5 coisas nojentas que você faz todo dia e nem percebe
Descubra, aqui, cinco coisas nojentas que você e muitas pessoas fazem todos os dias e nem ao menos percebem
Existem coisas nojentas que muitas pessoas fazem no dia a dia em casa e nem ao menos percebem que se trata de uma atitude não tão limpa assim.
A seguir, você confere uma lista com as 5 principais! Continue a leitura para conhecer, inclusive para saber como evitar essas coisas nojentas no dia a dia!
1. Usar a mesma caneca ou copo por muitos dias sem lavar
Ao longo dos dias, o recipiente acumula restos do líquido (água, suco, café, chá, enfim, qualquer bebida) e de saliva. Esses restos podem desenvolver fungos e bactérias, que serão ingeridos regularmente.
Você precisa fazer a leitura desse post:
Como limpar piso encardido?
Tais microrganismos podem provocar doenças, principalmente as gastrointestinais. Por isso, não se indica usar o mesmo copo ou caneca por muito tempo, ainda que sempre vá usá-lo para tomar a mesma bebida.
O recipiente deve ser lavado diariamente, preferencialmente a cada uso, sobretudo após passar várias horas em cima de sua mesa ou balcão da cozinha. Água e detergente líquido são suficientes para higienizá-los.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
2. Não lavar ou trocar esponjas
Você tem o costume de não lavar as esponjas de louça que usa em casa, muito menos de trocá-las? Então, saiba que isso é um erro muito comum que pode trazer complicações para sua saúde.
As esponjas podem ficar com resíduos de alimentos após cada lavagem de roupa. Esses resíduos podem desenvolver colônias de bactérias, que posteriormente podem ser passadas para utensílios domésticos que você usa no dia a dia.
Se seu costume é guardar essas esponjas molhadas em um local fechado, também há a possibilidade de desenvolvimento de fungos, que podem comprometer sua saúde.
O ideal é que lave bem a esponja a cada uso, removendo quaisquer resíduos que estejam nela. Além disso, deixe-a em um local arejado para que sequem completamente.
Sempre que identificar que a esponja está perdendo sua forma ou volume original, bem como sua capacidade de limpeza, troque o item. Desse modo, é possível garantir uma limpeza adequada, com uma esponja mais segura para sua saúde.
3. Não lavar ou trocar o filtro do aspirador de pó
Lavar o filtro do aspirador de pó dá um pequeno trabalho, por isso muitos deixam para fazer essa tarefa depois. O problema é que esse depois demora mais do que devia.
Com isso, o aspirador vai acumulando muitos resíduos que podem comprometer o funcionamento do eletrodoméstico. Também pode desenvolver fungos e ácaros, dependendo dos materiais que aspira ao longo do dia.
Vale lembrar que o filtro também tem uma validade específica e sua função é purificar o ar que o equipamento elimina durante o uso. Se você não troca a peça no período indicado pelo fabricante, existe a possibilidade de que esse processo de purificação não seja realizado totalmente.
Caso isso ocorra, quem possui problemas respiratórios é quem mais costuma sofrer, passando a ter uma maior chance de desencadear uma crise. Portanto, lave ou troque o filtro do aspirador de pó no período indicado pelo fabricante!
4. Não tampar o vaso sanitário ao dar descarga
Dar descarga com o vaso sanitário destampado é uma das coisas mais nojentas que você pode fazer no banheiro, mas que muitos fazem mesmo assim.
Quando a gente dá descarga, milhares de gotículas de água sobem e escapam do vaso sanitário para o ambiente. Essas partículas podem conter vírus ou bactérias, que são jogadas para fora do vaso.
Quem usa o banheiro pode entrar em contato com essas gotículas e microrganismos. Vale lembrar que alguns deles conseguem sobreviver durante horas na superfície, portanto, há um risco real de contaminação.
Entre os principais patógenos que podem estar nessas gotículas estão a bactéria E. coli (afeta o intestino, rins e bexiga), além do norovírus (provoca náusea, vômito e diarreia forte) e até o coronavírus (causa covid-19).
Quer garantir um banheiro mais salubre? Então, sempre baixe a tampa do sanitário ao dar a descarga, para evitar que gotículas de água escapem e contaminem o ambiente.
5. Atrasar a limpeza do tapete
Limpar tapete costuma dar trabalho, por isso muitos acabam deixando essa tarefa para depois. No entanto, não se recomenda adiá-la muito, principalmente quando se tem tapetes mais peludos.
A peça pode acumular sujeira, formando uma colônia de fungos e ácaros. Em alguns casos, a sujeira gruda nos pelos do tapete, sendo ainda mais difícil removê-la.
O ideal é que faça uma limpeza simples diária com o aspirador de pó e outra mais completa uma vez por mês, de acordo com o uso da peça.
Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário