Como comprar plantas? Veja ESTES segredos para ter as melhores espécies em casa
Veja dicas de como comprar plantas e aprenda a escolher as melhores para decoração da sua casa ou jardim!
Tem vontade de comprar plantas, mas é novo no assunto e não sabe o que considerar para acertar na aquisição? Esse problema é muito comum, mas simples de ser resolvido!
A seguir, você confere o que considerar para comprar plantas com mais segurança, evitando cair em roubadas ou levar para casa uma espécie que não é perfeita para seu lar. Continue a leitura e descubra!
Considere a iluminação do local em que a planta ficará
As plantas têm necessidades específicas, sobretudo no que se refere à iluminação. Existem espécies que precisam receber luz solar diariamente, bem como plantas de meia-sombra ou sombra.
Se você colocar uma planta de luz solar direta num local com sombra, certamente ela enfrentará problemas, com grande possibilidade de morrer a curto prazo.
Portanto, caso queira colocar uma planta em um canto específico de seu jardim ou decoração interna, verifique ao longo do dia como é a iluminação do local. Considerando essa informação, escolha uma espécie de luz direta, meia-sombra ou sombra.
Descubra como são os cuidados com a planta
Antes da compra, procure descobrir quais são os cuidados que a planta exige e verifique se eles estão alinhados com o tempo que pretende destinar ao cultivo.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Por exemplo, existem espécies que precisam receber água com frequência, quase que diariamente. Além disso, necessitam de poda de manutenção, de uso de adubos e troca de vasos periódicas.
Se você não tem muito tempo para destinar ao cuidado com suas plantas, o ideal é que escolha espécies que dão menos trabalho possível. Ótimos exemplos são os cactos e as suculentas, que não precisam de regas diárias, muito menos de podas ou de adubos.
Defina se deseja ter planta com flor ou de folhagem
Também se deve definir antecipadamente se você deseja usar uma planta com flor ou somente de folhagem. Desse modo, conseguirá direcionar sua busca por tipos de plantas específicos, tendo maior facilidade na escolha.
Não escolha plantas com todas as flores abertas
Quer que a planta dê flores por muito mais tempo, mantendo o ambiente colorido e mais vivo por várias semanas ou meses? Então, a recomendação é que escolha plantas com botões fechados.
Na prática, isso significa que eles ainda vão abrir conforme o tempo for passando, durando mais tempo na decoração. Por isso, as plantas com botões de flores são as melhores opções.
Verifique se a planta está estiolada
Quando não se tem muito conhecimento em plantas, é comum deixar passar defeitos específicos. É o caso de espécies com estiolamento, que é quando a plantinha cresce mais e deformada para alcançar a luz solar.
Os casos mais comuns de estiolamento são em cactos e suculentas. Quando tais plantas não são mantidas no sol ou em um lugar iluminado, elas crescem deformadas.
O problema disso é que se a planta estiolou, ela dificilmente retornará para sua forma original, tendo um grande risco de que continue crescendo deformada. Isso ocorre mesmo que deixe a planta num local iluminado e faça regas de maneira adequada.
Veja se a planta possui doenças ou pragas
Esse é um ponto fundamental para evitar a compra de uma planta que viverá pouco tempo ou que exigirá mais cuidados. Mas como verificar se a plantinha tem doenças ou pragas?
Isso é mais simples do que muitos pensam! O segredo está em analisar a frente e o verso das folhas, procurando por pintas ou manchas. Também veja se aquela flor linda não possui pequenos bichinhos embaixo dela ou escondidos entre suas folhas.
Plantas com esses problemas normalmente vivem pouco tempo e ainda aumentam o risco de contaminação de outras espécies saudáveis que você comprou para seu lar.
Evite comprar plantas com folhas cortadas
As plantas com folhas cortadas são mais suscetíveis aos ataques por fungos e outras doenças, por isso se indica deixá-las de lado. O ideal é levar para a casa plantinhas íntegras, que não apresentam danos.
Se acontecer de cortar algumas folhas durante o transporte até em casa, existem duas opções: você pode tirá-las usando uma tesoura de poda ou simplesmente passar um pouco de canela em pó no lugar do corte. Assim, conseguirá reduzir bastante o risco de contaminação da planta por doenças.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.