Como cultivar chifre-de-veado: conheça as dicas e cuidados para ter essa espécie singular
Descubra como cultivar chifre-de-veado de forma correta, garantindo uma planta diferente e exótica na decoração
A planta chifre-de-veado é uma alternativa para quem busca uma espécie pendente exótica para ter em seu jardim! Ela pertence à família da samambaia e tem um visual único!
Aqui, você descobre detalhes sobre como cultivar chifre-de-veado. Continue a leitura e saiba como plantar essa espécie, inclusive quais são os cuidados que ela demanda.
O que você precisa saber sobre a planta chifre-de-veado?
O chifre-de-veado é uma espécie nativa de regiões e climas tropicais. Portanto, prefere temperaturas quentes. A Platycerium bifurcatum, nome científico da planta, é originária de países como a Austrália e a Nova Guiné.
Veja também:
Como cultivar cravina?
Trata-se de uma planta que prefere o clima tropical, mas consegue se adaptar a diferentes temperaturas. Além disso, é uma espécie que tem duas classificações de acordo com sua cor e formato de folhas.
Uma delas é a samambaia chifre-de-veado escudo, que se caracteriza por ter folhas grossas e firmes. Quando atingem a fase adulta, as folhas ganham um visual de chifre de veado. É justamente daí que vem o nome da planta.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Outra classificação é a samambaia chifre-de-veado de base. Ela se caracteriza por ter folhas de formato arredondado que nascem verdes, mas ganham uma tonalidade marrom com o passar do tempo.
É uma alternativa que se adapta bem ao frio e baixa luminosidade. Por isso, seu cultivo é mais indicado para áreas internas de casas e apartamentos, devendo manter a planta próxima da janela ou varanda.
Nas duas classificações do chifre-de-veado, uma característica não muda: sua reprodução não é por sementes, mas sim por esporos, que são bolinhas que ficam na ponta das folhas.
Como plantar chifre-de-veado?
Tem interesse em plantar chifre-de-veado em casa, mas não sabe como? Sem problemas! A seguir, você confere um passo a passo que vai te guiar nesse processo:
- Escolha o lugar perfeito para cultivo. Ele deve ter umidade, pouca incidência solar e ser protegido contra ventos. Se o cultivo for em áreas internas, mantenha a planta próxima de paredes, janelas ou varandas fechadas;
- Defina se plantará o chifre-de-veado no vaso ou em árvores, tábuas ou troncos secos, que são os melhores meios de cultivo. O ideal é manter a planta sempre no alto, suspensa, já que suas folhas podem chegar a 1,5 metro de comprimento;
- Faça o cultivo a partir da muda do chifre-de-veado. No vaso, use um substrato rico em nutrientes e que tenha uma boa capacidade de drenagem da água da rega. Acrescente vermiculita para garantir a umidade da terra por maior tempo e que a planta consiga absorver os nutrientes necessários para seu crescimento. A proporção é de uma parte de vermiculita para duas de substrato. Se optar pelo plantio em árvore e tronco seco, basta prender a muda usando arame ou fita;
- Faça a primeira rega de forma abundante, inclusive molhando as folhas da planta. Aguarde o escoamento do excesso da água e somente depois disso coloque o chifre-de-veado na decoração.
Como regar o chifre-de-veado?
A planta deve ser regada semanalmente, pois precisa de um ambiente úmido para sobreviver. No entanto, no calor pode ser que necessite realizar mais regas, pois a água tende a evaporar com maior facilidade em temperaturas altas.
Devo deixar a planta no sol?
A samambaia chifre-de-veado é uma espécie de meia sombra. É possível deixá-la no sol, desde que não seja o do meio do dia. O ideal é o sol do começo da manhã ou fim da tarde, pois é mais ameno. Assim, não há o risco de queimar as folhas da planta.
Folhas marrons no chifre-de-veado: o que fazer?
Curiosamente, encontrar folhas marrons no chifre-de-veado não é um problema. Isso acontece com o passar do tempo e essa tonalidade toma toda a base da planta.
A tonalidade escurecida não quer dizer que a planta está morta, esse é um processo natural desse tipo de samambaia. Não corte ou remova a folha da base, ela deve ser mantida para a saúde da planta.
Preciso adubar a planta?
Sim, é interessante que faça a adubação, pois com o passar do tempo a planta pode consumir todos os nutrientes da terra. O ideal é fazer uma reposição, para que receba o que precisa para se manter viva e sem pragas e doenças.
O período ideal para adubação é no final do inverno. Dê preferência para o uso do húmus de minhoca ou algum fertilizante NPK, que normalmente é utilizado em outras plantas de seu jardim.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário