Como adicionar textura a um ambiente? 5 jeitinhos práticos e acolhedores
É bem comum ouvirmos a importância de adicionar textura a um ambiente, como na sala de estar, mas você sabe o que é essa textura e como incorporá-la?
De modo geral, a textura – no contexto do design de interiores – se refere ao uso de móveis, tecidos, objetos e acabamentos (de variados materiais) que agregam interesse visual e variação tátil.
Ou seja, adicionar textura é deixar um ambiente mais acolhedor, interessante e agradável de ver, tocar e viver. Veja as maneiras para fazer isso do jeito certo.
Misture têxteis
Esse é um dos jeitos mais fáceis de adicionar textura a uma sala ou qualquer ambiente de sua casa. Misturar tecidos em tudo, desde tapetes a cortinas, almofadas e cobertores, roupas de camas e estofados de móveis, tudo é válido.
Experimente misturar tecidos como veludo, couro, seda, bouclé, lã, linho e algodão, dependendo, é claro, da sensação que deseja passar no cômodo.
Você pode, por exemplo, usar uma poltrona de couro com uma almofada de veludo. No quarto, sua cama pode ficar super aconchegante misturando lençóis de linho, travesseiros de pele sintética, cobertores grossos de malha e até uma cabeceira estofada de couro natural.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Incrível, né?
Aposte nos acabamentos e materiais
Chega de paredes brancas! Se você quiser adicionar textura ao seu lar, é hora de optar por acabamentos texturizados, como painéis ou gesso aplicado à mão.
No caso, essa adição de papel de parede em relevo, tecidos, coloridos ou gráficos, ainda mais em uma parede simples, pode dar uma nota textural sensacional.
Você pode complementar o ambiente com outros detalhes. Por exemplo, na sala de jantar, as cadeiras podem ser estofadas, enquanto a cozinha pode receber ladrilhos texturizados no backsplash.
Aliás, se sua casa é mais voltada ao estilo rústico (com a presença constante de madeira), equilibre com metais brilhantes, tecidos mistos, móveis macios e arte moderna.
Misture cores e padrões
Da mesma forma que você faz com os tecidos, a mistura de cores e padrões é outra forma de adicionar textura nos espaços.
Por isso, se a ideia é ter um ambiente estimulante, seja ousado e misture padrões como listras, xadrez, bolinhas e florais.
Por outro lado, se quer algo mais monocromático, varie em acabamentos, materiais e tonalidades de uma única cor.
Inclua artes na parede
Outro jeitinho prático de ter textura num espaço é colocando artes na parede.
O motivo é simples: quadros sempre chamam a atenção primeiro, já que está em nossa linha de visão. Crie uma composição de quadros inesperada, dando dinamismo e impacto ao seu cômodo.
Veja também:
Como criar uma composição de quadros?
É sugerível que você use mais quadros do que apenas um para deixar o resultado mais interessante.
Misture o antigo e o novo
Não tenha medo de misturar o moderno e vintage: essa é uma alternativa que adiciona textura de forma orgânica. Misture móveis, acabamentos, objetos e elementos antigos e novos.
Por exemplo, uma mesa lateral vintage na sala de estar ou um espelho antigo com uma pátina bem gasta combinam com algumas luminárias industriais, dando uma sensação de que a decoração foi “montada” ao longo do tempo.
Lembre-se que essa mistura deve ser “natural”, isto é, que haja diálogo entre as antiguidades e as peças modernas.
Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.