Como cultivar cogumelos? Entenda os CUIDADOS para o plantio de opções comestíveis
Está pensando em se aventurar e cultivar cogumelos em casa? Então, confira aqui quais cuidados você deve ter
Gosta de cogumelos, mas acha muito caro comprá-los no supermercado? Então, saiba que existe uma alternativa econômica: cultivá-los em casa em seu jardim!
Quer cultivar cogumelos, mas não sabe exatamente como fazer isso? Sem problemas! Aqui, indicamos opções para plantar cogumelos comestíveis. Confira como funciona e adote nossas dicas!
Cultivo de cogumelos por decompositores primários
Trata-se de uma alternativa excelente para cultivo de cogumelos shitake e shimeji. Estes tipos nascem a partir de uma mistura umedecida de madeira, bagaços e farelo. A seguir, você confere como adotar essa forma de plantio:
Veja também como plantar outros alimentos:
Cultivo de melancia: saiba os detalhes
- Faça uma mistura de madeira, bagaços e farelo de grãos e coloque em um saco resistente ao calor. Se preferir, você pode comprar essa mistura em lojas especializadas;
- Leve a mistura no saco a uma panela de pressão por cerca de 40 minutos. Esse processo elimina microrganismos nocivos que podem impedir o crescimento do cogumelo;
- Deixe a mistura esfriar totalmente, abra o saco, coloque as sementes de cogumelo e cubra com algodão, o que evitará a entrada de agentes nocivos;
- Feche o saco com elástico e coloque tudo em uma caixa maior igualmente fechada. Deixe descansando por um mês;
- Após esse período, abra a caixa, faça furos no saco e deixe em um local arejado, com baixa iluminação;
- Umedeça o substrato por fora durante quinze dias. Nesse período, os cogumelos começarão a surgir.
Cultivo de cogumelos por decompositores secundários
É a melhor técnica para cultivo do famoso champignon de Paris, que é amplamente utilizado em receitas como a de estrogonofe. Essa espécie cresce em esterco e palha em decomposição avançada embalados em plástico.
Veja um passo a passo para adotar essa forma de cultivo de cogumelos em casa, de maneira simples:
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
- Use uma mistura de esterco e palha embalada, que você pode encontrar em lojas especializadas no cultivo de plantas comestíveis ou não;
- Deixe a embalagem no vapor por quatro horas. Desse modo, conseguirá eliminar microrganismos nocivos ao cultivo do champignon;
- Aguarde que a mistura esfrie, abra o saco, coloque as sementes e feche usando um elástico;
- Faça furos no saco e guarde a embalagem em uma caixa que fique totalmente afastada da luz. Espere 30 dias;
- Após esse prazo, cubra a embalagem com terra e mantenha a caixa em uma área com ventilação moderada;
- Faça regas na terra usando água gelada, com temperatura em torno de 15ºC, por, no mínimo, três ou quatro semanas. A terra deve ser mantida úmida, sem encharcamentos. Os cogumelos começarão a surgir nessa última etapa.
Quando colher os cogumelos?
Ao cultivar cogumelos em seu jardim, é importante saber quando colhê-los, para não os desperdiçar. Mas quando realizar esse processo? É preciso identificar o ponto ideal de colheita!
Esse ponto ocorre quando os cogumelos iniciam o rompimento do véu que os envolve. É nesse momento que eles atingem a maturidade e não crescem mais, somente seu chapéu se abrirá.
E como fazer a colheita do cogumelo? Você pode realizá-la individualmente ou em cachos, segurando-os pela base. Então, torça e puxe para fora, de modo a tirá-los por completo.
Use uma tesoura limpa e desinfetada para cortar a parte suja do cogumelo. Essa parte é aquela que estava em contato direto com o substrato.
Após esse passo, tire todos os resíduos da colheita que tenham ficado na área de cultivo. Dessa forma, conseguirá evitar a proliferação de microrganismos, pragas e doenças.
De maneira geral, a colheita é feita a cada 10 dias, por cerca de dois meses. Portanto, durante esse período terá cogumelos fresquinhos com frequência.
A partir da terceira colheita, os sacos utilizados para cultivo do cogumelo ficarão moles e a produtividade começa a reduzir. Como os cogumelos são compostos por cerca de 80% de água, conforme eles são colhidos o volume do saco começa a diminuir, bem como seu peso.
É importante ressaltar que a cor dos cogumelos pode variar de acordo com a quantidade de luz que eles recebem. No entanto, colorações diferentes não são um sinal de problema, muito menos de alteração de sabor ou de qualidade nutricional.
Onde armazenar os cogumelos
Após a colheita, os cogumelos devem ser armazenados em recipientes plásticos ou de vidro, mantidos em refrigeração. A temperatura ideal é de 4ºC.
A durabilidade varia de acordo com a espécie, mas quanto mais úmido o cogumelo estiver, menos ele durará.
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário