Cacto Macarrão: 7 dicas para ter essa plantinha exótica em casa
O cacto-macarrão (Rhipsalis baccifera) é uma planta decorativa, com longos caules pendentes que se assemelham a fios de macarrão, o que lhe dá o nome popular.
Originário das florestas tropicais das Américas, surpreendentemente esse cacto é adaptado a ambientes úmidos e sombreados e para cultivá-lo são necessários alguns cuidados específicos.
Abaixo, destacamos sete dicas para você conseguir ter um exemplar desse cacto na sua coleção de plantas.
1. Melhor local para cultivar o cacto-macarrão
Como citado, diferentemente de outros cactos, o cacto-macarrão prefere ambientes de meia-sombra ou sombra total, evitando a luz solar direta, que pode queimar suas folhas.
Ele se adapta melhor a ambientes com luz indireta, como varandas cobertas, salas iluminadas ou estufas sombreadas.
2. Substrato e Drenagem
Para evitar o apodrecimento das raízes, o substrato escolhido para o cacto-macarrão deve ter uma boa drenagem.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Uma mistura de areia, perlita e solo específico para cactos e suculentas é uma ótima opção. Esse tipo de solo previne o acúmulo de água no vaso, e protege as raízes do apodrecimento.
3. Rega Moderada
A rega é um dos pontos mais críticos no cultivo do cacto-macarrão. Embora seja uma planta de floresta, o excesso de água pode ser prejudicial.
Regue essa planta moderadamente, permitindo que o solo seque entre as regas. Durante períodos mais quentes e secos, a frequência das regas pode aumentar, mas sempre com cuidado para evitar o excesso.
4. Vasos Suspensos
Devido à sua natureza pendente, quase como uma trepadeira, o cacto-macarrão é ideal para ser cultivado em vasos suspensos, que proporcionam um crescimento livre para seus caules longos e finos.
A escolha por esses vasos contribui para a estética da planta, e também facilita o fluxo de ar, evitando o contato prolongado com superfícies úmidas, o que poderia levar a problemas de fungos.
5. Adubação
O cacto-macarrão não é uma planta muito exigente em termos de adubação. Uma aplicação de um fertilizante NPK de vem em quando, é suficiente para suprir suas necessidades nutricionais.
Esse tipo de fertilizante fornece os nutrientes essenciais – como nitrogênio, fósforo e potássio – de maneira balanceada, auxiliando no desenvolvimento da planta.
6. Proteção Contra Pragas
Embora o cacto-macarrão seja relativamente resistente a pragas, é importante observar sinais de infestação, como manchas escuras ou amarelas nas folhas e o surgimento de pequenos insetos.
Em caso de pragas, como cochonilhas ou ácaros, a aplicação de inseticidas naturais, como óleo de neem, pode ajudar a controlar o problema sem prejudicar a planta.
7. Flores e Frutos
Durante a primavera e o verão, o cacto-macarrão pode surpreender com pequenas flores esbranquiçadas que aparecem ao longo de seus caules.
Após a floração, a planta também pode produzir pequenos frutos que não devem ser consumidos. O surgimento deles, no entanto, demonstram que os cuidados com a planta estão corretos e está se desenvolvendo de forma saudável.
CONFIRA Também: 5 tipos de Cactos, como cuidar, na decoração e fotos
Como podar a jiboia perfeitamente seguindo dicas de profissionais para que isso nunca mais seja um bicho de sete cabeças
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário