Você deve EVITAR estes 8 clichês na decoração
Existem alguns clichês na decoração que pedem para ser quebrados, muito embora as tendências continuem apresentando-as com frequência.
Na realidade, muitos desses clichês já são vistos como antiquados para grande parte dos designers e já é possível apostar em outras soluções em sua casa, muito embora sabemos que evitá-las pode ser complicado. E tudo bem.
Se você ficou curioso, acompanhe o post para entender quais são os clichês na decoração que você deve evitar (se possível).
Conjunto completo de móveis
Sabe aquele conjunto inteiro de móveis que combinam? Esse é um dos principais clichês na decoração, afinal, você pode estar perdendo a chance de misturar mobiliários e trazer um visual diferenciado ao espaço.
A dica é evitar essa compra de móveis em conjunto, mas sim escolher um ou dois elementos desse conjunto e acrescentar peças que irão complementar a estética.
Aproveite para brincar com várias texturas que criem interesse e profundidade ao ambiente.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Claro, se você já detém um conjunto completo de móveis, relaxe. Você pode trocar uma peça de lugar, deixando-a em outro cômodo.
Cores claras em ambientes pequenos
A clássica sugestão de apostar em tons claros para espaços pequenos é sempre válida, afinal, elas podem passar a impressão de que eles são maiores, além de favorecer a iluminação do local.
Até citamos os motivos de as paredes brancas serem as melhores para a decoração, porém, o pensamento de que não é possível pintar uma sala pequena com uma cor escura se tornou um clichê que deve ser ignorado.
Tons escuros podem aparecer em espaços pequenos, pois podem proporcionar um aconchego que um quarto todo branco não consegue.
Uso excessivo de cores primárias
Seja um espaço escuro, seja um totalmente neutro, você pode pensar que para iluminá-lo basta usar cores primárias.
Entretanto, o uso de muita cor primária (vermelho, amarelo e azul) pode não ser a melhor ideia, pois acaba deixando o ambiente poluído visualmente.
O melhor é usar as cores sutilmente para que elas acentuem o espaço de uma forma mais moderna.
Aproveite os tons mais suaves dessa paleta de cores para que o ambiente fique com um aspecto mais relaxante.
Presença de mesas de cabeceira idênticas
Peças que vêm em pares normalmente são idênticas, como as mesas de cabeceira para seu quarto.
Só que como estamos falando de clichês na decoração, por que você não investe em dois móveis completamente diferentes?
Você pode apostar em uma mesa de cabeceira tradicional de um lado e no outro um banquinho, por exemplo. As peças também podem ser de tamanhos e cores distintas.
Lembre-se que esses móveis devem se relacionar com o restante da decoração do quarto.
Veja também:
Como escolher mesa de cabeceira?
Uso de roupa de cama toda branca
A roupa de cama toda branca pode até favorecer um aspecto mais limpo, mas tal clichê também pode ser muito “chato”.
Desse modo, você pode até incluir lençóis brancos, por exemplo, mas incluir outros tons que estão presentes no quarto.
Isso cria uma consistência ao espaço, mas cuidado para não misturar muitos estilos para não deixar tudo muito exagerado.
Pintura de teto em cor clara
Mais um dos clichês na decoração envolve a crença de que o teto precisa, obrigatoriamente, ser pintado de branco ou cor creme.
Isso faz com que você perca inúmeras transformações em seu ambiente.
Como o teto é a quinta parede, ele também merece uma decoração diferenciada. Hoje em dia, há apostas em pinturas setorizadas ou mesmo no uso de uma tonalidade que complementa a paleta de cores do cômodo.
Logo, isso gera uma sensação de continuidade e charme, tornando o teto como ponto focal.
Utilização de metais correspondentes
Esqueça a ideia de usar metais iguais em toda a decoração de um espaço. Misturar metais no décor é uma sugestão bem-vinda ao seu lar.
O objetivo é ousar e selecionar tons diferentes e fortes, onde um dos metais fique como principal e o segundo seja um complemento.
Usar metais com cores muito próximas pode não ser o ideal.
Pintura de parede de destaque
Dos clichês na decoração, um bastante frequente é acreditar que a renovação de uma parede só pode ser feita com uma nova camada de tinta.
Na verdade, para criar interesse ao espaço em uma parede de destaque há outras possibilidades, como um papel de parede elegante.
Num quarto, por exemplo, você pode incluir um papel de parede na parede da cabeceira da cama para adicionar profundidade e textura.
Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.