a madeira. Por ser um elemento da natureza e apresentar tons quentes, a madeira cria uma atmosfera acolhedora e tranquila, e é aí que está a chave para um ambiente agradável utilizando o branco: misturar com madeira.
Ao combinar esta cor com o amadeirado, criamos um ambiente atemporal e equilibramos a sensação de leveza com aconchego.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Veja como pode fazer esta combinação:
Base branca ou amadeirada?
A escolha da base, ou seja, o elemento que estará em predominância no seu ambiente, deve ser feita com base na intenção do estilo ou o que deseja transmitir com aquele espaço. Se prefere ambientes com estilo clean, opte pela predominância do branco e inserção de elementos em madeira, como móveis e revestimentos.
Já se prefere ambientes mais quentes, use a madeira em elementos com maior impacto, como piso, forro e paredes.
Tons de madeira
Se busca um ambiente mais clean, opte por tons de madeira que complementem o branco, sendo estes os tons mais claros, como o carvalho, por exemplo. Esses tons mais claros ajudam a manter o ambiente com maior sensação de luminosidade.
Já se deseja uma atmosfera encorpada, opte por tons de madeira mais escuros, criando um ambiente com maior sobriedade.
Contraste de texturas
Use diferentes texturas nos elementos brancos para adicionar interesse visual. Por exemplo, uma mesa de madeira contrasta muito bem com uma parede de tijolinho branco ou então almofadas, mantas e estofados com textura.
Piso ou forro de madeira
Se você gosta, considere a instalação de pisos ou forros amadeirados. Neste caso, recomendo sempre o uso de madeiras mais claras, para que seu ambiente não fique pesado. Isso não apenas reforçará a presença da madeira, mas também tornará o ambiente mais aconchegante.
Misture materiais
Não limite a decoração apenas a branco e madeira. Misturar materiais como vidro, metal e cerâmica pode adicionar interesse visual e criar um contraste atraente.
Móveis de madeira
Escolha móveis de madeira para acentuar a presença deste elemento na decoração. Isso pode incluir mesas de jantar, cadeiras, mesinhas de centro e estantes.
Iluminação adequada
Um ambiente com predominância do branco e madeira pode ser considerado um ambiente neutro, por isso, qualquer cor de luminária pode funcionar bem, desde que tenha coerência com o restante dos elementos.
Se escolher uma luminária dourada, por exemplo, o restante dos metais do ambiente deve ser neste mesmo tom.
E lembre-se, a iluminação amarela é a adequada para criar um ambiente acolhedor, por isso sempre priorize esta temperatura de lâmpada em sua casa, principalmente nas áreas de descanso como quarto e sala.
Plantas e elementos naturais
Adicionar plantas e elementos naturais, como pedras ou jutas, à decoração pode realçar a sensação de natureza e criar uma atmosfera acolhedora, proporcionando leveza e bem-estar.
Utilizar branco com madeira é super versátil e atemporal.
Você pode escolher o estilo de decoração que deseja, desde o minimalismo até o rústico, pois a chave é encontrar o equilíbrio certo entre branco e madeira para criar um espaço que seja aconchegante, convidativo e visualmente agradável.
Experimente diferentes combinações e elementos até encontrar o que melhor se adapte ao seu gosto e estilo de vida.
Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.